Volatilidade = Oportunidade

Entenda o mercado e se aproveite das falhas dele.

Rafael Ragazi 21/04/2020 03:00 3 min Atualizado em: 19/04/2021 23:43
Volatilidade = Oportunidade

Me dê motivos

A cada novo fechamento do mercado somos bombardeados com uma análise “profunda” das quase que randômicas flutuações da bolsa.

A mídia sempre nos fornecerá justificações ex-post para explicar qualquer que tenha sido o movimento do mercado.

E eles não fazem isto aleatoriamente. Fazem porque conhecem os anseios da nossa mente.

Psicologistas estudaram o efeito de informações “placêbicas” (palavras que não significam nada) no comportamento humano.

O experimento consistia em esperar uma fila se formar em uma máquina de fotocópias (o famoso Xerox) e então tentar furar a fila. Eles usaram 3 tipos de justificativas:

  1. Com licença, eu tenho 5 páginas. Posso utilizar a máquina?— a justificativa sem informação.
  2. Com licença, eu tenho 5 páginas. Posso utilizar a máquina, pois eu tenho que fazer estas cópias?— a informação placêbica, afinal, todos na fila precisam fazer cópias ou não estariam lá.
  3. Com licença, eu tenho 5 páginas. Posso utilizar a máquina, pois estou atrasado para a reunião?— informação real.

Por incrível que pareça, 60 por cento das pessoas cederam seu lugar ao "fura fila" mesmo quando nenhuma informação foi dada. Mas quando a informação placêbica ou real foi dada, a taxa de permissão subiu para 90 por cento.

Ao simplesmente utilizar a palavra “pois” alguém foi capaz de persuadir as pessoas a acreditarem que a justificativa era real e que significava algo.

Aparentemente, nós gostamos de justificativas, não importa o quão banal elas sejam.

Em momentos extremos, como o que estamos vivendo, os movimentos do mercado podem ir muito além do justificável. Tentar encontrar explicações para isso em vez de analisar as melhores oportunidades que possam ter surgido é um mau uso de tempo e energia.

O Senhor Mercado

Outra pesquisa explorou as 50 maiores altas no mercado acionário americano entre 1947 e 1987. Os pesquisadores vasculharam a mídia em busca de razões para os movimentos de alta.

Eles concluíram que nos dias de maior retorno, a informação que a mídia cita como causa do movimento de mercado não é particularmente importante. O noticiário, nos dias adjacentes, também falhou em revelar por que lucros futuros ou taxas de desconto poderiam ter sido alterados.

Mais da metade dos maiores movimentos do mercado foram totalmente descorrelacionados com o que poderia ser classificado como alteração no fundamento.

O fato é: a volatilidade (muitas vezes em excesso) dos preços de mercado é natural à existência dele. O investidor, Benjamin Graham, ilustrou brilhantemente que investir em ações é negociar com o Senhor Mercado.

Acesse aqui e veja as alternativas disponíveis.

Estamos te aguardando para fazermos ótimos negócios com o Senhor Mercado juntos.

Abraço,

Rafael Ragazi.

Tópicos Relacionados

Compartilhar