Sardinha vs. Tubarão

Você tem alguma chance de superar um gestor de 10 bilhões de reais?

Rafael Ragazi 07/05/2021 12:44 5 min
Sardinha vs. Tubarão

Imagine um gestor bastante popular, que está fazendo tanto sucesso que conquistou para si a missão de gerir um patrimônio de 10 bilhões de reais em nome de seus cotistas.

Mesmo sem ser um expert renomado no mercado financeiro, será que você tem alguma condição de superar o desempenho do megainvestidor profissional?

Vamos analisar a vida desse gestor para encontrar a resposta:

Enquanto em países com o mercado acionário extremamente desenvolvido e popular, como nos EUA, existe um universo de ações disponíveis que supera o patamar das 10 mil ações, aqui, no Brasil, são menos de 600 ações na Bovespa. Como existem empresas com mais de uma classe de ação, o número de empresas na nossa bolsa cai para menos de 400.

Vamos supor que esse gestor deseje ter 20 empresas em sua carteira e que, por conta de sua política interna de gestão de risco, não queira ter mais do que 10 por cento das ações de nenhuma empresa.

Isso significa que ele precisa investir, em média, 500 milhões em cada empresa e que seu universo de análise se restringe a companhias com aproximadamente 5 bilhões ou mais de market cap (capitalização de mercado).

Assim sendo, as opções de investimento do tubarão caem de 400 (que já não era um número tão alto assim) para menos de 150 empresas.

Acontece que a realidade desse tubarão também é a realidade dos outros tubarões, consequentemente, essas poucas empresas passam a ser amplamente acompanhadas pelos melhores gestores do mercado.

Se essas são as empresas que os gestores podem investir, são elas que o research tradicional vai cobrir, afinal, para os bancos de investimento, os relatórios devem ser sobre as empresas que os gestores de recursos têm interesse (quem paga suas contas).

Vale lembrar que, apesar de o mercado nos dar demonstrações diariamente de como é ineficiente ao não incorporar adequadamente todas as informações disponíveis sobre as empresas nos preços das ações, a tendência natural é que, quanto mais acompanhada uma empresa for, menores sejam as chances de que seu preço esteja muito distante do seu valor.

Além disso, a variedade de setores de atuação nesse universo é bem limitada. Somente no setor de utilities são 25 empresas, com mais 15 no setor financeiro e mais 17 de commodities, ou seja, lá se foram mais de ⅓ das empresas. Obs.: utilizando a classificação padrão do Bloomberg, o número de empresas em cada setor vai variar de acordo com a classificação adotada.

Por conta disso, diversificar o risco idiossincrático (específico de cada ativo) não é uma das tarefas mais fáceis, uma vez que boa parte das empresas disponíveis vai estar em um mesmo setor.

Mas não acaba aí…

Além de ter que encontrar boas oportunidades de investimentos em um universo restrito e pouco diversificado, composto majoritariamente por empresas amplamente cobertas, o tubarão ainda precisa comprar e vender grandes lotes de ações sem afetar os preços do mercado, o que significa que ele tem muito menos agilidade para executar suas operações.

Ele também já começa, a cada ano, tendo que entregar o retorno do mercado mais algo entre 3 e 4 por cento, apenas para empatar com o desempenho do índice de referência, por conta de custos como a sua taxa de administração, corretagem etc.

Ainda, esse gestor vai ser julgado mensalmente (um horizonte de investimento muitíssimo inferior ao necessário para que as teses de investimentos se concretizem na bolsa), e dois anos de performances ruins podem ser suficientes para acabar com uma gestora.

Fora que, por mais que os investidores estejam cada mais vez educados sobre como funciona a renda variável, sem saber exatamente o que se passa na cabeça do gestor, é bem provável que quando as melhores oportunidades estiverem disponíveis (bolsa em queda), boa parte dos cotistas esteja resgatando seus investimentos no fundo.

Então, mesmo sem ter todo o conhecimento e expertise do tubarão, é um fato que, pelo menos, você consegue investir diretamente no mercado sem ter todas essas desvantagens significativas.

A melhor notícia de todas é que você não precisa adquirir todo o conhecimento de um investidor ou analista profissional, nem passar horas do seu dia estudando sobre investimentos para obter retornos acima do mercado.

Isso porque você pode contar com a nossa ajuda aqui, na Nord Research, para receber não apenas as melhores recomendações de investimento, mas também todo o suporte e acompanhamento dos investimentos necessários.

O NORD 10X, nosso produto focado em encontrar as melhores oportunidades dentre as empresas de alto crescimento na bolsa (growth investing), acabou de completar seus primeiros 6 meses de vida, mas começou com o pé direito, entregando um retorno 2,3x superior ao da bolsa no período.

Gráfico apresenta desempenho do Nord 10X comparado ao Ibovespa de out/2020 a abril/2021.

É claro que retorno passado (ainda mais em um prazo curtíssimo como esse) não é garantia de retorno futuro, mas quando vejo que essa performance foi obtida com apenas 2 das 11 teses de investimentos presentes na carteira – que estão começando a se materializar atualmente –, seria uma mentira dizer que não estou muito animado com o que pode vir por aí.

Aproveite que oferecemos um período de 30 dias de degustação sem compromisso e se dê a chance de superar os tubarões da bolsa em seu próprio jogo.

Acesse o link aqui e conheça a série Nord 10X.

Um abraço,

Tópicos Relacionados

Compartilhar