Resumo da semana: Facebook fora do ar; Opep+; IPCA; e emprego nos EUA

Nord Research 09/10/2021 13:00 5 min
Resumo da semana: Facebook fora do ar; Opep+; IPCA; e emprego nos EUA

Hoje é sábado e todos que leem a news sabem que é dia de ficar bem informado sobre os acontecimentos do mercado financeiro, política e economia que marcaram a semana.

Resumo da semana de 4 a 8 de outubro

Dia difícil para os influencers. Na segunda-feira (04), as bolsas desabaram em meio a preocupações com o teto da dívida americana pelo Congresso e à pane global nas redes sociais. Problemas com denúncias feitas pela ex-gerente de produtos do Facebook Frances Haugen e falhas nos aplicativos do grupo Facebook provocaram uma suspensão de mais de 6 horas nos serviços de comunicação.

A aversão a risco também derrubou as bolsas e o dólar devido às preocupações com a gigante imobiliária chinesa Evergrande e a decisão da Opep+ sobre os preços do petróleo.

Alta do petróleo. Na terça-feira (05), depois de um pregão negativo, o Ibov encerrou com uma discreta recuperação de +0,06 por cento, a 110.458 pts.

A Opep e aliados decidiram manter a produção em 400 mil barris por dia (a cada mês até o fim de 2022) e com isso os preços da commodity dispararam. O petróleo tipo WTI, comercializado nos Estados Unidos, subiu para mais de 77 dólares, batendo máxima em sete anos. O tipo Brent, referência internacional, encerrou cotado a mais de 81 dólares, o maior preço em três anos.

No Brasil, foram divulgados os dados da produção industrial que caiu pelo terceiro mês consecutivo. O resultado foi de queda de -0,7 por cento em agosto. O nosso analista de renda fixa Christopher Galvão avalia que a forte queda dos bens de consumo duráveis (-25,5 por cento no ano) e o desarranjo da cadeia produtiva global, que vem causando falta de alguns insumos para produção – em específico, para a produção de automóveis –, têm prejudicado a recuperação da indústria brasileira.

Mercado em montanha-russa. Na quarta-feira (06), o acordo de curto prazo entre republicanos e democratas sobre o teto da dívida americana trouxe alívio para os mercados, ajudando também a bolsa brasileira, que encerrou em leve alta de +0,09 por cento, a 110.559 pts.

Varejo em queda. Saíram também os dados de vendas no varejo com recuo de -3,1 por cento em agosto ante julho, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada dia 6  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Véspera do Payroll. Na quinta-feira (07), em linha com uma sequência de duas altas discretas de +0,06 por cento (terça) e +0,09 por cento (quarta), o Ibovespa encerrou o pregão do dia a +0,02 por cento, a 110.585 pts.

Destaque para as empresas de tecnologia, que voltaram a subir pelo segundo dia seguido em Wall Street, e para o Banco Inter, que encerrou no Ibovespa com alta de +12 por cento após anunciar sua reorganização societária, que inclui a migração de toda a sua base acionária para a Inter Platform Inc., listada na Nasdaq.

IPCA e Payroll. Na sexta-feira (09), o destaque ficou por conta da divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro e do Relatório de Emprego dos Estados Unidos (Payroll).

No Brasil, o IPCA ficou abaixo das expectativas do mercado, registrando alta de +1,16% em setembro, enquanto o mercado estimava uma subida de +1,25%. Nos EUA, o Payroll de setembro também veio bem abaixo do consenso do mercado. O relatório mostrou que foram criados 194 mil empregos, quando a expectativa de abertura era de 500 mil empregos.

Bruce Sincerão Responde

Na segunda edição do quadro mais sincero do mercado financeiro, Bruce Barbosa, analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, responde dúvidas sobre PetroRio (PRIO3) e os papéis de incorporadoras. Acompanhe a seguir.

  1. Ainda é hora de comprar PRIO?

    Bruce: Muitos investidores ficam presos à cotação e pensam que perderam a oportunidade de comprar PetroRio (PRIO3) só porque os papéis subiram. Acontece que a companhia ainda tem muito a entregar e, desde janeiro, venho conversando com os assinantes do Investidor de Valor sobre a grande oportunidade que é se tornar acionista de PRIO. No início do ano, eles já estavam com caixa líquido e preparados para adquirir novos campos.

Então, o que está acontecendo agora foi planejado pela empresa há tempos. Circula uma especulação de que PetroRio teria comprado Albacora Oeste e que poderia ainda fazer uma oferta por Albacora Leste. Caso confirmada a compra desses campos, elevaria a produção da empresa acima de 100%.

Então, baseado na ótima perspectiva de resultados de PRIO, a resposta é “sim”. É hora de COMPRAR PetroRio (PRIO3).

  1. Tenho incorporadoras, vale a pena aumentar?

    Bruce: O grande problema das incorporadoras é que o mercado é cíclico, ou seja, os resultados são cíclicos. Neste momento, nossa equipe está tentando entender se, com a elevação dos juros, a demanda por imóveis vai continuar e se as construtoras e incorporadoras vão conseguir repassar esse aumento de custos, tanto por conta dos juros quanto pelo aumento de custos de material de construção.


Acreditamos que o mercado talvez tenha exagerado com essas empresas; ao mesmo tempo, pode ser que o ciclo tenha virado e ainda temos eleições no próximo ano.

Agora não é o momento de aumentar nem reduzir posição. Embora as ações estejam baratas, a gente prefere esperar um pouco mais de claridade nos resultados a longo prazo.

Como fazer perguntas no Bruce Sincerão? Toda sexta-feira, o Bruce abre a caixa de perguntas no Instagram Stories, em sua conta pessoal. É só enviar a sua pergunta por lá. Comece a seguir o Bruce no Instagram.

Tópicos Relacionados

Compartilhar