Resumo da semana: Balanços nos EUA; GPA (PCAR3) dispara; e IBC-Br

Riscos internos voltam a preocupar investidores brasileiros durante a semana

Nord Research 16/10/2021 11:58 4 min
Resumo da semana: Balanços nos EUA; GPA (PCAR3) dispara; e IBC-Br

Olá, investidor. Todo dia tem notícia fresquinha sobre o que aconteceu na Bolsa e aos sábados a gente resume o que mais importa para você.

Confira o que aconteceu nesta semana.

Nord Insider

Resumo da semana de 11 a 15 de outubro

Boletim Focus. Na segunda-feira (11), os mercados globais abriram mistos, em semana de ata do Fomc e balanços dos grandes bancos. Na Bolsa de Valores brasileira, a B3, o dia foi de menor liquidez devido ao feriado bancário americano, o Columbus Day, encerrando o pregão com recuo de -0,58 por cento, aos 112.180 pts. Destaque também para a divulgação do Focus, que elevou pela 27ª semana consecutiva suas projeções para a inflação este ano, desta vez de 8,51 por cento para alta de 8,59 por cento.

Folga para os traders. Na terça-feira (12), não houve negociação na B3 por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Dia de recuperação. Na volta do feriado, na quarta-feira (13), o Ibovespa teve uma recuperação firme devolvendo o índice ao nível dos 113 mil pontos, impulsionado pelos papéis da Petrobras que tiveram forte alta. No exterior, foram divulgados os dados de inflação de setembro dos EUA, que subiram 0,4 por cento em relação a agosto, segundo ata da última reunião do Fomc, o comitê de política monetária do Fed. Também teve início a temporada de balanços corporativos nos EUA, em que o mundo inteiro fica de olho nas principais empresas do mundo.

Bolsas disparam em NY. Na quinta-feira (14), as bolsas americanas dispararam após saírem os resultados de empresas acima do esperado. Entre as instituições financeiras que reportaram crescimento, estão Bank of America (BOAC34), Morgan Stanley (MSBR34) e Citigroup (CTGP34). Na contramão do otimismo das bolsas americanas com balanços corporativos positivos, o Índice Ibovespa recuou -0,24 por cento, aos 113.185 pontos.

As preocupações no cenário doméstico com a alta inflacionária (pressionada por combustíveis e energia elétrica) e o risco fiscal (impulsionado pela possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial) têm pesado no humor dos investidores.

Prévia do PIB. Acompanhando o bom humor no exterior, na sexta-feira (16), o Índice Ibovespa ganhou força e passou a operar no campo positivo, passando a subir mais de 1 por cento. As atenções dos investidores estavam voltadas para a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia mensal do Produto Interno Bruto (PIB) do Banco Central. O indicador apresentou queda de 0,15 por cento em agosto na comparação com julho, segundo o Banco Central.

Fim do Extra Hiper. Destaque ainda para as ações do GPA (PCAR3), que dispararam na sessão de sexta-feira (15) após o Grupo Pão de Açúcar fechar a venda de 71 pontos comerciais para o Grupo Assaí (ASAI3). Às 12h09 (horário de Brasília), os ativos PCAR3 valorizavam +17,05 por cento, a 32,40 reais, enquanto os papéis ASAI3 registravam forte baixa de -5,54 por cento, a 16,87 reais.

Enquanto isso, nos EUA...

No exterior, saíram os dados de vendas no varejo nos Estados Unidos, com alta de 0,7 por cento em setembro na base mensal. O resultado veio melhor do que o consenso de 0,2 por cento.

Na visão da analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, o resultado mostra que os dados pressionados de inflação nos EUA, como foi visto no CPI (inflação ao consumidor) desta semana, vêm acompanhados por uma recuperação econômica, diferentemente do cenário que temos visto no Brasil, por exemplo.

Como tirar proveito disso?

É fundamental ter parte de seus investimentos em bons ativos fora do Brasil. A melhor alternativa é montar uma carteira de ações americanas.

Muita gente acha que isso é coisa para milionários. Outros acham que é difícil, que precisa viajar pra fora ou saber inglês fluentemente. Nada disso. Hoje em dia, investir fora do Brasil se aproxima muito do processo de investir por aqui.

A Nord te ajuda com isso. A série Nord Global, além da melhor carteira de Ações para você investir hoje mesmo, te ajuda a fazer o processo de abertura de conta e investimento.

Comece hoje mesmo a investir nas economias mais fortes do mundo. Conte conosco para te ajudar! Acesse o link e faça um teste de 30 dias sem compromisso.

Tópicos Relacionados

Compartilhar