Resultados Crescendo e Ações Caindo = Oportunidade

O mercado de ações não é eficiente, não perca tempo tentando entendê-lo, apenas aproveite as oportunidades que ele lhe dá.

Rafael Ragazi 13/08/2021 13:30 4 min
Resultados Crescendo e Ações Caindo = Oportunidade

O mercado de ações não é eficiente, não perca tempo tentando entendê-lo, apenas aproveite as oportunidades que ele lhe dá.

Tentar entender ou justificar as oscilações de curto prazo no preço das ações é uma tarefa que pode deixar qualquer um maluco.

O que está acontecendo na temporada de divulgação dos resultados do trimestre passado (2T21) ilustra bem isso, a maioria das empresas está reportando resultados muito bons, acima das expectativas, mas mesmo assim suas ações estão caindo.

O que você acredita que está acontecendo com as ações de empresas que estão entregando um crescimento de resultado operacional (Ebitda) na ordem de +157 por cento, + 249 por cento ou +168 por cento?

Se você respondeu “acredito que estejam subindo”, como eu responderia, vai ficar assustado ao saber que nos últimos pregões essas ações acumularam quedas de -13 por cento, -17 por cento e -15 por cento.

Preocupação com a variante delta, com a alta dos juros, com o resultado das eleições (que ainda estão a mais de um ano de distância)? Sobe no boato e cai no fato?

Independentemente do que esteja motivando as quedas, uma coisa é fato: se os resultados estão subindo e as ações estão caindo, está ocorrendo uma contração nos múltiplos dessas empresas.

Os múltiplos nada mais são do que uma forma simples e direta de entender se o preço de uma ação está alto ou baixo, comparando-os com os resultados que a empresa está entregando.

Com as duas variáveis da equação se movendo em direções opostas, resultados (numerador) para cima e preço das ações (denominador) para baixo, os múltiplos dessas ações, que já não correspondiam aos fundamentos das empresas antes, ficaram ainda mais baixos e, consequentemente, as oportunidades de investimento ficaram ainda mais atrativas!

Gráfico apresenta Múltiplo EV/Ebitda dos 3 ativos.
Múltiplo EV/Ebitda dos 3 ativos. Fonte: Bloomberg.

É claro que olhar apenas para o passado não te conta toda a história, os números utilizados para calcular o crescimento e os múltiplos levam em conta apenas o ocorrido com as empresas nos últimos 12 meses.

Para saber se a oportunidade de entrada é realmente interessante, precisamos olhar principalmente para as perspectivas de crescimento dessas empresas e compará-las com os múltiplos.

A primeira empresa utilizada no meu exemplo cresce com base em uma mudança nos hábitos de consumo da sociedade (tanto das pessoas físicas quanto das empresas) e ainda se aproveita das grandes vantagens competitivas que tem (por conta de sua escala, tamanho é documento nesse setor) para roubar mercado dos concorrentes menores.

Seu Ebitda é de 1,2 bilhão no acumulado dos últimos 12 meses, mas ela tem espaço em seu balanço e capacidade operacional para entregar um Ebitda no patamar de 5 bilhões até 2026.

A segunda empresa cresce ao adquirir novos ativos, aumentar sua produção total e se tornar ainda mais eficiente com o ganho de escala e o compartilhamento dos principais custos.

Além de já termos uma boa visibilidade sobre seu crescimento, ela dobrará de tamanho após colocar em operação o último ativo adquirido ao longo dos próximos anos, pois tem um “poder de fogo” superior a 1 bilhão de reais em caixa e nunca esteve tão preparada para adquirir novos ativos.

Por fim, a terceira empresa apresentada como exemplo enxergou (há alguns anos) uma oportunidade de consolidar seu mercado, que está em forte ascensão, e até teve a tendência de crescimento acelerada pela pandemia, mas ele ainda é extremamente fragmentado.

Capitalizada e com duas dezenas de aquisições de empresas já realizadas, recursos e expertise não faltam para que essa empresa continue consolidando seu mercado, alcance o market share que tem potencial e multiplique seus resultados por 6x médio prazo.

Assim sendo, não estamos falando de empresas que apenas entregaram fortes crescimentos em cima de uma base de comparação fraca (a 3ª empresa dada praticamente não teve seus resultados influenciados pela pandemia no ano passado, inclusive), estamos falando de empresas que já deram sinalizações concretas de que ainda há muito crescimento por vir.

A falta de eficiência do mercado ao incorporar os fundamentos nos preços dessas ações, ou seja, de refletir adequadamente em seus preços atuais o valor do crescimento, seja lá qual for a razão (e isso não faz nenhuma diferença), está abrindo excelentes oportunidades de entrada nesses ativos.

Quem é assinante do NORD 10X sabe quais são essas oportunidades e recebeu os alertas para as boas oportunidades de entrada que o mercado está dando.

Se você ainda não é um assinante, deixo aqui o meu convite para que você aproveite o período de 30 dias de degustação gratuita, não apenas para saber quais são as melhores oportunidades de compra no momento, mas também para conhecer mais sobre a nossa estratégia e entender como estamos entregando um retorno acumulado de 38,4 por cento (2x maior que o da bolsa) desde o início da série, em outubro do ano passado.

Um abraço,

Tópicos Relacionados

Compartilhar