Pague menos IR em 2022, direito de retirada em MGLU3 e aquisição de Pardini

Investidores continuam cautelosos monitorando os impactos da ômicron; segue no radar, aprovação de pacote nos EUA

Nord Research 22/12/2021 12:29 6 min
Pague menos IR em 2022, direito de retirada em MGLU3 e aquisição de Pardini

Nord Insider


Olá,

Nesta quarta-feira, 22, as bolsas globais operam levemente no campo positivo em meio à preocupação com o avanço da variante ômicron e às perspectivas ainda nebulosas sobre a aprovação do pacote de investimento doméstico do presidente Joe Biden, orçado em 1,75 trilhão de dólares.

Na agenda econômica, o destaque fica por conta da revisão do PIB do terceiro trimestre nos Estados Unidos.

Hermes Pardini fortalece atuação na linha de saúde da mulher


O Instituto Hermes Pardini (PARD3) informou que assinou contrato para a aquisição do Moscogliato – Serviço de Ultrassom – com sede na cidade de São José dos Campos (SP) pelo valor de 12,5 milhões de reais (enterprise value).

Paralelamente, foi efetuada a transferência de 100 por cento das cotas de emissão da Clínica Dra. Odivânia Moscogliato para a companhia.

Qual a relevância disso?

Na leitura do analista de ações responsável pela série Nord Small Caps, André Zonaro, apesar da aquisição não ser representativa do ponto de vista de volume – dado que o volume de exames adicionados pela aquisição representa apenas cerca de 0,07 por cento do volume de exames da Pardini –, a negociação parece ser muito mais estratégica porque fortalece a linha de cuidados de saúde da mulher, negócio em que a companhia tem espaço para crescer, principalmente unida ao cuidado materno-infantil, no qual Pardini já é referência.

Nosso analista avalia que Moscogliato possui um ticket médio superior à média de mercado e potencial para escalabilidade, porém ressalta que é uma aquisição pequena.

Além disso, vemos que as recentes aquisições do grupo, como o Laboratório Humberto Abrão e a Clínica Odivânia Moscogliato, apesar de serem de porte pequeno, também foram assertivas e possuem potencial para sinergias com o modelo de negócio da empresa.

Entenda o direito de retirada do Magazine Luiza referente à Kabum!


O Magazine Luiza (MGLU3) concluiu de forma definitiva a compra do KaBuM!, anunciada originalmente em julho deste ano por cerca de 3,5 bilhões de reais.

— A pronúncia de “KaBuM” nos faz lembrar de "El Kabong", o vigilante mascarado de Pepe Legal, um desenho da década de 60. Muito bom, inclusive.

Bem, retomando o que estávamos dizendo…

Com a aquisição, o Magalu reforçou uma avenida de crescimento estratégica de novas categorias, com um sortimento extremamente complementar ao atual.

Entretanto, se você é acionista da varejista, não votou pela incorporação e discordava da compra da plataforma de tecnologia e games, você tinha 30 dias para exercer o direito de retirada.

Isso mesmo! Fazer as malas e partir para investir em outra empresa.

O prazo para exercer esse direito encerrou-se no dia 30 de setembro, e nesta semana o Magalu divulgou que apenas 1 (um) acionista exerceu direito de retirada pela compra da KaBuM! — o que não faz NENHUM sentido e vamos explicar o porquê.

Mas antes, entenda o que é o direito à retirada.

Segundo o analista de ações da Nord Research, Victor Bueno, o direito de retirada ou recesso é um direito que permite um acionista se retirar, como o nome sugere, da empresa caso ele não concorde com determinadas decisões da Assembleia Geral.

Ainda de acordo com o nosso analista, no caso do Magazine Luiza, os acionistas minoritários que exercessem o direito, receberiam o valor de reembolso de 1,12 reais por ação, conforme o patrimônio líquido registrado pela empresa em 31 de dezembro de 2020.

Entendeu agora por que não compensou exercer o direito de retirada? No dia 30 de setembro, os papéis do Magalu estavam cotados a 14,56 reais. Mesmo assim, existiu 1 (um) acionista que optou pelo reembolso de suas 2.900 ações pelo valor de 1,12 reais.

Não entendemos até agora o que rolou…

Ainda que o preço de MGLU3 tenha alcançado em 2015, antes de alguns desdobramentos recentes, uma mínima de R$ 0,03 (~3,600 por cento de upside para o valor de retirada), não é possível entender os motivos que levaram esse acionista a exercer seu direito, sendo que ele poderia ter vendido em setembro por um valor 13 vezes maior direto na B3.

Fica registrado esse enigma… mas, como dissemos, o recesso é um direito e não uma obrigação.

Logo, o acionista que se sentir beneficiado de alguma forma pode optar por exercê-lo e não precisa justificar para a empresa a sua decisão.

Se você é acionista da MGLU e está em dúvida sobre o que fazer com as ações da empresa, acesse este relatório da Nord.

Prejuízo do IRB Brasil mais que dobra em outubro


Não vai ter presente de Natal para os acionistas do IRB Brasil (IRBR3). A resseguradora reportou na terça-feira, 21, um prejuízo da ordem de 84,8 milhões de reais em outubro. O resultado mais que duplicou perante a perda de 33,9 milhões de reais no mesmo mês do ano passado.

No acumulado do ano, o prejuízo é de 396 milhões de reais, uma redução de -54,5 por cento nas perdas em relação ao mesmo período de 2020, de 871,1 milhões de reais.

Os resultados foram reportados pela companhia em um relatório periódico mensal enviado à Superintendência de Seguros Privados (Susep) e não são auditados.

As ações do IRB Brasil encerraram em queda de -3,1 por cento, cotadas a 4,06 reais na última sessão. Em 2021, a ação registra perdas de -50,38 por cento.

Relevante agora

Quer pagar menos IR em 2022? Invista em um plano PGBL

Ainda dá tempo de pagar menos Imposto de Renda em 2022 e manter no seu bolso o que o governo tenta tirar de você. Mas, atenção! Para desfrutar desse benefício, você terá de agir rápido. O que é preciso fazer?

— Contribuir em planos de previdência privada na modalidade PGBL neste fim de ano.

Convidamos o sócio-fundador da Nord Research e fundador da Nord Wealth, Renato Breia, para escrever esse conteúdo totalmente explicativo para você. Confira:

O que é um plano PGBL?

Resumidamente, existem dois tipos de planos de previdência privada: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e  VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Não confunda PGBL com VGBL, este segundo é outra coisa.

Nos concentrando no PGBL, quem contrata essa modalidade consegue abater até 12% da renda bruta tributável anual da base de cálculo do IR.

Como funcionam?

Ao contratar o PGBL, você passará a acumular dinheiro durante a sua fase economicamente ativa para, então, usufruir do montante na aposentadoria. No ato da contratação, você define até com qual idade quer se aposentar.

A grande sacada por trás do PGBL é o benefício fiscal – para o investidor que faz declaração completa. Nessa categoria, você acerta as contas com o Leão só lá na frente e acaba sobrando mais para investir no longo prazo.

Uma desvantagem destacada pelo Breia é que a tributação é sobre valor total aplicado. No caso da categoria VGBL, por exemplo, o IR vai recair apenas sobre os rendimentos.

Na hora da contratação, os analistas da Nord Wealth analisam qual tabela está mais alinhada ao plano de Previdência Privada e ao seu perfil do investidor. Pague menos IR e também faça seu planejamento sucessório, saiba mais aqui.

Mas vale lembrar que estamos a alguns dias do fim do ano. Por isso, você precisa agir rápido para proteger seu dinheiro da mordida do Leão já em 2021.

Tópicos Relacionados

Compartilhar