Os efeitos colaterais (positivos) do “The Merge”

Como se aproveitar da atualização da Ethereum da melhor forma

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 03/09/2022 12:00 4 min
Os efeitos colaterais (positivos) do “The Merge”

Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.

A atualização mais esperada do ano (quiçá da história) está para acontecer.

Para quem não acompanha semanalmente a newsletter de cripto, estou falando do "The Merge", que vai acontecer na Ethereum entre os dias 15 e 16/09.

Essa atualização mudará o mecanismo de consenso para validação de transações na Ethereum, tornando-a mais rápida, eficiente e tornando o ETH mais atrativo, por uma previsão de redução na sua emissão e, por consequência, na sua inflação.

Além disso, a disponibilização do staking – prática em que se trava uma quantidade de ETH para se tornar um validador e receber uma "recompensa recorrente" por isso – deve reduzir a oferta circulante do ativo.

Mas o The Merge, apesar de sua importância, é apenas um passo da evolução e melhoria da Ethereum. É um passo fundamental, mas ainda há muito a ser implementado pós The Merge.

Do ponto de vista tecnológico, muita coisa interessante está por vir na Ethereum. Mas nós não somos (somente) entusiastas, somos investidores! Diante disso, temos que saber como nos expormos a um cenário tão promissor.

É isto que eu quero trazer aqui hoje: como eu e os assinantes do Nord Crypto Master estamos nos expondo para o “The Merge” e o cenário após!

Acumulando ETH. Essa é a primeira (e mais óbvia) forma de buscar uma exposição para uma atualização na Ethereum.

Eu faço quinzenalmente um aporte no ativo, visando acumulá-lo dentro do bear market.

Apesar da alta dos últimos 2 meses, a Ethereum ainda se encontra altamente subvalorizada, estando 67,5% abaixo da sua máxima histórica.

Máxima atingida em um cenário em que a rede da Ethereum funcionava de maneira ruim, com taxas altíssimas, e não havia medidas para conter a inflação do ETH.

O futuro é brilhante para o investidor de ETH que tiver paciência e visão de longo prazo!

No entanto, as melhorias da Ethereum não afetam somente o seu ativo nativo. Elas afetam positivamente todos os ativos oriundos de aplicações descentralizadas criadas na Ethereum.

Hoje a Ethereum hospeda mais de 3,4 mil aplicações e algumas delas servem diretamente à Ethereum, melhorando tanto o funcionamento dela quanto incentivando outras aplicações, fornecendo serviços, informações e/ou liquidez para o mais rico ecossistema de blockchain existente.

Com o The Merge e as atualizações subsequentes, o crescimento da usabilidade, do número de aplicações e do número de usuários diretos ou indiretos da Ethereum deve crescer vertiginosamente a longo prazo.

E, com isso, esses projetos e ativos que fomentam o ecossistema devem ter suas usabilidades e atividades cada vez mais requisitadas. Se tiverem boas políticas de emissão para seus ativos, eles também devem se beneficiar significativamente, de forma orgânica.

No Nord Crypto Master, temos 4 alocações com essa lógica.

Além da Ethereum, temos 3 criptos que podem se beneficiar do cenário positivo da Ethereum para os próximos anos!

Uma delas, a minha preferida, é a Chainlink (LINK).

A Chainlink se propõe a resolver os problemas de comunicação de dados do mundo real para a blockchain. Ela tem diversos oráculos descentralizados que fornecem dados para contratos inteligentes de diversas aplicações!

Esse protocolo tem uma grande abrangência dentro e fora da Ethereum e pode se beneficiar significativamente do crescimento da usabilidade da rede!

É claro que, por ser um projeto menor, traz consigo maior risco intrínseco. Essa é uma das “pimentinhas” da nossa carteira. Ativos de menor liquidez, mas com grandes propostas e drivers para o futuro.

Isso não é uma recomendação de investimento mas, sem dúvidas, é uma indicação de estudo!

Caso queira um material completo sobre Chainlink, além das outras criptos que podem se beneficiar com o crescimento da adoção da Ethereum, convido você para conhecer o Nord Crypto Master.

Lá, temos uma alocação completa e com uma tese sólida para todos os ativos que compõem nossa carteira teórica!

Caso queira conferir, basta acessar o link abaixo!

Quero conhecer o Nord Crypto Master

Espero você do outro lado!

Um abraço,

Tópicos Relacionados

Compartilhar