Olha a onda, olha a onda!

Cesar Crivelli 21/08/2021 13:00 4 min
Olha a onda, olha a onda!

Onda, onda, olha a onda

Um verdadeiro clássico dos anos 2000,  o grupo Tchakabum marcou época com a música “Olha a Onda” – aos jovens, recomendo que confiram aqui esse sucesso. Tenho certeza de que o Breia se acabou de dançar essa música nos carnavais que ele tanto gosta! Para as fãs, sugiro que vocês mandem uma mensagem no Instagram dele pedindo um remake da coreografia!


Mas vamos deixar a brincadeira de lado, porque o assunto é sério.

Temos visto, ao longo das últimas duas semanas, uma nova preocupação a respeito da nova onda de contaminação ao redor do mundo pela variante delta da Covid-19.

A China está com algumas províncias totalmente fechadas por conta de novos surtos. Hoje, cerca de 31 províncias (mais da metade do país) apresentam casos de contaminação. Nesta semana, o país fechou o importante porto em Ningbo-Zhoushan depois que apenas um funcionário apresentou teste positivo para a nova variante, impactando novamente o comércio global.

A Nova Zelândia estendeu um lockdown depois que uma pessoa contraiu a doença, já mapeando 30 casos ativos, sendo 11 transmissões locais.

Manchete de notícia da CNN sobre a estratégia da China em relação à Covid-19.
Fonte: CNN

Nos Estados Unidos, a situação não é muito diferente. A taxa de mortalidade voltou aos níveis observados em fevereiro deste ano, e a expectativa é que os casos subam ainda mais, o que pode, novamente, afetar o sistema de saúde do país. O estado do Alabama já não possui mais leitos de UTI, enquanto Flórida, Mississippi, Geórgia e Texas estão com 90% dos leitos já ocupados.

Acho que desta vez os EUA estão tentando ficar à frente da curva, visto que o presidente Joe Biden já anunciou que em breve os cidadãos americanos receberão uma terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Sacudiu, tremeu, treme sem parar

Além dessa preocupação, tivemos vários outros acontecimentos durante a semana, como as questões geopolíticas no Afeganistão, a China mais uma vez interferindo no setor privado, forçando uma maior regulamentação que restringe a coleta e compartilhamento de dados dos cidadãos chineses e, por fim, o Banco Central dos Estados Unidos dando indicações de que o movimento de compra de títulos no mercado pode ser reduzido nos próximos meses, o que tende mexer com os juros e com a bolsa de valores por lá.

O mercado sacudiu, tremeu, mas até agora não tivemos grandes estragos, ao menos no exterior, pois as bolsas de valores nos Estados Unidos seguem próximas de suas máximas históricas.

Aqui, no Brasil, a história é um pouco diferente. Quem acompanha o mercado viu que o Ibovespa caiu bastante nos últimos dias, o dólar encostou nos 5,50 reais e os juros futuros estão subindo de elevador.

É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, e o mercado tende a reagir primeiro e apenas avaliar o que efetivamente faz sentido depois.

Vou navegar, cumprindo as ordens do meu capitão

É tanta incerteza, tanto ruído, que para o pequeno investidor fica bem difícil de entender tudo o que está acontecendo, o que é normal.

Em momentos como este, sempre falamos que o importante é tomar decisões racionais – as emoções não ajudam nos seus investimentos –, focar no longo prazo e, acima de tudo, pedir ajuda!

Aqui, na Nord, temos um time excelente, que acompanha de perto o que está acontecendo no Brasil e no mundo, especialistas em vários tipos de investimentos.

Caso você sinta que precisa de ajuda, queira perguntar alguma coisa, tirar uma dúvida etc., convido você para seguir nosso pessoal no Instagram e mandar um “direct” para o time.

Não precisa ser assinante de nenhum produto da Nord. Estamos preocupados em ajudar você a navegar no mundo dos investimentos e aprender com quem tem bastante experiência. Educação financeira acima de tudo!

Deixo abaixo os contatos do nosso time. Não tenha vergonha de entrar em contato e fazer sua pergunta!

Renda Fixa - Marilia Fontes

Fundos de Investimentos - Luiz Felippo

Fundos Imobiliários - Marx Gonçalves

Ações - Bruce Barbosa, Rafael Ragazi, Guilherme Tiglia, Danielle Lopes, Fabiano Vaz, André Zonaro e Giulia Nicola

Ações Internacionais - Cesar Crivelli

Gestão de Portfólio - Renato Breia

Até a próxima semana!

Tópicos Relacionados

Compartilhar