O Que Não Te Contaram Sobre Os FIIs De Papel

Vantagens e a importância de reinvestir parte dos rendimentos recebidos.

Marx Gonçalves 09/08/2020 03:00 3 min Atualizado em: 20/04/2021 17:21
O Que Não Te Contaram Sobre Os FIIs De Papel

Também conhecidos como Fundos Imobiliários de Recebíveis, os FIIs de Papel são nada mais, nada menos, do que fundos que investem seus recursos de forma preponderante em títulos de renda fixa com lastro em dívidas imobiliárias.

Dentre alguns de seus principais investimentos, temos as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras hipotecárias (LHs) e, o mais comum, os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Assim, ao investir nesses FIIs, os cotistas delegam à gestão do fundo a tarefa de emprestar o seu dinheiro a terceiros que, por sua vez, o utilizam para financiar as suas atividades imobiliárias.

Em troca, o fundo recebe rendimentos periódicos que contemplam o valor investido acrescido de uma taxa de juros e, em muitos casos, de um índice de correção de inflação. Tudo de acordo com as regras previamente combinadas entre as partes.

Como você já deve ter notado, por terem dívidas imobiliárias como ativos-alvo, os fundos de papel seguem uma lógica bastante diferente dos FIIs de tijolos.

Afinal, CRIs não sofrem com vacância, revisional dos contratos de aluguel, dentre outras características que costumamos olhar de perto quando avaliamos aqueles tipos de FIIs.

Por outro lado, os fundos de recebíveis estão mais expostos a outros tipos de riscos que também estão fora do nosso radar quando analisamos fundos de outros segmentos.

Comentarei no artigo de hoje as principais vantagens que os fundos de papel proporcionam aos seus investidores, além dos principais pontos que entendo serem importantes de se analisar antes de escolher esse tipo de fundo.

Também comentarei sobre um cuidado que o investidor de longo prazo deve ter ao investir parte do seu patrimônio nesse segmento.

FIIs de papel, valem a pena?

Por combinarem o mundo financeiro e imobiliário, os fundos de papel possuem algumas características particulares que os diferenciam dos fundos de tijolos, mas que também os tornam grandes aliados do investidor.

Ao adquirir esses fundos, o investidor tem acesso a uma carteira de crédito imobiliário diversificada de forma muito mais prática e acessível do que obteria caso optasse por construir a sua própria carteira de CRIs, por exemplo.

Sem falar que boa parte das aquisições desses fundos é feita por meio de ofertas restritas a investidores profissionais que contam, em geral, com uma rentabilidade e estrutura de garantias superiores ao que o pequeno investidor está acostumado a encontrar nas plataformas das corretoras.

Mas os fundos de recebíveis vêm caindo cada vez mais nas graças dos investidores pela sua bela relação de risco versus retorno, já que, além de grandes pagadores de dividendos, costumam ser mais defensivos em momentos de alta volatilidade de mercado, como no início deste ano.

Nord Fundos Imobiliários, vemos este segmento como um bom cavalo para se apostar diante dos desafios que teremos que passar após o pior da pandemia.

Aproveito para informar, em primeira mão, que o tempo da promoção de lançamento do Nord FIIs está chegando ao fim. Vamos reajustar o preço da série, que hoje ainda está apenas 9,90 reais por mês. Aproveite essa vantagem e garanta o preço mais baixo.

Um abraço e até a próxima,

Tópicos Relacionados

Compartilhar