O caminho está sendo trilhado

Logo, todos terão bitcoin em suas carteiras

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 06/08/2022 12:00 4 min Atualizado em: 25/10/2022 17:07
O caminho está sendo trilhado

Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.

Hoje quero tratar sobre dois assuntos aqui: um positivo e outro negativo. Vamos começar pelo melhor deles!

Nada é mais empolgante do que ver a união de duas grandes empresas em prol de um bem comum.

No caso, estou falando da parceria criada entre Blackrock, a maior gestora de recursos do Mundo, com a Coinbase, a principal corretora de criptoativos dos EUA.

Coinbase + Blackrock: facilitando o acesso dos investidores institucionais

A parceria consiste na prestação de serviços da Coinbase a clientes da BlackRock. Isso inclui a negociação de critpoativos, a custódia, além de relatórios a respeito do mercado para os clientes da Alladin, plataforma de compra de ativos da BlackRock.

Trata-se de um acesso facilitado e seguro à aquisição de criptoativos para milhares de clientes da BlackRock. Um passo grande na intersecção do mercado tradicional e do mercado de criptoativos.

Isso é muito relevante, principalmente se considerarmos o momento atual. Estamos em um bear market, isso é um fato. Ver essa estrutura sendo criada neste momento, mesmo não tendo uma atratividade tão alta, o mercado já está se preparando para o próximo ciclo de alta.

Vimos isso acontecer no último bear market, em 2018-19, quando diversas soluções que facilitam o acesso ao mercado de criptoativos surgiram.

A principal ferramenta que se enquadra nesse grupo, criada no último bear market, foram os Trusts da Grayscale, uma das principais casas de produtos financeiros dos EUA. A facilitação do acesso levou a uma grande procura pelos Trusts no bull market.

O mesmo pode estar começando a acontecer: assim como comentamos na Newsletter do último sábado, cada vez mais bancos aderem ao mercado cripto, oferecendo serviços de facilitação do acesso às criptos.

Quanto mais o mercado avança nesse sentido, maior tende a ser o interesse dos investidores tradicionais a entrar. A tese de Bitcoin e da descentralização se encontra cada vez mais difundida.

Mesmo que a compra por terceiros não seja a melhor forma, é um passo inicial e que agrega liquidez ao mercado, o que é muito importante para um mercado tão novo e ainda pequeno quanto o de criptoativos.

Vejo com bastante otimismo essa parceria entre os dois gigantes, Coinbase e BlackRock. Movimentos como esse reforçam o ânimo com o mercado e servem como um endosso para o racional de longo prazo dos criptoativos.

Agora que falamos sobre o fato positivo, vamos ao fato negativo desta semana.

Agosto começou com uma onda de hacks

O mercado de criptoativos é assombrado por hacks. Muito similar às aplicações do começo da internet, os hackers parecem estar à frente dos desenvolvedores em diversos momentos.

A falta de preocupação com segurança é um problema recorrente no mercado cripto. E, na falta de um, temos três exemplos apenas na primeira semana de agosto!

O primeiro foi em uma aplicação que favorece a interoperabilidade entre diferentes blockchains, uma falha foi descoberta e o hacker conseguiu trocar 0,01 BTC por 100 BTC sintéticos em outra rede. Outros hackers perceberam e replicaram, acabando com a liquidez do protocolo.

Um dia depois, a principal carteira da rede Solana foi hackeada. Uma falha foi encontrada e mais de 8.000 usuários tiveram seus saldos roubados.

Para nós, aqui no Nord Crypto Master, não tivemos problemas com isso, por não usar tais soluções de forma direta.

Por fim, a ZB Exchange, corretora dita a mais segura do mundo, foi hackeada, tendo 4,8 milhões de dólares drenados de sua carteira.

Por isso, é tão importante vermos grandes empresas entrando no mercado de criptoativos e se associando a corretoras e empresas mais sólidas e comprovadas, como foi o caso da BlackRock com a Coinbase.

O mercado ainda é muito novo e incipiente, por isso traz grandes riscos. Porém, ao mesmo tempo, traz grandes oportunidades para o longo prazo.

Para quem quer se posicionar, agora pode ser um bom momento para começar. Se quiser fazer isso da forma certa, com acompanhamento profissional, deixo aqui o convite para conhecer o Nord Crypto Master!

Quero conhecer o Nord Crypto Master

Espero você do outro lado!


Um abraço,

Tópicos Relacionados

Compartilhar