NFT além dos JPEGs

O que pode se ter de útil com um NFT?

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 05/02/2022 12:00 4 min Atualizado em: 07/02/2022 18:18
NFT além dos JPEGs

Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.

Para muitos, o mercado de NFTs ainda é uma incógnita. Confesso que, em alguns casos, para mim também é!

Mas quero abrir os seus olhos para as utilidades reais que os NFTs já têm e para as diversas usabilidades que ainda podem surgir.

Um mundo maravilhoso além das imagens

A palavra do ano de 2021, eleita pelo dicionário Colins, foi NFT.

O termo é uma abreviação vinda do inglês para “Tokens não-fungíveis”.

Um ativo fungível, no mundo físico, é um quadro, por exemplo. Se eu pintasse um quadro e o Leonardo da Vinci pintasse um quadro, ambos seriam, por definição, quadros.

Mas, com toda certeza, o valor e o preço deles seriam muito diferentes. Não tenho grandes habilidades artísticas, tenho que confessar.

Um token não fungível, por sua vez, é um ativo digital, e cada unidade tem características e valor próprio.

A principal atribuição dos NFTs, até o presente momento, é a criação de artes digitais. A primeira a ter ampla procura foi a “The First 5000 days”, de Beeple. A arte consiste em um conjunto de 5000 obras digitais feitas pelo artista todos os dias, e foi a leilão.

O preço de compra foi a bagatela de 69 milhões de dólares. Vou deixar a imagem aqui e você me diz se pagaria isso, ou cobriria a oferta.

Foto: Christie’s Images LTD/Beeple

No entanto, a arte sempre teve um valor subjetivo. Valor este que eu, Luiz Pedro, não tenho a menor ideia de como mensurar.

Posterior à venda dessa arte, vimos emergir diversas coleções de artes digitais, que dão aos seus detentores a sensação de pertencimento a um grupo.

É o caso dos CryptoPunks, a primeira coleção a ser criada, e o famoso Bored Ape Yacht Club, que diversos famosos já pagaram milhões de dólares por um “JPEG de Macaco”, como são chamados pejorativamente por quem não tem um ou não compreende o movimento.

Exemplos de Bored Apes. Foto: Reprodução/Internet

A atribuição da blockchain a essas coleções e aos NFTs de forma mais ampla é a prova de escassez e a prova da posse.

A criação de um NFT tem registro em blockchain, como também a quantidade deles que foi emitida. Logo, para quem é fã de colecionáveis, isso é um prato cheio.

Além disso, o comprador pode provar, por meio da blockchain, que aquele NFT é realmente dele.

Pode soar subjetivo esse valor para alguns, entretanto, no mercado do alto luxo, isso é muito valioso. Não à toa, a coleção de Bored Apes já vale mais do que algumas marcas de artigos de luxo, como a Supreme, uma famosa marca de streetwear que fez collabs até com a Louis Vuitton.

Diversas celebridades já compraram seus Bored Apes, como Neymar, Justin Bieber, Eminem, entre tantos outros. Grandes marcas já fazem parcerias com essa coleção de NFTs. A mais proeminente é a Adidas.

Além de uma imagem digital com prova de posse e escassez, aliada à sensação de pertencimento a um grupo seleto, o que mais os NFTs podem proporcionar?

Um pequeno exemplo é o próprio Bored Ape Yacht Club. Existem festas que somente quem tem um NFT dessa coleção pode entrar. E, como já disse, é bem fácil provar se você tem ou não.

Porém, a usabilidade dos NFTs já vai muito além.

A primeira usabilidade real dos NFTs veio por meio da banda Kings of Leon, com dois NFTs: um dava direito a um pré-lançamento de um álbum da banda, e o outro dava aos seus detentores uma série de vantagens que iam desde a oportunidade de conhecer os membros da banda até um ingresso para shows uma vez por ano.

Nesta semana, tivemos outro exemplo de NFT com usabilidade real: o famoso festival de música Coachella, realizado na Califórnia, leiloará 10 NFTs e os detentores terão acesso a todas as edições do festival para sempre!

A utilização dos NFTs ainda está muito inserida no meio artístico, mas vemos que a posse digital facilmente comprovada pode ter inúmeras utilidades. Mas e se um dia formos além desse ambiente artístico e a tecnologia dos tokens não fungíveis for utilizada em outras esferas?

Tudo que se utiliza de qualquer forma de registro que necessita de perenidade, transparência e fácil acesso pode um dia ser registrado em uma blockchain como um ativo único e não adulterável.

Qualquer espécie de contrato, comprovação de posse e até registro médico… tudo um dia pode ser digitalizado.

Por isso que sempre repito: tudo que tange o mercado cripto ainda está na superfície da exploração. Ainda há um oceano profundo a ser descoberto. Nós, que estamos aqui desde o começo, vamos fazer parte dessa história.

Por fim, vou deixá-los com uma indagação: já pensou se a NORD tiver, em um futuro próximo, uma coleção de NFT que traz vantagens para os seus detentores? 👀

Que tipo de vantagens você gostaria de ter se tivesse um NFT da NORD? Pense bem nessa resposta, pois eu vou querer a sua opinião quando isso acontecer!

Um abraço,


Tópicos Relacionados

Compartilhar