Não entre no longo prazo agora

Pré-mercado de Nova York opera em alta nesta quarta-feira, 9, com avanço sobre corredores humanitários

Nord Research 09/03/2022 14:09 9 min
Não entre no longo prazo agora

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta quarta-feira, 9, o pré-mercado de Nova York opera em alta com cessar-fogo temporário na Ucrânia para a criação de corredores humanitários. A sessão promete bastante volatilidade com os investidores monitorando a alta nos preços das commodities e o andamento da guerra no Leste Europeu.

Na agenda econômica, o IBGE divulga, no Brasil, os dados de Produção Industrial de janeiro. Nos Estados Unidos, saem os dados atualizados de estoques de petróleo do país, divulgados pela Administração de Informação de Energia (EIA).


Embargo ao petróleo russo e consequências globais

O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou na terça-feira, 8, a proibição de importação do petróleo russo. "Não vamos mais aceitar o petróleo da Rússia nos portos norte-americanos. Nós não vamos mais subsidiar as importações de Putin", afirmou.

O objetivo? Colocar mais pressão para ajudar no fim da guerra.

O embargo ao petróleo russo fez os preços do barril do petróleo dispararem, chegando a bater mais de 130 dólares.

Com a disparada do preço do petróleo no mercado internacional, os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4), que são os mais negociados, subiram +2,08 por cento na terça-feira, 8, recuperando parte das perdas na véspera. As ações da PetroRio (PRIO3), que chegaram a disparar cerca de +8 por cento, encerraram com alta de +1,42 por cento.

Congelamento de combustíveis

Como dissemos ontem, 8, a ideia, que ainda está sendo discutida e não tem um consenso geral, é a criação de uma espécie de tabela fixa e parte do aumento ser bancado pelos dividendos da Petrobras.

No entendimento da analista Giulia Nicola, da série O Investidor de Valor, mesmo com uma possível política do governo brasileiro de congelar os preços da gasolina — o que seria um desafio para a estatal —, isso deve afetar em algum momento a população. O principal meio de transporte de produtos no Brasil é por meio dos caminhoneiros, que seriam os principais impactados pelo possível aumento dos combustíveis, e quem deverá pagar a conta disso somos nós, consumidores.

Além disso, o Senado deve tentar votar nesta quinta-feira, 9, os dois projetos de lei que tramitam para suavizar a elevação da gasolina, PL 1.472, de 2021, e PLP 11, de 2020. Contudo, a votação ainda depende de negociações finais entre a Casa e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em relação ao gás natural, a Europa é extremamente dependente do seu fornecimento, e por isso ainda seguem em discussão se vão boicotar de fato a importação do gás russo ou não.

Com o boicote, podemos ver o preço do petróleo subindo ainda mais com o aumento da procura por outra fonte de energia.

Em Caracas. Com sanção à Rússia, imediatamente, o governo dos Estados Unidos foi à Venezuela para se encontrar com o presidente Nicolás Maduro.

O contexto político? A reaproximação da Venezuela indica que os americanos buscam por um aliado capaz de suprir essa necessidade energética da nação.


Não é hora de apostar no longo prazo


As perspectivas para a inflação global pioraram muito com a invasão russa à Ucrânia. Nas últimas três semanas, os preços do petróleo, gás natural, carvão e alumínio bateram máximas recordes. Commodities agrícolas como grãos e algodão também mostraram altas importantes.

Na visão da Marilia Fontes, analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, a alta nos preços das commodities e a pressão sobre a inflação corrente estão se mostrando mais persistentes e disseminadas. Nesse sentido, será mais difícil controlar o cenário inflacionário atual. Talvez o pior ainda não tenha passado.

O alerta foi feito com exclusividade aos assinantes do Renda Fixa Pro e, devido à gravidade, decidimos trazer publicamente para a news para que você também esteja ciente dos riscos à frente.

Nossa analista pede cautela para apostar nos títulos prefixados ou IPCA+ de longo prazo (acima de quatro anos). Lembrando que a Marilia também não gosta dos títulos de médio prazo (dois a quatro anos) porque, quando as taxas de juros sobem, esses títulos dão prejuízo de marcação a mercado.

Entendemos ainda que o FED, o banco central americano, não vai conseguir controlar o aumento de preços nos Estados Unidos com uma taxa de juros indo para +2 por cento, visto que a inflação no país já está em +7,5 por cento e vai continuar pressionada pelo forte aumento nos preços de algumas commodities.

Por esse motivo, reforçamos que trata-se de um momento delicado para o Brasil e para o mundo. É hora de sermos conservadores e de não correr riscos desnecessários.

Estamos cientes da atratividade das taxas de juros nas alturas, mas fiquem tranquilos. Com a Selic indo para +12,5 por cento (ou mais), vamos obter ganhos de aproximadamente +1 por cento ao mês nos títulos pós-fixados. Acesse todas as recomendações da carteira Renda Fixa Pro.

Mais uma vez, cuidado com os títulos prefixados e indexados à inflação de longo prazo. Em relação à inflação, o cenário está piorando, disse a nossa analista.

Na próxima semana, haverá uma monitoria na área de membros do renda fixa para esclarecer dúvidas e apresentar análises mais profundas sobre a dinâmica recente de inflação.

ELAS11: novo ETF na B3

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, começou a ser negociado na B3 o novo ETF de renda variável ELAS11, lançado pela Safra.

O fundo de índice Mulheres na Liderança é formado por ações de empresas que se destacam no Brasil pela representatividade de mulheres em cargos de liderança.

Embora seja algo vantajoso, para investir em ETFs, a analista Danielle Lopes considera importante entender a composição, sobretudo se está concentrada em algum setor específico. Se for um ETF temático, com grandes chances de possuir poucas empresas, a análise é bem semelhante ao que fazemos para selecionar uma carteira de ações.

O índice ELAS11 será rebalanceado trimestralmente e atualmente conta com empresas de diversos setores, como Vivara (VIVA3), Enjoei (ENJU3), Espaçolaser (ESPA3), Banco BMG (BMGB4), Oncoclínicas (ONCO3), CVC (CVCB3), TIM Brasil (TIMS3) e Light (LIGT3).

Destacamos a preferência da nossa analista para ETFs no exterior, como IVV (ou IVVB11).


Entrando no Detalhe

Great vacas, dividendos recordes em 2021

As empresas brasileiras distribuíram dividendos em valor recorde em 2021, puxadas pela Vale (VALE3), segundo relatório da gestora Janus Henderson Investors.

Foi distribuído um total de 25,4 bilhões de dólares em dividendos em 2021 pelas empresas brasileiras ante 9,4 bilhões de dólares no ano anterior. Desse total, quase metade, ou 12,4 bilhões de dólares, refere-se a Vale, a oitava maior pagadora do mundo.

O Brasil foi o terceiro maior entre os emergentes em valores distribuídos aos acionistas, atrás de China e Rússia.

Vale nadou de braçada na alta do minério

De acordo com o especialista em dividendos, Guilherme Tiglia, o crescimento operacional da Vale foi impulsionado pela alta do minério de ferro durante o ano passado. Esse foi o fator integral para os dividendos brasileiros recordes.

Ele continuou explicando que os dividendos globais tiveram um valor recorde de 1,47 trilhão de dólares em 2021, correspondente a uma alta nominal de +16,8 por cento comparado a 2020. Quando ajustados de dividendos extraordinários, variação cambial, efeitos temporais e alterações de índices, a alta foi de +14,7 por cento.

Do aumento atual, um quarto veio das empresas de mineração impulsionadas pela forte escalada dos preços das commodities. A BHP se tornou a empresa com dividendos mais elevados no mundo, com Rio Tinto na terceira colocação e Fortescue na 10ª.

Bancos também ajudaram a impulsionar os números

O nosso analista também destacou que a retomada da distribuição de proventos por parte das empresas que tinham interrompido suas políticas em 2020 devido à pandemia também contribuiu para os números junto às mineradoras, como é o caso dos bancos.

Nesse segmento, foram destaques mundiais o Banco do Brasil (BBAS3), que liderou com 1,19 bilhão de dólares distribuídos; e o Bradesco (BBDC4), com 1,15 bilhão de dólares.

O único setor do país a reportar dividendos mais fracos foi o de bebidas. Sobre esse ponto, o nosso analista citou a gigante cervejeira Ambev (ABEV3), conhecida por entregar bons dividendos no passado. Ele observou que o lucro líquido do ano de 2020 foi impactado positivamente por créditos fiscais não recorrentes, o que pode justificar o corte de 1,2 bilhão de dólares em 2020 para 223 milhões de dólares em 2021 — a base de comparação inflada.

Para ir direto ao ponto, como a Ambev possui um market share enorme em todas as suas frentes de atuação, isso dificulta a companhia a crescer seus resultados. Além disso, o crescimento dos competidores, principalmente da Heineken e de cervejarias artesanais, tem impactado a principal fonte de receita da Ambev.

No momento, não temos visibilidade sobre potenciais gatilhos que fariam a empresa crescer significativamente seus resultados nos próximos anos e, consequentemente, seus dividendos de forma significativa no longo prazo.

Se você busca resultados mais expressivos para a sua carteira de dividendos, sugerimos acompanhar as indicações do analista Guilherme Tiglia, responsável pela série Nord Dividendos.

Brasileiros com lucros e dividendos crescem na pandemia

No ano de 2020, a renda declarada por brasileiros com lucros e dividendos sofreu um upgrade. Apesar dos impactos econômicos do coronavírus, o valor é +7 por cento maior que o declarado na fonte de rendimentos em 2019.

É particularmente surpreendente que a variação tenha superado a inflação do período —  terminou 2020 em alta de +4,52 por cento.

Os dados são da Receita Federal e fazem parte das declarações do Imposto de Renda 2021, com base nos rendimentos de 2020.


Relevante agora

BTLG11 realiza 11ª subscrição: confira os detalhes


O BTG Pactual Logística (BTLG11) aprovou a realização de sua 11ª emissão de cotas no valor de 110,19 reais por cota — destinada apenas a seus cotistas. O Fundo informou que o objetivo é captar 100 milhões de reais.

O que chama a atenção do nosso analista de FIIs, Marx Gonçalves, é o baixíssimo custo da oferta — equivalente a apenas 0,19 por cento —, sendo que eventuais custos adicionais serão arcados pelo administrador ou pela gestora do FII.

O destino dos recursos levantados com a emissão será o pagamento de dívidas do Fundo atreladas ao CDI, que atualmente representam um total de 115 milhões de reais e custo médio ponderado de CDI + 3,13 por cento a.a.

Vale a pena fazer esta subscrição?

No entendimento do nosso especialista, mesmo a alavancagem do Fundo sendo baixa (LTV de 12,4 por cento), o movimento é favorável por um motivo muito simples. Com a perspectiva de novas altas da Selic e sua manutenção em patamares de dois dígitos por um bom período, os custos dessas dívidas tendem a superar os resultados gerados pelos imóveis. Dessa forma, ao quitá-las, o Fundo será capaz de incrementar a geração de caixa livre das operações (FFO) para os cotistas em 0,05 centavos por cota.

Quem já é cotista do FII poderá exercer o direito de preferência da subscrição entre os dias 10 e 22 de março, com fator de proporção equivalente a 6,566436578 por cento.

Acesse a nova mentoria disponível na área de membros da série Nord FIIs e saiba mais.


Meme do dia

Tópicos Relacionados

Compartilhar