Juros no Brasil sobem novamente

Os segredos dos investidores profissionais para investir em meio ao crescimento dos riscos fiscais no país

Marilia Fontes 21/07/2022 12:51 4 min
Juros no Brasil sobem novamente

Se você acompanha o mercado futuro deve ter percebido que os juros brasileiros para vencimentos mais longos seguem subindo bastante.  

A taxa prefixada com vencimento em janeiro de 2025, por exemplo, ultrapassou a marca dos +13 por cento nas últimas semanas, acelerando nos últimos dias.

Fonte: Bloomberg

Os motivos envolvem risco político, fiscal, inflação alta e aumento das taxas de juros americanas. Tudo isso impacta nos preços por aqui.

Eu me recordo do número de investidores que vinham falar comigo ansiosos por aplicar prefixados com juros de +10 por cento ao ano. Claro, para quem chegou a ver essa mesma taxa no +6 por cento e estava preocupado em rentabilizar bem a aposentadoria, a alta já representava uma boa melhora.

Mas você também já percebeu que as taxas não possuem patamares “ideais”. O cenário macroeconômico impera e, se temos piora dos fundamentos, temos piora das taxas sem um limite definido.

Por isso é tão importante seguir o fundamento. Ele é o que vai te dar o norte. Dificilmente o preço vai descolar muito do fundamento e, mesmo quando isso acontece, é por um período pequeno.

Entendido isso, tem mais um conceito importante quando vamos investir nosso dinheiro, que é a assimetria.

Às vezes, achamos que o mercado pode melhorar e as taxas podem cair, porém temos outros vetores na direção oposta que podem jogar contra.

Por exemplo, digamos que eu tenha convicção que as taxas estão em patamares suficientes para controlar a inflação, e que após a Selic chegar em torno de +14 por cento ela teria que cair (eu não tenho essa convicção, é somente um exemplo).

No entanto, ao mesmo tempo, eu acho que os EUA vão aumentar bastante suas taxas de juros e acho que o novo presidente, seja quem for, vai aumentar os gastos e piorar o fiscal.

Perceba que nem todos os vetores estão na mesma direção. Tem alguns apontando para uma taxa mais baixa e outros apontando para uma taxa mais alta.

Nesses casos, eu prefiro não tomar o risco. Não entrar no prefixado, pois mesmo acertando o cenário de Selic, as taxas longas podem subir por conta dos EUA. Ou seja, eu acerto o cenário, mas perco dinheiro.

Para você montar uma posição, principalmente se representar boa parte da sua carteira, algumas estrelas têm que estar alinhadas.

Por isso que eu ainda tenho uma dificuldade enorme de aplicar prefixados longos no Brasil. O que hoje é +13 por cento pode virar +14 por cento se esses riscos continuarem.

É importante saber que isso significa que as taxas podem cair e eu posso “perder” esse movimento. E vou ter que aceitar não ter ganhado esse dinheiro.

Mas eu prefiro não entrar em todas as apostas. Eu busco entrar apenas naquelas que tenho alta convicção. Que as estrelas estejam mais alinhadas. Caso contrário, se eu for colocando investimentos menos eficientes no meu portfólio, vou aumentando a chance de perder mais dinheiro do que ganhar.

Esse conceito que mencionei acima é um dos grandes segredos do investidor profissional. Ele não entra em tudo que ele acha bom. Ele só entra quando tem uma boa assimetria, e é isso que torna sua carteira vencedora no longo prazo.

Parece um conceito simples, não tem nada de difícil ou matemático aqui. Não precisa ser da NASA para implementar isso na sua carteira. Contudo, é a diferença entre ganhar dinheiro e patinar no mesmo lugar.

Você sente que patina no mesmo lugar nos seus investimentos?

Que ganhou muito dinheiro quando o mercado estava favorável, mas que perdeu tudo depois quando o mercado virou?

Você ficou com um leve gostinho de que talvez isso não era pra você?

Isso é totalmente normal!

Mas saiba que tem 8 conceitos importantes na gestão de investimentos que são extremamente simples, mas extremamente poderosos.

São exatamente aqueles que fazem a diferença final. Que te jogam em outro patamar de investidor. A elite dos investidores.

Depois, fica possível fazer um mapa mental e tornar seu processo de investimento muito mais fácil. Você passa a entender exatamente o que está acontecendo e se sente no controle do “jogo”. Eu chamei esse mapa de Código FONTES – em breve, vou dar mais detalhes – para facilitar o entendimento de que esses princípios são realmente uma forma codificada de operar.

Não significa que você vai acertar sempre. Ninguém acerta sempre, nem os melhores investidores de todos os tempos! Você não vai acertar sempre!

Mas você vai acertar mais do que errar. Além disso, quando você acertar, vai ganhar mais do que perde quando não acerta, esse é o jogo real.

Nesta semana, vamos falar sobre isso. Agora, mais do que nunca, com este cenário dificílimo de renda fixa, bolsa, criptoativos, fundos… é hora de você usar seu tempo para aprender; para mudar de patamar e se preparar para o ano que vem, que pode conter as maiores oportunidades já vistas nos últimos 40 anos de mercado.

Não precisa se afobar e sair comprando tudo. Vai dar tempo.

Esteja preparado!

Um abraço,

Tópicos Relacionados

Compartilhar