Já é ano eleitoral

Marilia Fontes 23/08/2021 12:32 4 min
Já é ano eleitoral

Na sexta-feira, depois do fechamento do mercado, Bolsonaro protocolou pedido de Impeachment do Ministro do Supremo Alexandre de Moraes. Além disso, o Presidente disse que enviará também um novo pedido para Roberto Barroso.

Para esse pedido prosperar, ele precisaria ser aceito pelo Presidente do Senado, mas Rodrigo Pacheco já avisou que não vê base e não pretende acatar o pedido. Apesar da negativa, a situação piora a relação entre os poderes e retira apoio da base do governo – isso é muito ruim, e eu vou explicar o motivo adiante.

Se o Presidente já sabia que teria essa negativa, por que ele mandou o pedido mesmo assim, abrindo espaço para narrativas como golpe militar, ditadura, entre outras? Dizem as más línguas que Bolsonaro quer mesmo é inflamar sua base de apoiadores, já pensando nas eleições de 2022. É a mesma estratégia usada com o voto impresso e a mesma estratégia usada por Donald Trump nos EUA.

As últimas pesquisas eleitorais mostram queda da aprovação do Presidente e aumento da intenção de votos em Lula. A pesquisa da XP mostrou 40 por cento de intenção de votos no ex-presidente, enquanto Bolsonaro teria 24. Com esse cenário difícil e com baixa base de apoio, o Presidente precisa contar com "pacotes de bondades" para tentar ser mais competitivo.

Esse é o grande problema do cenário atual. A briga entre poderes reduz a base – já fraca – de apoio do Presidente. Com isso, a vontade política para aprovar reformas como a Tributária, Administrativa, entre outras, fica muito comprometida. E tudo isso em um cenário fiscal já muito delicado, após os gastos agressivos com o combate à pandemia.

Podemos ver os reflexos dessa insegurança nos preços de mercado. A bolsa de valores já caiu 10 por cento do seu nível máximo recente. O dólar, que chegou a bater 5 reais por dólar, agora já bateu 5,45 no mercado de ontem. As taxas de juros, então, nem preciso falar da desgraça.

As taxas de 5 anos já bateram 2 dígitos, e as taxas mais longas estão em quase 11 por cento. Quem tem prefixados e indexados à inflação está vendo na sua corretora o prejuízo que a marcação a mercado pode causar. Perguntas sobre "é ou não a hora de vender" não param de pipocar no meu Telegram do Renda Fixa Pro. Faço questão de fazer longos áudios explicando o cenário no detalhe e a melhor estratégia.

Há uma luz no fim do túnel?

O fato é que esse cenário volátil de preços não vai a lugar nenhum. Antecipamos a discussão das eleições e elas vão durar até o final do ano que vem. Esteja preparado para um mercado bem difícil, bem volátil, com altas e quedas, além de muita insegurança.

O mercado que tivemos até agora, de recuperação e ativos em alta, não vai mais acontecer. Agora é volatilidade.

Mas como operar um mercado desses? Devo vender tudo e correr para as montanhas?

Não!

Muitos investidores são categóricos em dizer que mercados voláteis são os melhores para se ganhar dinheiro. Desde que, é claro, você saiba como operá-los.

Você deve se desprender de tudo o que você ouviu sobre como ganhar dinheiro com ações. Os maiores investidores de bolsa de todos os tempos, como Warren Buffett, Charlie Munger, entre tantos outros, usam regras que são o oposto do que a sua intuição de investidor lhe diria para fazer.

Para estar preparado, é preciso fazer um reset, digamos assim, um DETOX!

Tirar os conceitos errados que vão levá-lo ao prejuízo e colocar novos conceitos que vão garantir a linha de pensamento correta. Isso é o mais importante na hora de ganhar dinheiro. Não é escolher a ação que mais subiu, como todo mundo pensa. É ter a linha de pensamento correta.

Aqui, na Nord, nós levamos a preparação do investidor muito a sério. Eu mesma já fiz um programa chamado Master Portfólio com os 7 princípios do investidor de sucesso. Foi muito bom receber feedbacks dos assinantes dizendo que os princípios transformaram a forma como eles enxergam o mercado. O programa era caro, mas valia a pena.

No entanto, pensando em democratizar esse conhecimento e atingir um número de pessoas ainda maior, a Danielle fez um programa totalmente gratuito chamado Treinamento Emergencial Detox Financeiro, bem voltado para o mercado de ações. Esse programa começa hoje e, honestamente, você não pode perder.

Queria muito ter feito um Detox quando comecei a investir, pois eu teria me livrado de muito prejuízo. Fica a minha dica para quem quer aprender. A Dani é a pessoa mais didática que eu já conheci. Depois vocês me contam ou deixem um comentário aqui.

Surfar o mercado dos próximos 2 anos será muito difícil; sem os princípios corretos então, eu diria que será impossível.

Esteja preparado.

Tópicos Relacionados

Compartilhar