Inter estreia em NY: ações vão voltar a subir?

Futuros dos índices acionários sobem à medida que investidores avaliam risco de recessão

Nord Research 24/06/2022 13:00 7 min
Inter estreia em NY: ações vão voltar a subir?

Nord Insider

Nesta sexta-feira, 24, o pré-mercado de Nova York abre em alta com os investidores avaliando a inflação e os temores de uma recessão econômica.

Na agenda econômica, sai a Sondagem de Expectativas do Consumidor de junho e os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15, IPCA-15, de maio. Nos Estados Unidos, destaque para a contagem de sondas de petróleo referente à semana terminada em 17 de junho.

Principais assuntos de hoje:

  • Inter&Co estreia na Nasdaq: tudo o que o acionista precisa saber;
  • Leilão de transmissão de energia deve ter lotes mais caros.

Inter&Co estreia na Nasdaq: tudo o que o acionista precisa saber


Demorou, mas o Banco Inter concluiu seu sonho americano. As ações da Inter&Co, holding da companhia, fizeram sua estreia na bolsa de tecnologia Nasdaq, em Nova York, na quinta-feira, 23, sob o código INTR, após a reorganização societária.

Diante do pessimismo generalizado dos últimos quatro meses, os papéis estrearam em queda na bolsa americana, encerrando com uma desvalorização de -13 por cento, a 3,48 dólares (18,23 reais).

O que o Inter busca nos Estados Unidos

De acordo com o analista Rafael Ragazi, responsável pela cobertura do ativo na Nord Research, ao listar as ações da holding Inter&Co nos Estados Unidos, o banco se fortalece como uma companhia global de tecnologia.

Além das negociações serem realizadas em dólar, outros benefícios contribuíram para uma maior atratividade pela Nasdaq, como:

  • Nos Estados Unidos, os investidores pagam um preço mais alto pelo crescimento das LatAm Techs se compararmos às que são negociadas na B3, apresentando um múltiplo EV/Receitas médio de 4,9x, enquanto no Brasil essas empresas são negociadas a apenas 1,1x Receitas.
  • Outro fator considerado é que as ações das empresas da América Latina listadas nos EUA também contam com uma cobertura muito maior de instituições e casas de research (média de 10 analistas na cobertura vs. quatro no Brasil) e as metodologias/múltiplos utilizados são mais adequados para a avaliação de empresas de crescimento, como EV/Receita e EV/Clientes, por exemplo.

A criação de valor pelo Banco Inter

Para destravar seu plano de crescimento a longo prazo, o Inter implementou uma estrutura de voto 10:1 (também conhecida como Super Voting) e que já é utilizada por outras empresas brasileiras listadas nos EUA, como Stone (STNE) e XP (XP). A estrutura concederá aos controladores, por meio da titularidade de Class B Shares, o direito a 10 votos por ação.

Concluída a transação, a capacidade adicional da empresa em levantar capital (sem mudança de controle) é aumentada em mais de 30x, para aproximadamente 14 bilhões de dólares, o que permitirá ao Inter continuar entregando ou até mesmo acelerando seu crescimento nos próximos anos.

O que muda para os acionistas do Inter

De acordo com a empresa, os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) do Inter foram automaticamente depositados na conta do acionista na corretora na segunda-feira, 20. Os novos papéis estão listados na B3 sob o código INBR31.

Para cada seis ações ordinárias do Inter ou seis preferenciais, o acionista recebeu um BDR. Para cada duas units, também foi entregue um BDR e as ações do banco (BIDI3, BIDI4, BIDI11) deixaram de ser negociadas na B3.

Lembrando que quem não escolheu a opção de Cash-Out (recebimento de um valor econômico em troca das ações), recebeu o BDR do Inter na segunda-feira, 20 — e desde  quarta-feira, 22, pode solicitar  a conversão do ativo em uma ação dos EUA (INTR), que será realizada sem a cobrança de nenhuma taxa até o dia 22 de julho de 2022.

Quem optou pela opção Cash-Out recebeu o pagamento na segunda-feira. O valor final pago pela opção foi de 39,18 reais por cada BDR (ou de 19,59 reais por cada unit do Inter). Lembrando que, por conta da alta demanda pela opção, ocorrerá um rateio na razão de 21,5 por cento do total de ações que tenham aderido ao cash-out.

As ações do Inter vão voltar a subir?

Segundo o nosso analista, com as ações sendo negociadas na bolsa americana, a tendência é que haja uma maior liquidez no papel, além de que a volatilidade possa ser menor, tendo em vista a maior familiaridade do investidor estrangeiro com empresas de tecnologia com crescimento exponencial na bolsa americana.

Sobre o cenário doméstico, o CEO do Inter, João Vitor Menin, disse em entrevista ao jornal Valor Econômico que o segundo semestre tende a ser melhor do que o primeiro, mesmo com as eleições, já que o começo do ano foi muito afetado pela ômicron.

O investidor (paciente) será recompensado

No médio e longo prazo, o Banco Inter tem uma boa tese de investimento, mas ainda com suas ações baratas como estão atualmente. Continuamos confiantes com as perspectivas de crescimento. A efetivação da reorganização societária abrirá novos mercados e oportunidades para a companhia continuar acelerando seu plano de expansão internacional, aumentando ainda mais sua competitividade frente a outras instituições financeiras digitais e plataformas globais de e-commerce. Portanto, reiteramos nossa recomendação de Compra em INBR31 e INTR.

Preço da terra sobe e encarece projetos de linhas de transmissão


Muita gente lembra da cena emocionante de O Rei Leão na qual Mufasa e Simba estão na Pedra do Rei e o pai diz: “Olhe, Simba, tudo isso que o sol toca é o nosso reino!”. Acontece o mesmo quando uma empresa de energia passa por uma vasta extensão territorial: ela visualiza a passagem de torres de transmissão por algumas centenas de quilômetros — até onde o sol toca.

A única diferença é que, no longa-metragem da Disney, Simba herdou as terras do reino, e no mundo real, essas empresas que detêm concessões de transmissão precisam ir atrás dos proprietários de terras para erguer suas torres e passar os cabos de alta tensão.

Indenizações pagas aos donos de terras estão mais caras

As empresas interessadas no próximo leilão do setor estão preocupadas com a alta recente no preço das terras em polos agrícolas.

Segundo relatório da consultoria IHS Markit, o valor médio de terras rurais, no primeiro trimestre de 2022, foi de 22.160 reais por hectare, equivalente ao crescimento nominal de +39,5 por cento comparado à média de 15.889 mil reais por hectare relativamente a 2021.

Segundo reportagem do Valor Econômico, o custo fundiário deve chegar a mais de 10 por cento do custo de implantação dos novos “linhões” e pode atingir até 15 por cento no caso de alguns dos lotes oferecidos. As indenizações costumavam ficar, normalmente, em cerca de 5 por cento do investimento total nos projetos, disse uma fonte ouvida pelo jornal, que preferiu não se identificar.

A reportagem apontou a valorização de commodities no mercado internacional como principal fator para o encarecimento das terras.

Impactos sobre futuros projetos de transmissão

O analista da Nord Research, Guilherme Tiglia, considera a valorização de terras como ponto de atenção para os lances do próximo leilão de novas linhas de transmissão, programado para o dia 30 de junho, na sede da B3.

Na avaliação do nosso analista, com investimentos (Capex) mais apertados, a razão entre Receita Anual Permitida/Investimentos (RAP/Capex) fica menos interessante para as empresas do setor. Claro, isso faz todo o sentido, já que o retorno em relação ao investimento fica menos atrativo com volumes de investimentos mais elevados.

Por outro lado, a nosso ver, parcerias firmadas entre algumas empresas devem fortalecer a competitividade no próximo leilão.


Leilão de Transmissão deve ter maior oferta de investimentos

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a licitação do Leilão de Transmissão nº 1/2022 abrange 13 lotes e a manutenção de 5.425 quilômetros de linhas de transmissão.

A expectativa de investimento é de 15,3 bilhões de reais com previsão de 31.697 empregos diretos durante o período de construção das instalações.

Os empreendimentos, com prazo de conclusão de 42 a 60 meses, contemplarão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.


Meme do dia

Tópicos Relacionados

Compartilhar