Ibovespa fecha no negativo; CMIG4; TAEE11 e 'Alerta Vermelho'

Crescimento econômico mais fraco e inflação alta reforçando apostas de Selic mais alta

Nord Research 17/11/2021 13:17 7 min
Ibovespa fecha no negativo; CMIG4; TAEE11 e 'Alerta Vermelho'


O Índice Bovespa fechou em queda de -1,82 por cento, aos 104.404 pontos, pressionado por indicadores econômicos fracos por aqui, destoando do exterior. Nossos analistas de renda fixa, Marilia Fontes e Christopher Galvão, comentaram o que é importante saber sobre os dados de varejo e de produção industrial dos Estados Unidos em outubro.

Na agenda econômica desta quarta-feira, 17, os investidores estarão atentos ao vencimento de opções sobre o Ibovespa, enquanto na Zona do Euro será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor referente a outubro.

Prévia do PIB do Banco Central

A atividade da economia brasileira registrou perdas de -0,27 por cento em setembro na comparação com agosto e fechou o terceiro trimestre indicando a possibilidade de estagnação econômica em 2022, mostraram dados do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgados na terça-feira (16).

Infelizmente, para piorar o cenário, o BC revisou para baixo o dado de agosto a uma queda mensal de -0,15 por cento para -0,29 por cento. Contudo, o resultado de setembro ficou em linha com a expectativa do mercado, queda de -0,30 por cento.

Considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br é um indicador que incorpora estimativas para o setor de indústria, vendas no varejo e serviços. E não é que encerramos setembro com fortes quedas na comparação com agosto?

O mês foi marcado por quedas da produção industrial (-0,4 por cento), das vendas no varejo ampliado (-1,1 por cento) e dos serviços (-0,6 por cento).

Gráfico apresenta indicadores de atividade (mensal).


Boletim Focus


Além do IBC-Br, hoje o foco dos investidores também está nas expectativas para a Selic. As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) mantiveram as projeções para a taxa básica de juros em 9,25 por cento até o final do ano, e 11,00 por cento para 2022.

Por outro lado, vamos ter que digerir a projeção do mercado financeiro para a inflação, que subiu de 9,33 por cento para 9,77 por cento em 2021, um aumento de 0,44 ponto percentual (p.p.) frente à última projeção. Para 2022, acelerou o ritmo de alta de 4,63 por cento para 4,79 por cento.

Na visão do analista de renda fixa Christopher Galvão, o cenário é preocupante. Estamos vendo dados de atividade bem fracos, o que vem levando o mercado a reduzir as expectativas de crescimento para o nosso PIB. Além disso, o forte IPCA de outubro e alta das expectativas para a nossa inflação pressionam ainda mais o Banco Central a acelerar o passo de aumento da Selic.

Os dados do IBC-Br e “Focus” reforçam as incertezas em relação ao cenário econômico, piorando as condições financeiras, o que leva a um ciclo de alta de juros maior para tentar conter a inflação.

Gráfico apresenta IBC-Br (mensal).


Cemig estuda vender Taesa em 2022


A Cemig (CMIG4) estuda vender, em 2022, as ações que detém da Taesa (TAEE11), informou o diretor de Finanças e de Relações com Investidores da companhia, Leonardo Magalhães, ao Broadcast.

Em entrevista exclusiva ao Broadcast, Magalhães afirmou que a Cemig esperava vender sua fatia na Taesa neste ano, mas não foi possível. Uma das principais dificuldades está atrelada ao valor da TAEE11. No mês, as ações da Taesa desvalorizam -5,64 por cento na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Essa movimentação do setor elétrico está no radar do analista de ações Guilherme Tiglia. Para ele, o processo de venda da Taesa pela Cemig parece pouco provável em um ano eleitoral. No entanto, como Taesa negocia a um prêmio em relação às outras transmissoras, se ocorrer uma eventual assimetria nos preços, o Guilherme alinhará com os assinantes do Nord Dividendos sua estratégia.

Para o ano que vem, a companhia ainda pretende realizar a abertura de capital da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).



Taesa deixa saudade com grandes dividendos



Mas calma, pois pode voltar. Embora o desempenho da Taesa no terceiro trimestre não tenha empolgado o mercado, de acordo com a política de dividendos da empresa, os acionistas devem receber, pelo menos, 50 por cento de seu lucro líquido anual IFRS.

Olhando para os resultados divulgados pela empresa nos nove primeiros meses do ano, que foram impulsionados pela alta do IGP-M e levando em conta que não houve anúncio de dividendos nos últimos dois trimestres, é possível imaginar um anúncio no quarto trimestre. Fiquem atentos!

INTERNACIONAL

EUA: vendas no varejo e produção industrial superam expectativas



Lá fora, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos informou na terça-feira (16) que as vendas no varejo subiram +1,7 por cento em outubro ante setembro, para 638,2 bilhões de dólares, acima da expectativa que era de +1,5 por cento.

Os dados de vendas totais em setembro ante agosto foram revisados para cima, passando de +0,7 por cento para +0,8 por cento.

Já o núcleo das vendas do varejo também subiu +1,7 por cento, acima da estimativa de +1 por cento no período.

Na visão da analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research Marilia Fontes, os dados divulgados pelo Departamento do Comércio reforçam o cenário de forte recuperação da economia americana. Mesmo quando consideramos os dados em termos reais (desconsiderando a alta recente da inflação), notamos que o varejo está, há um bom tempo, desempenhando acima do nível pré-pandemia, o que mostra o sólido desempenho do setor, como indica o gráfico abaixo.

No gráfico, o crescimento de vendas no varejo americano acima do período pré-pandemia.
No gráfico, o crescimento de vendas no varejo americano acima do período pré-pandemia. Fonte: Jason Furman, professor of Practice at Harvard; U.S.Census Bureau‌‌


Ainda na agenda internacional, a produção industrial nos Estados Unidos subiu +1,6 por cento em outubro ante setembro, segundo dados divulgados pelo Federal Reserve. O resultado veio bem acima da expectativa do mercado, que previa alta mensal de +0,9 por cento no período.

A Marilia lembra que a queda da produção industrial em setembro ante agosto (-1,3 por cento) foi pressionada pelo furacão Ida, que atingiu o Estado de Louisiana, no sul dos EUA, e limitou a produção de petróleo e gás, dificultando a produção e a mineração para os setores da indústria.

Já no mês de outubro, o setor se recuperou dos fatores que tinham prejudicado o desempenho da indústria em setembro e ainda apresentou uma forte alta na produção de veículos, que vem sofrendo com a falta de componentes, em especial semicondutores.

O analista de renda fixa Christopher Galvão acrescenta, ainda, que mesmo diante do cenário de alta na indústria, economistas alertam para os gargalos da cadeia produtiva em relação ao abastecimento da indústria, que tem limitado a produção no país, mas que pode se normalizar com o tempo. Contudo, a economia americana passa por um processo de recuperação mais persistente do que o esperado, o que, por sua vez, pode levar o Federal Reserve (Fed) a agir de forma mais “hawk” para controlar o cenário de inflação elevada.



“Alerta Vermelho” se torna o filme de maior estreia da história da Netflix

🍿 Prepare o baldinho de pipoca para assistir “Alerta Vermelho”. O novo longa de ação da Netflix (NFLX34) estreou em 12 de novembro e, em apenas dois dias, se tornou a maior estreia de filme original da plataforma.

Ryan Reynolds, Gal Gadot e Dwayne "The Rock" Johnson.
Ryan Reynolds, Gal Gadot e Dwayne "The Rock" Johnson são os astros do longa de ação da Netflix. Fonte: Reprodução


O longa é a produção mais cara da história da Netflix e ficou em primeiro lugar no TOP 10 dos filmes mais assistidos em todos os países em que o streaming controla esse tipo de atividade.

Não foram divulgados ainda os números que indicam o tamanho desse lançamento, mas segundo o site Rotten Tomatoes, a avaliação da audiência chega a 92 por cento.

Novamente, a Netflix traz notícias ao mercado que indicam uma sustentável forma de ganhar novos assinantes e, consequentemente, aumentar suas receitas. O analista internacional Cesar Crivelli recomenda MANTER as ações da Netflix (NFLX34).

Tópicos Relacionados

Compartilhar