Ibovespa dispara; Inflação sobe; FIIs e Tesouro IPCA+

Você está perdendo dinheiro no tesouro direto este ano? Saiba o que está acontecendo

Nord Research 10/09/2021 16:48 5 min
Ibovespa dispara; Inflação sobe; FIIs e Tesouro IPCA+

Ontem, o Índice Ibovespa teve uma sessão bastante volátil, mas terminou o pregão em alta de 1,7 por cento.

A Bolsa chegou a cair -0,62 por cento, puxada pela queda das ações da Petrobras (PETR3; PETR4) e do avanço acima do esperado para a inflação oficial em agosto. À tarde, depois do presidente Jair Bolsonaro escrever uma carta para o Supremo Tribunal Federal (STF), a Bolsa chegou a subir mais de 2,6 por cento a 116.353 pontos.

Na opinião do Breia, esse fato passa uma sinalização de que o presidente está preocupado com a crise institucional e está em busca de uma articulação; trazer o ex-presidente Michel Temer para o jogo também mostra que Jair Bolsonaro está menos belicoso com os outros poderes, o que pode ser positivo, visto que, nas últimas semanas, a tensão entre os três poderes tem pesado no preço dos papéis.

Inflação sobe acima do esperado

O destaque da agenda econômica de ontem (8) ficou por conta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, que subiu 0,87 por cento, segundo dados do IBGE. Com isso, o indicador acumula altas de 5,67 por cento no ano e de 9,68 por cento nos últimos 12 meses.

O Christopher acompanhou as informações divulgadas e ressalta que não só o IPCA cheio veio acima das expectativas do mercado (de 0,71 por cento), mas também os núcleos de inflação, que buscam mitigar choques temporários, aceleraram no mês – o que reforça um cenário pior para a inflação.

Além disso, o próximo relatório Focus, divulgado toda segunda-feira no site do Banco Central, deve continuar mostrando o mercado revisando as expectativas de inflação de 2021 e de 2022 para cima.

O Christopher vê que esses dados dificultam a tarefa do Banco Central de cumprir com o centro da meta de inflação do próximo ano (de 3,50 por cento). Como é importante não deixar essas expectativas ficarem muito longe da meta, o Copom fica mais pressionado em sua próxima reunião, que acontece dia 22 de setembro, a dar um ajuste mais forte na Selic, uma vez que o mercado passou a precificar uma alta de 150 pontos-base, o que levaria a Selic para 6,75 por cento.

Gráfico apresenta Núcleos (acumulado em 12 meses).
Gráfico apresenta Núcleos – média mensal (%)

Como ficam os FIIs com a alta do IPCA?


Considerando o cenário de inflação que o Christopher acabou de apresentar acima, o Marx fez uma avaliação sobre os impactos nos fundos imobiliários.

Fundos de papel. Se você tem participação em FIIs ou pensa em investir neles, vai gostar de saber que, na avaliação do Marx, o IPCA acima do esperado continua beneficiando os fundos de papel mais expostos ao índice de inflação, uma vez que esses fundos distribuem a correção monetária dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) nos rendimentos.

Para ficar de olho. O Marx disse que, como a composição do IPCA de agosto veio bastante negativa, isso sugere que o processo inflacionário está ainda mais persistente do que o esperado, o que pode levar o Banco Central a ser mais contundente no ciclo de altas da Selic.

Para os assinantes do Nord Fundos Imobiliários, nada muda nos fundamentos das nossas posições em carteira, que é formada por fundos de tijolos bastante descontados e FIIs de papel que se beneficiam dos movimentos mencionados acima.

O que esperar. O Marx disse que é possível que o mercado de fundos imobiliários siga bastante volátil até a Selic se estabilizar, trazendo boas oportunidades para os investidores do Nord FIIs com visão de médio e longo prazo.

Junte-se a nós e comece a receber aluguéis mensais e também na valorização das cotas. Acesse a carteira do Nord Fundos Imobiliários.

Títulos de renda fixa com rentabilidade negativa, o que fazer?

Você foi no tesouro direto e viu que está perdendo dinheiro no seu tesouro IPCA+ no ano em que a inflação subiu e não entende o que está acontecendo?

No Twitter. A Marilia (@mariliadf2) escreveu uma thread, ontem, bastante informativa para você entender de vez a influência da inflação na perda relativa de alguns fundos de renda fixa.

Print do tweet da Marilia (@mariliadf2).



Por lá, ela explicou que o IPCA+ é um título híbrido, ou seja, a sua rentabilidade é composta por duas partes: uma prefixada e outra pós-fixada.

Quando a inflação sobe, a parte pós-fixada rende mais (uhuu). Mas… se a inflação sobe o suficiente para fazer com que o mercado reprecifique a necessidade de juros para cima, então o componente prefixado sobe junto, gerando uma marcação a mercado negativa nesse título. Se você quiser continuar a leitura, basta clicar aqui.

Mercado pessimista com o varejo de móveis?

Você investe nesse setor? Caso invista, é provável que você esteja acompanhando as ações da Mobly (MBLY3), que derretem mais de -50 por cento desde o IPO; e os papéis de Westwing (WEST3) também registraram queda de mais de -30 por cento nos últimos seis meses, após oferta pública.

E por que o mercado está pessimista com o varejo de móveis? Já ouviu a Danielle falando… “jamais invista com emoção”?


Vamos à expectativa. O consumo no setor de casa, no início da pandemia de Covid-19, impactou de forma positiva os papéis do varejo de móveis porque, estando em casa, as pessoas repuseram sofás, mesas, entre outros. Com o mercado apostando em uma valorização ainda maior, os papéis subiram.

Agora, a realidade. Mas passada essa primeira fase, diferentemente das expectativas de otimismo do mercado, não houve crescimentos expressivos no setor e as vendas de móveis e eletrodomésticos caíram.

Essa história curta serve para ensinar a você um fundamento importante: não tente operar o cenário. Quem comprou MBLY3 ou WEST3 ao longo da pandemia se expôs a um risco seríssimo para os seus investimentos.
Isso também ajuda você a conhecer o trabalho da Danielle. Do ponto de vista fundamentalista, ela se dedica a estudar as empresas e dá mais atenção para as companhias com resultados no médio e no longo prazo.

Basicamente, ela identifica o potencial de crescimento do lucro da empresa no futuro, a partir das análises macroeconômica, setorial e dos dados financeiros do negócio. Conheça mais acessando o Nord Ações a partir de 5,00 reais por mês.

Tópicos Relacionados

Compartilhar