Guerra e pacote dos combustíveis

Pré-mercado de Nova York opera em leve alta, monitorando a alta dos preços do petróleo.

Nord Research 08/03/2022 12:26 8 min Atualizado em: 08/03/2022 16:31
Guerra e pacote dos combustíveis

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta terça-feira, 8, o pré-mercado de Nova York opera em leve alta após tombo da véspera. O mercado continua preocupado com a disparada dos preços do petróleo, junto a temores de inflação global e alta de juros.

Na agenda econômica, destaque fica por conta dos dados de inflação do IGP-DI de fevereiro e da inflação ao produtor (IPP) de janeiro no Brasil. Nos Estados Unidos, será divulgada a balança comercial e os dados de estoques do atacado, ambos referentes a janeiro.


Petrobras quer subir preço da gasolina, mas governo discute congelamento temporário


O preço do petróleo abriu a semana a 130 dólares por barril no mercado internacional, nível mais alto desde 2008, devido ao aumento da tensão com a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Analistas do Bank of America (BOAC34) disseram, em relatório, que o petróleo pode chegar a 200 dólares caso os EUA e aliados europeus cortem importações de petróleo russo, em mais uma sanção pela guerra no Leste Europeu.

De acordo com dados da Abicom, a associação que reúne os importadores, a Petrobras registra uma defasagem nas cotações dos combustíveis frente ao patamar do mercado internacional de 26 por cento para gasolina e 30 por cento para diesel — e segue aumentando.

Conforme explica o analista e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa, a Petrobras sofre em razão do temor de que a estatal tenha de segurar o reajuste nos preços dos combustíveis no Brasil neste período de instabilidade da guerra.

Durante a sessão de ontem, a pressão do mercado ganhou força e refletiu sobre os preços das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), que têm a segunda maior participação do índice. Os papéis ON fecharam em queda de -7,65 por cento, a 34,14 reais, e os PN em baixa de -7,10 por cento, a 31,80 reais.

As ações da PetroRio (PRIO3) também registraram forte queda de -2,29 por cento, a 27,55 reais, acompanhando as perdas da estatal. Para o nosso analista, os papéis da PetroRio deveriam continuar subindo junto ao petróleo, e não cair com a Petrobras. PRIO não é impactada pelo controle de preços da gasolina. “Não faz sentido, mas o mercado é maluco”, disse.

Fonte: Bloomberg


A expectativa pela votação do pacote dos combustíveis

A ideia, que ainda está sendo discutida e não tem um consenso geral, é a criação de uma espécie de tabela fixa e parte do aumento ser bancado pelos dividendos da estatal. Outras medidas levantadas envolvem subsídio, reservas de controle, criação de fundos, impostos — a maioria tem implementação temporária.

Atualmente, tramitam no Congresso dois projetos de lei para suavizar a elevação da gasolina. O PL 1.472 cria uma conta de estabilização, espécie de colchão para amortecer altas da gasolina e do diesel, e estabelece critérios para definição de preços. O PLP 11 altera as regras de ICMS dos combustíveis. A expectativa é que sejam votados ainda nesta semana.


Rússia x Ucrânia: Aura Minerals pode ter retorno interessante com ouro em alta

As ações da Aura Minerals (AURA33), empresa de produção de ouro e cobre, recuperaram parte das perdas com ganhos de +7,42 por cento na segunda-feira, 7. Os papéis registraram uma queda acumulada na última semana de quase -10 por cento com a notícia de que o governo de Honduras havia determinado o cancelamento das licenças de exploração mineral no país.

Ontem, a mineradora canadense esclareceu ao mercado, em nota, sobre o estado das suas operações em Honduras e os papéis dispararam, chegando a valorizar +6,5 por cento, entre as maiores altas no mercado.

“A Mina de San Andres possui todas as licenças e permissões válidas para operar e segue suas atividades em conformidade com a legislação aplicável. Adicionalmente, a Mina de San Andres não realiza dragagem de rios”, informou a companhia.

Segundo o governo local, o foco é combater atividades mineiras sem regulação e que realizam dragagem de rios —  e isso não vem ao caso.

Aura pode se beneficiar dos aumentos nos preços do ouro?

A cotação à vista do ouro subiu acima de 2.000 dólares a onça (28 gramas) no início da sessão de segunda, recuando para 1.983 dólares por volta das 12h08.

O analista Fabiano Vaz esclarece que o preço do ouro subiu em meio à crise na Ucrânia porque o metal precioso, historicamente, apresenta um bom desempenho em cenários de aversão ao risco.

Diante do cenário de incertezas, esperamos que a Aura se beneficie dos aumentos nos preços do ouro, impulsionados pela busca dos investidores por ativos de hedges e refúgios. Acreditamos também que a companhia deve continuar crescendo sua produção e controlando seus custos. Com isso, os resultados devem ser impactados positivamente no primeiro trimestre deste ano. Os preços do ouro sobem +9,23 por cento no acumulado do ano.

Mantemos nossa recomendação de compra para AURA33.

Precisa de mais informações? Acesse a série Nord Deep Value e leia a tese de investimento completa elaborada pelo nosso analista, além dos riscos do segmento.


Relatório Focus: mercado eleva projeção para o IPCA no ano pela 8ª semana seguida

A projeção do mercado financeiro na segunda-feira, 7, indica que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2022 deverá ser de +5,65 por cento. A mediana avançou pela oitava semana consecutiva no Relatório Focus e está cada vez mais distante do centro e do teto da meta deste ano (centro de +3,50 por cento e teto de +5 por cento).

Para o analista de renda fixa, Christopher Galvão, essa dinâmica das expectativas chama a atenção, uma vez que, se as projeções de inflação para este ano continuarem aumentando, isso afetará as projeções para 2023 (por enquanto, mantidas em +3,51 por cento, um pouco acima da meta de +3,25 por cento), que é o ano que o Banco Central ainda consegue cumprir a meta.

Mesmo com o avanço contínuo das estimativas de inflação, os economistas do Focus mantiveram a projeção para a taxa básica de juros (Selic) em +12,25 por cento para 2022. Já para o fim de 2023, passou de +8 por cento para +8,25 por cento.

O que chama a atenção do nosso analista é o fato de o levantamento do Focus estar atrasado em relação a quanto o mercado como um todo está precificando nas curvas de juros. A precificação extraída da curva de juros aponta para a Selic em +13,87 por cento ao ano (em setembro), caindo para +13,62 por cento no fim de 2022, enquanto para 2023 o mercado precifica uma Selic fechando o ano em +11,77 por cento (dados referentes às 15h25 do dia 07 de março). Ou seja, níveis bem acima das projeções dos economistas do Focus.

O Focus ainda aumentou a expectativa para o PIB brasileiro em 2022 de +0,30 por cento para +0,42 por cento. Essa alta está relacionada à surpresa positiva com o PIB do quarto trimestre de 2021 (alta de +0,5 por cento), que veio melhor do que as estimativas coletadas (+0,1 por cento). Assim, a atividade econômica nacional fechou o ano passado com alta de +4,6 por cento, totalizando 8,7 trilhões de reais, após queda de -3,9 por cento em 2020.

Nesse ponto, nosso analista avalia que ainda não houve uma mudança significativa quanto ao crescimento econômico em 2022. Para uma mudança mais expressiva nessas expectativas de crescimento, seria necessário observar um desempenho mais robusto e consistente dos dados.


Resgates em poupança superam depósitos em 5,34 bilhões de reais em fevereiro

Os saques na caderneta de poupança superaram os depósitos em 5,349 bilhões de reais em fevereiro deste ano, segundo dados do Banco Central (BC) na segunda-feira, 7.

Ao todo, o volume de dinheiro retirado da aplicação foi de 265,360 bilhões de reais no mês passado, enquanto os depósitos atingiram 260,010 bilhões de reais.

Segundo a instituição, este é o segundo mês do ano com mais saída de dinheiro da poupança do que entrada de recursos.

A sangria na poupança coincide com os tradicionais gastos de início de ano, como os impostos IPVA, IPTU. Contudo, em termos de rendimento, vemos melhores opções para alocação.

Quanto rende a poupança hoje?

Atualmente, com a taxa Selic a +10,75 por cento ao ano, a poupança é remunerada pela taxa referencial (TR), atualmente em +0,067 por cento ao mês (+0,81 por cento ao ano), mais uma taxa fixa de 0,5 por cento ao mês (6,17 por cento ao ano).

Uma alternativa melhor, segundo o analista de renda fixa Christopher Galvão, para quem busca formar sua reserva de emergência, tendo acesso a alta liquidez e baixíssimo risco, seria o Tesouro Selic, cuja rentabilidade anual corresponde a 100 por cento da taxa Selic do período.

Com a inflação pressionada, a Selic deve seguir a dinâmica de alta, tornando o Tesouro Selic uma opção cada vez mais mais vantajosa quando comparada à rentabilidade fixa oferecida pela poupança.

Vale mencionar que há incidência de Imposto de Renda (regressivo) no Tesouro Selic, enquanto a poupança é isenta. Mesmo com a cobrança de IR, o Tesouro Selic é mais vantajoso, especialmente quando o período de alocação é maior.



Relevante agora

De Shell a Apple: mais de 40 empresas suspenderam negócios na Rússia  

O conflito entre Rússia e Ucrânia está causando uma debandada de grandes empresas do país da Copa. Acompanhando o cerco colocado pelo Ocidente por meio de sanções econômicas contra a Rússia, diversas companhias multinacionais decidiram retirar seus negócios locais.

Para se ter uma ideia, apenas no setor energético, que representa perto de dois terços de toda a renda da Rússia (63 por cento), BP, Shell e Exxon retiraram cerca de 30 bilhões de dólares em investimentos.

Já outras companhias preferiram, por ora, suspender as operações, à espera da resolução do conflito, como é o caso das montadoras.

A exemplo, a Volkswagen e a Ford anunciaram a suspensão da produção de veículos na Rússia. A Harley-Davidson disse que também suspendeu seus negócios.


Veja a seguir quais foram as empresas que começaram a se retirar do país ou suspenderam seus serviços da nação liderada por Vladimir Putin:


Meme do dia


O prazo para declarar o Imposto de Renda vai até 29 de abril.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar