Fundo multimercado do Nubank vale a pena? O maior Fundo do Brasil em cotistas

Nesta quarta, 12, os mercados mundiais têm dia de ganhos em continuidade à sessão positiva em Wall Street

Nord Research 12/01/2022 13:25 10 min Atualizado em: 12/01/2022 15:00
Fundo multimercado do Nubank vale a pena? O maior Fundo do Brasil em cotistas




Nord Insider

Olá,

Nesta quarta-feira, 12, os mercados mundiais têm dia de ganhos em continuidade à sessão positiva em Wall Street, com investidores aparentemente aliviados após declaração do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.

Na agenda econômica, destaque para a divulgação da inflação ao consumidor, o CPI, de dezembro, nos Estados Unidos.

IPCA: inflação fecha 2021 em +10,06 por cento, maior alta em seis anos


O IBGE informou na terça-feira, 11, que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou alta de +0,73 por cento em dezembro. O resultado ficou acima da expectativa do mercado, de +0,65 por cento.

Com isso, a inflação oficial no acumulado de 2021 fechou em +10,06 por cento, muito acima do centro da meta de +3,75 por cento — com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, podendo variar entre +2,25 por cento e +5,25 por cento.

É importante mencionar que, ao longo de 2021, a inflação foi muito influenciada por choques como nos preços dos alimentos, nos preços dos combustíveis e gás e nos preços da conta de energia elétrica em razão da crise hídrica.

O que mais é importante sobre a alta de dezembro?

Nosso analista de renda fixa, Christopher Galvão, destaca que, em termos qualitativos, o desempenho também foi bem ruim devido à alta significativa nos bens industriais, nos serviços, núcleos e difusão.

Os núcleos de inflação voltaram da desaceleração apresentada em novembro (média de +0,90 por cento em dezembro, ante +0,61 por cento no mês anterior), mês beneficiado pelo período de promoções da Black Friday.

Já o índice de difusão escalou de +63,1 por cento para +74,8 por cento na margem, mostrando que a inflação continua bastante disseminada na economia.

👀 Perspectivas para a primeira reunião de 2022

De acordo com o nosso analista, é importante que o Banco Central esteja atento às projeções para não deixar as expectativas do mercado subirem ainda mais, de modo a manter as projeções de 2023 e 2024 ancoradas em torno das metas de inflação de +3,25 por cento e +3,00 por cento, respectivamente.

Para a reunião do próximo mês, o mercado precifica que o Comitê de Política Monetária (Copom) entregará outro grande aumento de juros (de 1,5 ponto percentual).

Inflação alta segue favorecendo FIIs de papel


O cenário de alta do IPCA segue favorecendo os fundos imobiliários (FIIs) de papel. Marx Gonçalves, nosso especialista em FIIs, explica que essa classe de fundos deve continuar se beneficiando da inflação elevada, uma vez que grande parte desses ativos possui carteiras de CRIs com uma alta indexação ao índice.

Seguimos monitorando atentamente as projeções do mercado para este ano e os riscos associados ao nosso cenário.

BIDI11: o que você precisa saber sobre prévia operacional do 4º tri de 2021


O Inter (BIDI11) divulgou a sua prévia operacional do 4T21, mostrando que segue em plena expansão com a conquista de 2,5 milhões de novos clientes de outubro a dezembro (+89 por cento vs. 4T20), e no ano foram adicionados 8 milhões de novos clientes.

Com isso, a empresa chega a 16,3 milhões de clientes, praticamente dobrando a sua base em um ano. O NPS, indicador que mede a satisfação dos clientes, é de 83 pontos, mais uma vez na zona de excelência.

No Inter Bank, a empresa encerrou dezembro com o saldo médio em conta por cliente de 1,26 mil reais e o volume transacionado nos cartões foi de 14,6 bilhões de reais no 4T21 (+94 por cento vs. 4T20), totalizando 42,9 bilhões de reais no ano.

Na parte de crédito, a originação de crédito foi de 6,1 bilhões de reais no quarto trimestre (+69 por cento vs. 4T20) e 20,1 bilhões de reais foram originados em 2021. A produção do crédito empresas se destacou mais uma vez, alcançando 4,1 bilhões de reais (+90 por cento), enquanto a originação do crédito consignado foi de 1,3 bilhão de reais (+42 por cento) e do crédito imobiliário, de 703 milhões de reais (+32 por cento).

No Inter Shop, a empresa atingiu 1,1 bilhão de reais em GMV (volume total em vendas), crescimento de +78 por cento na comparação com o mesmo período do ano anterior, que foi impulsionado pela Orange Friday (a Black Friday do Inter) e pelas promoções de Natal. O Inter realizou mais de 6,9 milhões de vendas no 4T21 (+80 por cento) e trouxe 474 mil novos clientes no trimestre, sendo que 72 por cento foram clientes recorrentes.

No Inter Invest, vertical de investimentos, o Inter recebeu o prêmio de melhor corretora digital do Brasil, pelo iBest, na avaliação dos usuários. O Inter diz que atingiu cerca de 2 milhões de investidores no quarto trimestre (+60 por cento), o que representa cerca de 12 por cento de sua base total de clientes.

Finalmente, no Inter Seguros, a empresa atingiu 838 mil clientes ativos (+229 por cento vs. 4T20) e 189 mil vendas no trimestre (+82 por cento).

No nosso entendimento, o Inter continua entregando crescimento em todas as suas verticais de atuação. Adicionalmente, vale ressaltar que as quedas em BIDI11 registradas nos últimos meses não estão atreladas aos fundamentos da empresa.

Após a divulgação da prévia operacional do quarto trimestre, as ações do banco avançaram, encerrando o último pregão em alta de +3,44 por cento, a 25,28 reais.

Recomendação: Compra

Bolsa ganha 760 mil investidores com IPO do Nubank

A Bolsa de Valores brasileira ganhou 759.935 novos investidores em dezembro, chegando a 4.209.735. Quando comparamos a dezembro de 2020, a B3 cresceu +55 por cento no número de investidores ativos.

Entenda o efeito roxo

O IPO do Nubank chegou à B3 no dia 9 de dezembro de 2021, data que coincide com o salto de +22 por cento no número de investidores individuais, de 3.449.800 para 4.209.735, entre novembro e dezembro.

Na abertura de capital, segundo o Nubank, cerca de 815 mil investidores compraram seus BDRs, negociados na B3 com o ticker NUBR33.

Além do efeito roxo, é importante mencionar que o mercado acionário local vem atraindo investidores de maneira mais forte desde meados de 2020, após a Selic ter atingido a mínima histórica de 2 por cento. Porém, com a elevação da Selic a dois dígitos em 2021, esse efeito vem sendo anulado.

No entendimento da Danielle Lopes, analista de ações que avaliou o IPO do Nubank, o número de investidores na bolsa brasileira poderá quase triplicar se os 7,56 milhões de “NuSócios” escolherem ficar com os BDRs. No entanto, dada a baixa aderência, vemos um risco-retorno pouco atraente para as ações do Nubank.

Mas não é só isso.

A empresa elevou seu preço de IPO e buscou engajar a audiência (clientes e não clientes) para propagandear sua oferta pública inicial, mas concluímos que não há conhecimento suficiente para as pessoas físicas se manterem investindo “sozinhas” em renda variável, considerando o cenário mais volátil de eleições. Os novos investidores precisarão de ajuda e o Nubank poderá ser cobrado disso, alerta nossa analista.

Teremos uma definição mais concreta após 12 meses do IPO, quando os clientes poderão decidir manter ou vender seu “pedacinho”.

Relevante agora

Fundo multimercado do Nubank se torna o maior do Brasil; vale a pena investir?

Em quatro meses, o fundo Nu Seleção Cautela, da Nu Asset (gestora do Nubank), tornou-se o maior fundo multimercado do país em número de cotistas.

Segundo dados da consultoria Economatica, o fundo atingiu 236.413 cotistas, mesmo com menos de um ano de existência. Agora, o que todo investidor quer saber é se vale a pena investir.

Convidamos o especialista em fundos de investimento Luiz Felippo para esclarecer as principais dúvidas sobre o produto. Confira.

Experiência de investimento

O nosso analista comenta que a ideia do roxinho era criar produtos que fossem acessíveis a qualquer investidor, seja qual fosse o tamanho dele, tudo de acordo com o lema do banco: ser menos burocrático, com menos custo e mais acessível a todos.

Nesse sentido, os produtos possuem um investimento mínimo irrisório, 1 real, custam 0,53 por cento de taxa de administração e sem custos de performance.

Contudo, eis a questão que vale 1 milhão em barras de ouro (que valem mais do que dinheiro):

— Seriam estes bons fundos? Vale a pena investir nos fundos do Nubank?

Antes, precisamos entender do que são feitos os fundos Nu Seleção.

Os produtos são feitos de FoFs (fund of funds), ou seja, uma estrutura de um fundo que investe em outros fundos. Em palavras simples, é uma coleção de estratégias dentro de um mesmo guarda-chuva e você compra esse pacote.

É como se fosse oferecido a você um prato pronto, com os seguintes itens: arroz, feijão, carne, salada e deliciosas batatas fritas, tudo em proporções exatas, e você paga um preço por isso. Se for “fitness”, não há como pedir para retirar as batatas, ok?

O que vem dentro deste “prato” do Nubank?

Em vez de comidas típicas brasileiras, basicamente, você terá uma alocação entre ativos de Renda Fixa, ações listadas no Brasil, ações internacionais e um kit de proteções (tipicamente, o mercado utiliza dólar e ouro).

Os investimentos nessas classes de ativo são em fundos passivos, sendo essa uma forma de investir que busca replicar a rentabilidade de índices de mercado; por exemplo, para ações brasileiras, o Ibovespa, enquanto para ações internacionais, o S&P500. Já os fundos cambiais são usados para replicar a performance do dólar e um pouquinho de fundos de ouro.

Vamos a outro exemplo. No caso do Nu Seleção Cautela, o maior fundo do banco roxo, com 230 mil cotistas, essa proporção é (aproximadamente):

  • 93,7% renda fixa: 87% do CDI e sem emoção e 6% em ativos prefixados e indexados à inflação;
  • 4 por cento entre Ibovespa (ações Brasil) e o S&P500 (ações americanas);
  • 2,3 por cento em proteções: tipicamente se utiliza Ouro e dólar.

É esse “prato” que você está comprando, nessas exatas proporções. Elas podem ser ajustadas ao longo do tempo, mas hoje essa é a foto.

Quais são os pontos que incomodam?

  1. No entendimento do nosso analista de fundos, o produto do Nubank é bastante focado em Renda Fixa.

    Ainda que seja um produto conservador e deve ser com menos risco, 95 por cento parece muito. O retorno de um produto como esse tende a ser basicamente CDI (ou um pouco a mais). Tanto que, desde o lançamento do fundo, estão com um retorno de 89 por cento do CDI — o mínimo deveria ser 100 por cento do CDI.

  2. Nesse sentido, outro ponto que incomoda é que tudo parece ser feito por meio de fundos de gestão passiva. O nosso analista diz que algumas áreas, como fundos de RF, ações internacionais e cambial, por exemplo, podem ser bons instrumentos, entretanto para ações no Brasil parece ser um erro.

    Para ele, o Ibovespa é um índice ruim historicamente e uma boa seleção de gestores de ações já se provou capaz de conseguir entregar um retorno bem acima do Ibovespa ao longo dos anos.


No geral, sentimos falta de outras estratégias, como os multimercados, nos quais achamos que os bons gestores ativos conseguem tirar um bom valor.

A ideia cumpre bem os papéis que o banco propõe: ser pouco burocrático, acessível e barato.

Mas será que o fundo Nu Seleção Cautela será um produto melhor para os 63 milhões de brasileiros com investimentos em poupança? Pode-se dizer que sim, porém, em termos de resultado, consideramos que não será a melhor escolha.

O Luiz recomenda aos assinantes do Nord Fundos formas mais legais (e rentáveis) de explorar essa indústria de fundos.

O trabalho dele na Nord Research é justamente esse de montar o prato para você, bem como escolher os melhores gestores do mercado.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar