Dinheiro caindo na sua conta em 2022

Pré-mercado de Nova York opera em alta nesta manhã, de olho em reuniões sobre guerra na Ucrânia

Nord Research 14/03/2022 12:48 7 min
Dinheiro caindo na sua conta em 2022

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta segunda-feira, 14, o pré-mercado de Nova York opera em alta antes da quarta rodada de negociação para um cessar-fogo. A Rússia e a Ucrânia deram sinais de que um possível acordo de paz pode estar próximo.
Na agenda econômica, destaque para a divulgação semanal do Relatório Focus pelo Banco Central. Os investidores também aguardam a divulgação da nova alta para a taxa básica de juros (Selic) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que coincide com a reunião do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central dos Estados Unidos (Fomc, na sigla em inglês) na quarta-feira, 16.

Atenção com a mudança de horário na B3, que passa a fechar às 17h, a partir de hoje, pelo fim do horário de verão americano. O novo horário também traz de volta o after market, com as negociações entre 17h30 e 18h.


Rússia x Ucrânia: 4ª rodada de negociações será nesta segunda, 14


A Rússia e a Ucrânia afirmaram, no domingo, 13, que devem voltar a conversar nesta segunda-feira, 14, quando o conflito entra no seu 19º dia. A quarta rodada de negociações sobre a guerra entre os dois países deve acontecer por videoconferência.

Segundo a agência de notícias Reuters, a reunião deve começar a partir das 10h30, horário de Kiev.


IPCA: inflação acelera para +1,01 por cento em fevereiro

A inflação oficial no país subiu +1,01 por cento em fevereiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado na sexta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio acima das estimativas dos analistas, que previam uma alta de 0,95 por cento.

A alta foi puxada pelos preços da área de educação, que subiram +5,61 por cento e tiveram impacto de 0,31 ponto percentual, seguida por alimentação no domicílio, que aumentou 1,65 por cento e contribuição de 0,27 ponto percentual em fevereiro.

Com os núcleos de inflação ainda bastante pressionados e o índice de difusão elevado, entendemos que está cada vez mais difícil para o Banco Central (BC) manter o plano de voo.

Para o analista Christopher Galvão, da série Renda Fixa Pro, as surpresas altistas observadas recentemente em dados de inflação colocam mais pressão em cima do BC para tentar desacelerar a alta nos preços para os patamares em torno das metas nos próximos anos.

Nosso analista destacou ainda que o novo reajuste para os combustíveis fará com que o índice continue pressionado em março. Esses reajustes nos preços da gasolina e do diesel podem exercer uma pressão de pelo menos +0,5 ponto porcentual para a inflação de 2022.

Qual a relevância disso?

Nesta segunda-feira, 14, o Relatório Focus deve refletir essa expectativa de inflação mais elevada do mercado, e essa dinâmica deve ser levada em consideração pelo Banco Central na próxima reunião do Copom, que acontece nesta quarta-feira, 16.

Lembrando que o BC não vai conseguir atingir a meta para inflação deste ano, mas ainda tem margem para conseguir cumprir a meta de 3,25 por cento para 2023 (expectativas atualmente em 3,51 por cento).

Nesse sentido, a autoridade monetária deve atuar em cima das projeções do mercado, de modo a não deixar que as expectativas saiam do controle, do contrário, ficará inviável conseguir desacelerar a inflação para os patamares em torno das metas.


Ainda há esperança para receber bons dividendos em 2022


O IRB (IRBR3) cancelou o pagamento de dividendos aos acionistas, deixando muita gente a ver navios.

Desde a fatídica carta da gestora de fundos Squadra, que expôs uma série de fraudes contábeis no financeiro da empresa, este seria o primeiro pagamento de dividendos referente a uma parte da reserva especial criada em 31 de julho de 2020.

Porém, em fato relevante, na sexta-feira, 11, a resseguradora explicou que o saldo de reserva especial de dividendos obrigatórios declarados e não pagos “foi absorvido por prejuízos apurados pela companhia em exercícios sociais posteriores”.

As 3 ações que podem pagar bons dividendos em 2022

Com a perda de algo positivo vindo de IRBR3, ainda há esperança para receber bons dividendos em 2022.

O analista Guilherme Tiglia comanda a série Nord Dividendos e selecionou três ações com maior potencial para gerar renda neste ano.

Na opinião dele, são papéis de empresas com previsibilidade de resultados e que devem pagar os dividendos mais sustentáveis e consistentes.

Entenda por que as empresas abaixo vão pagar bons dividendos.

1. EDP Brasil

A EDP Brasil (ENBR3) se destaca pelos resultados consistentes ao longo dos anos. A companhia tem apresentado um crescimento médio de EBITDA de 8 por cento a 10 por cento contratado até 2025, mas podendo também ter outras opcionalidades de crescimento.

Além disso, vale ressaltar que a cotação de ENBR3 acompanhou o crescimento do EBITDA até agora e as perspectivas de resultado futuro persistem, e isso basta para o nosso analista — lembre-se de que os preços acompanham os resultados a longo prazo.

Mas o que pode alterar esse cenário?

É claro que, como qualquer investimento, existem riscos como questões regulatórias (risco sistêmico); dificuldade em melhorar a eficiência da distribuição (risco de distribuição), risco de atividade econômica (risco de distribuição); e um cenário mais competitivo nos leilões de transmissão (risco de transmissão) — neste último, o risco é de não conseguir seguir crescendo por meio do arremate de novos lotes de transmissão.

Adicionalmente, estimamos um dividend yield de 7,4 por cento nos preços atuais e, considerando que temos bastante previsibilidade de crescimento dos resultados, mantemos nossa recomendação de compra em EDP Brasil.

2. Engie Brasil

A Engie Brasil (EGIE3) é outra empresa do setor elétrico com qualidade e operações otimizadas. O cenário hidrológico penalizou seus resultados do 4T21, mas apesar da Receita Líquida ter caído -26,5 por cento no 4T21 em relação ao 4T20, observamos um avanço de +2,3 por cento no ano de 2021 comparado ao ano de 2020. A empresa também reportou um aumento no EBITDA Ajustado em 2021 de +12,3 por cento, pela: i) repactuação do risco hidrológico; ii) compra de energia; e iii) remuneração e atualização monetária sobre ativos de concessões das UHE Jaguara e Miranda.

A elétrica também anunciou 2,038 bilhões de reais ou 2,49 reais por ação (div. yield de 6,2 por cento) para o exercício de 2021. Com isso, a empresa alcançou um payout equivalente a 100 por cento do Lucro Líquido.

Por último, mas não menos importante, a empresa fará nesta quinta-feira, 17, o pagamento de dividendos aos seus acionistas. O valor líquido será de 0,7827524080 centavos, as ações da companhia foram negociadas ex-dividendos a partir de 25 de fevereiro de 2022.

3. Taurus Armas

Segundo o estatuto social da Taurus Armas (TASA4), no mínimo 35 por cento do Lucro Líquido Ajustado da companhia tem que ser distribuído aos acionistas em forma de proventos.

Nesse sentido, fazendo uma conta simples, com base nos nove primeiros meses de 2021, a empresa entregou um Lucro Líquido de 428,1 milhões de reais. Se analisarmos esse valor, teremos um Lucro Líquido Anual em 2021 de 570,8 milhões de reais. Pressupondo que o  Lucro Líquido da Taurus Armas ficará estável em 2022, ela terá que distribuir 199,8 milhões de reais (570,8 milhões x 35 por cento) em forma de proventos.

Sabendo que o market cap da companhia é de 2.506 bilhões de reais (considerando o fechamento de 26 de janeiro de 2022), o nosso analista estima um dividend yield (dividendos/market cap) para 2022 na casa de 8 por cento, o que é ótimo.

Ressaltamos ainda que esse cenário é extremamente conservador e que Taurus Armas continua em franca expansão com perspectiva de bons resultados em 2022 e nos anos consecutivos. Logo, entendemos que esse dividendo pode ser ainda maior lá na frente se mantida a política.

Além disso, cerca de 75 por cento da Receita Líquida da companhia é ligada ao mercado externo, o que é interessante para o seu portfólio de ativos devido ao cenário econômico mais incerto e desafiador no Brasil.

Nossa estratégia de ações que pagam dividendos

Por fim, gostaríamos de esclarecer um ponto. Muita gente pergunta por que a Nord compara/recomenda ações de empresas de setores diferentes.

Acreditamos que existem ótimas pagadoras de dividendos em setores complicados e péssimas pagadoras de dividendos em setores que facilitam o surgimento de vacas leiteiras. Para o nosso analista, o melhor é estudar caso a caso para ver o que faz sentido e o que não faz para uma carteira com foco na renda passiva.

Agora você está pronto para dar seu primeiro passo no mundo dos dividendos!

Se quiser saber mais sobre a série Nord Dividendos, acesse nosso website ou envie um email para [email protected].


Meme do dia

Mais uma semana começando…

Tópicos Relacionados

Compartilhar