Conflito leva à defasagem de preços da Petrobras

Pré-mercado de Nova York abre em queda após bombardeio da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia

Nord Research 04/03/2022 12:55 9 min
Conflito leva à defasagem de preços da Petrobras

Nord Insider


Olá, investidor.

Nesta sexta-feira, 4, o pré-mercado de Nova York abre em queda devido ao ataque russo à usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior desse tipo em toda a Europa.

Na agenda econômica, no Brasil, os investidores acompanham a variação do PIB relativa aos últimos três meses de 2021. Nos Estados Unidos, saem os dados do Payroll e a taxa de desemprego, ambos referentes a fevereiro.


Rússia toma o controle da maior usina nuclear da Europa

As forças russas atacaram na madrugada desta sexta-feira, 4, o complexo onde fica localizada a usina nuclear de Zaporizhzhia, disse a agência de inspeção de usinas atômicas da Ucrânia.

O ataque a maior usina desse tipo em toda a Europa provocou um incêndio no local, mas, felizmente, nenhum vazamento radioativo foi detectado.

Hoje, a invasão russa ao território ucraniano chega ao nono dia. A Rússia vem intensificando seus ataques, bombardeando grandes cidades e avançando em direção à capital Kiev.

As recentes movimentações de militares russos provocaram novas e mais duras sanções econômicas, sem precedentes dos governos ocidentais.

Uma reunião do G7 — grupo que reúne Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Canadá, Alemanha e Japão — está prevista para hoje para discutir a situação na Ucrânia.


Com alta do petróleo, Petrobras tem 24 por cento de defasagem nos preços

Dois projetos de lei entrarão na pauta do Plenário na semana que vem para conter a alta dos preços dos combustíveis no mercado interno. Foto: Agência Petrobras/Reprodução

Diante da valorização do petróleo, a defasagem entre os preços internacionais da gasolina e do diesel e o quanto é cobrado no Brasil pela Petrobras (PETR4) atingiu 24 por cento ou 0,78 centavos o litro, para a gasolina, e 27 por cento ou o equivalente a 0,99 centavos o litro, para o óleo diesel, segundo cálculo do consultor em Gerenciamento de Risco da consultoria Stonex, Pedro Shinzato. A estatal está há quase 50 dias sem mexer nos preços dos combustíveis nas refinarias.

Na quinta-feira, 3, o barril do tipo Brent, referência global, encerrou em 113 dólares. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu urgência na votação de projetos que visam conter a alta dos preços dos combustíveis no mercado interno e anunciou que os dois projetos de lei (PLP 11/2020 e PL 1472/2021) que tratam de propostas nesse sentido, na Casa Legislativa, entrarão na pauta na semana que vem.

Para o analista e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa, o Senado está desenterrando alguma forma de reduzir o preço dos combustíveis. A defasagem está bem elevada, mas será difícil repassar todo esse aumento aos combustíveis porque estamos em ano eleitoral, porém não é impossível. O Congresso é muito poderoso quando quer burlar as regras, tendo em vista a flexibilização no teto de gastos por meio da PEC dos Precatórios.

No Brasil, o preço do barril é cotado de acordo com o mercado internacional. Segundo Bruce, a princípio não impactaria a PetroRio (PRIO3) se jogarem a bucha em cima da Petrobras. Contudo, se o Congresso decidir taxar a exportação de petróleo ou mesmo proibir a exportação da commodity, isso passaria a impactar negativamente PRIO, incluindo as petroleiras mundiais, como BP, Exxon Mobil, Total, mas seria “briga de cachorro grande”, pois essas empresas investem bilhões no Brasil e não vão ficar nem um pouco felizes com novas taxas para exportação.

Por fim, o Bruce ressalta que é um negócio extremamente complexo conter a alta dos preços dos combustíveis e, obviamente, o Congresso vai tentar resolver problemas complexos com uma solução fácil e errada (padrão).

Por enquanto, nossa recomendação pública é para comprar PetroRio, que vem sendo beneficiada pelo petróleo mais caro, contudo se o preço do petróleo subir muito é ruim. A gente prefere o preço do petróleo estável e que as ações subam junto ao volume de produção.

No atual cenário, subindo de acordo com o preço do petróleo, a tendência é subir muito, depois devolver toda a alta. O Bruce considera melhor quando as cotações acompanham o volume de produção, e não os preços do petróleo.


Mater Dei fortalece presença em Minas Gerais

A Rede Mater Dei (MATD3) anunciou na quarta-feira, 2, a compra do Hospital e Maternidade Santa Clara Ltda (HSC), um dos maiores e mais tradicionais hospitais em Uberlândia, fortalecendo sua presença estratégica no Triângulo Mineiro e no Centro-Oeste.

O negócio envolve a compra de participação entre 75 por cento e 80 por cento do grupo mineiro a um valor de firma (enterprise value) de 234 milhões de reais. O montante inclui o imóvel onde fica o hospital e a dívida do Santa Clara, de apenas 6 milhões de reais.

Já é o terceiro hospital adquirido pela rede este ano e o sexto desde o IPO, realizado em 14 de abril do ano passado.

A analista Danielle Lopes avalia que ainda é cedo para afirmar que as recentes aquisições foram 100 por cento bem-sucedidas. Por convenção, quando uma empresa é comprada, nós a acompanhamos por três anos, em média, para saber se houve ganho de eficiência.

Outro ponto que chamou a atenção da nossa analista é que a transação implica um múltiplo de 1,35 milhão de reais por leito. Comparado ao múltiplo de 1,9 milhão de reais em média por leito da Rede D'Or (RDOR3) parece barato, mas também é muito cedo para essas conclusões. Nós não temos acesso ao Lucro Operacional (EBITDA), a empresa não divulgou.

No ano passado, o crescimento da Mater Dei veio da expansão orgânica de seus negócios e da retomada dos leitos com a melhora no cenário epidemiológico. Para 2022, esperamos que as receitas aumentem, contabilizando as aquisições. Essa análise não constitui recomendação de compra.


Itaú volta ao ar após caos repentino

Após um período fora do ar na quinta-feira, 3, o aplicativo do Itaú Unibanco (ITUB4) e seus demais serviços voltaram a funcionar. O internet banking também restabeleceu os serviços — para a nossa alegria.

Em nota, o banco esclareceu que as intermitências que levaram ao caos repentino para movimentações bancárias não foram causadas por um ataque hacker, mas sim por um atraso no processamento de dados bancários.

Para mitigar os efeitos da interrupção nos serviços, o banco estendeu os horários para TEDs até as 18h15 de ontem, 3, e para PIX até a 00h.

De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), clientes que tenham recebido valores indevidos serão obrigados a devolvê-los.


XP é a nova administradora do FII XPLG11


O XP Log (XPLG11) informou que, desde o dia 02 de março deste ano, a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários passou a prestar o serviço de administração do fundo, conforme aprovado pelos investidores no Termo de Apuração de Consulta Formal, datado em 9 de fevereiro de 2022. Anteriormente, quem cuidava do dia a dia do fundo e controlava os prestadores de serviço era o BTG Pactual Serviços Financeiros.

Confira as principais notícias do segmento e Fatos Relevantes dos Fundos Imobiliários na série Nord FIIs, comandada pelo analista Marx Gonçalves.


Relevante agora

Parte I - Competência versus sorte

Sempre que vamos avaliar a performance de um fundo de investimentos, uma das grandes dificuldades é saber diferenciar nos resultados o que foi sorte (aleatoriedade) da competência do gestor.

Na visão do analista de fundos Luiz Felippo, em janelas de performance curtas, é difícil para o investidor separar a qualidade da gestão da simples e aleatória “sorte”.

Para tornar um pouco mais complicado, não há consenso em relação a como fazer isso. O nosso analista diz que prefere pensar em duas coisas: (i) olhar uma janela longa de tempo e (ii) olhar a consistência do gestor.

Ele considera que nenhum gestor que tem um bom track record longo foi agraciado somente com a sorte. É por isso que, para gestor de ações, o prazo mínimo para se dizer algo sobre a performance são cinco anos. Capiche?

O segundo ponto apresentado pelo nosso analista é que, talvez, ainda mais importante que a qualidade da gestão seja avaliar a consistência. Pode ser que, aqui, o investidor consiga diferenciar mais a sorte de competência. Por isso, olhamos  diferentes janelas no tempo.

E como definir competência? Tarefa dura. No nosso entendimento, uma das possíveis formas é buscar conhecer o processo de investimento.

Conforme trecho da carta Alaska Institucional: uma verdadeira aula: “Um processo de investimento bem-feito é a ferramenta chave para manter uma gestão organizada e quantificável, e garantir que todas as movimentações do portfólio sejam coerentes e justificáveis, não importa o cenário em que estamos inseridos.”

Não é à toa que desde que o fundo foi criado possuem uma performance destacada em relação aos seus pares da indústria (imagem abaixo).

Gráfico: Alaska versus pares da indústria (segmentado por tamanho do fundo).

Na próxima segunda-feira, 7, o nosso analista vai retomar o tema comentando sobre “A Estratégia da Alaska e o mito de Magazine Luiza”.

O conteúdo é imperdível para quem busca melhorar a forma de investir em fundos e construir patrimônio a longo prazo.


The Big Short

A história da Amazon e o plano de fechar todas as suas livrarias físicas


A Amazon anunciou na quarta-feira, 2, que planeja encerrar as operações de todas as suas 68 livrarias, quiosques e lojas de brinquedos e artigos domésticos nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A notícia é um verdadeiro divisor de águas para a companhia, que começou como uma livraria online (guarde essa informação) e, de certa forma, deve contribuir com a falência de rivais do setor, como a Borders.

— Mas você sabe como a big tech começou?

Um jovem norte-americano e engenheiro chamado Jeffrey sonhava em se tornar um grande empresário. Com o crescimento da internet, em 1994, ele decidiu montar seu próprio negócio, que seria online.

Na época, sem saber o que vender, Jeffrey observou que as opções mais viáveis eram CDs, hardware, software e livros. Ele optou pelo último, e assim nasceu a “Cadabra”.

Fonte: Better Marketing. Autor: Dave Smurthwaite/Reprodução

O primeiro escritório foi na garagem de Jeffrey, mas após um ano de planejamento, seu advogado sugeriu que mudasse o nome porque a palavra soava muito parecida com "cadáver".

A ideia para o novo nome, “Amazon”, foi inspirada no Rio Amazonas, considerado o maior do mundo em extensão e em fluxo de água por vazão — parece que, desde o início, o empresário deslumbrava que o seu negócio seria líder no que fizesse.

No primeiro mês de funcionamento, a Amazon recebeu pedidos de todos os 50 estados norte-americanos e mais de 47 países.

No ano de 1997, atingiu mais de 2,5 milhões de livros à venda e, devido ao tamanho do sucesso, em 15 de maio do mesmo ano, as ações da Amazon estrearam na Bolsa a 18 dólares e fecharam a 23,50 dólares, dando à empresa um valor de mercado de 560 milhões de dólares.

Conhecido como Jeff Bezos, o dono da Amazon possui uma fortuna de 182.2 bilhões de dólares (2022) e se tornou a segunda pessoa mais rica do mundo.

Já a Amazon soma 190 bilhões de dólares em valor de mercado e representa as Big Tech da Bolsa ao lado de Google, Apple, Microsoft e Facebook.


Meme do dia

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar