3R Petroleum (RRRP3): risco de M&A com a Petrobras

Compra do Polo Potiguar pela 3R já foi aprovada pelo Cade e pela ANP, mas ainda não foi concluída

Rafael Ragazi 13/03/2023 12:20 2 min Atualizado em: 17/03/2023 16:08
3R Petroleum (RRRP3): risco de M&A com a Petrobras

Depois da suspensão de todos os processos de venda de ativos da Petrobras (PETR4) por 90 dias, o mercado voltou seus olhos principalmente para o caso da 3R Petroleum (RRRP3) com o Polo Potiguar – e com razão.

O ativo é de fato super relevante para a 3R porque será responsável por quase metade da produção futura da companhia e ainda é importante em outros aspectos, como redução de lifting cost, acesso ao mercado internacional e eficiência tributária.

Aquisição de Potiguar

A 3R se mostrou bastante otimista com as operações no Polo Potiguar.

Na semana passada, o CEO da 3R, Matheus Dias, disse que a companhia não recebeu nenhuma notificação da Petrobras quanto à suspensão do contrato e afirmou que não existe nenhuma evidência de que eles não estejam cumprindo o acordo.

Dias destacou ainda que a companhia segue atendendo às obrigações necessárias para a conclusão da transação.

A compra do Polo Potiguar pela 3R já foi aprovada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade). Faltam apenas aprovações ambientais (IBAMA), mas o atendimento das condições precedentes para conclusão já está em nível bem avançado.

Possibilidade de cancelamento

Segundo os executivos da empresa, o contrato não contempla uma multa rescisória, pois não é considerada a hipótese de uma saída unilateral.

Um eventual desmembramento do conjunto de ativos também não parece ser uma hipótese, as aprovações já obtidas partem da premissa de unicidade dos ativos.

Transação

Por fim, a companhia disse que não acredita em qualquer hipótese de não conclusão da transação, que já está totalmente preparada para assumir o ativo (financeiramente e operacionalmente) e também que não espera mudanças nos prazos de conclusão, que podem sair nas próximas semanas.

Apesar do otimismo com a conclusão da venda, o período de suspensão das vendas da Petrobras só acaba em junho.

Nos próximos meses, continuarei acompanhando o fechamento da transição do Polo Potiguar e retorno assim que houver novidades.

Mantemos nossa recomendação de Compra para RRRP3.

Tópicos Relacionados

Compartilhar