Itaú não vai pagar gordos dividendos em 2022?

Pré-mercado de NY opera em alta com parte das tropas da Rússia de volta às bases

Nord Research 15/02/2022 12:44 8 min
Itaú não vai pagar gordos dividendos em 2022?

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta terça-feira, 15, o pré-mercado de Nova York opera em alta com o anúncio de que parte das tropas russas começaram a retornar aos seus quartéis, de acordo com o ministério da Defesa.

Na agenda econômica, sai o IGP-10 de fevereiro no Brasil. No local, ainda teremos a divulgação de resultados do quarto trimestre de 2021 (4TRI21) de PetroRio (PRIO3), Caixa Seguridade (CXSE3), Carrefour Brasil (CRFB3) e Banrisul (BRSR3). Nos Estados Unidos, sai a inflação ao produtor, o PPI, de janeiro, às vésperas da ata do Fomc.


Boletim Focus: mercado eleva projeção para Selic em 2022

Mais um Relatório Focus para a conta, mais uma alta para a Selic. O boletim, divulgado pelo Banco Central (BC), projeta que a taxa básica de juros da economia chegue a 12,25 por cento ao final deste ano. Para 2023, segue estimativa de Selic a 8,0 por cento.

Na visão da analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, o "Focus" elevou a expectativa para a Selic em 2022 porque, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o comitê indicou que as projeções e a trajetória de juros extraída pelos analistas do mercado financeiro não eram compatíveis com o cumprimento da meta para a inflação em 2022 e, em grau maior, em 2023. Sendo assim, os economistas do mercado financeiro passaram a prever uma alta maior para a Selic neste ano.

Os economistas do mercado financeiro também passaram a prever uma alta maior para o IPCA neste ano, que passou de 5,44 por cento para 5,50 por cento. A meta central de inflação é de 3,50 por cento. Para 2023, as estimativas permaneceram em 3,50 por cento (ante meta de 3,25 por cento para o ano).

Em relação ao reajuste da inflação de 2022 para cima, nossa analista acredita que é devido ao IPCA de janeiro, que veio com os núcleos altos. Ou seja, neste Focus, reajustaram o número de inflação deste ano para cima, mas isso não contaminou as expectativas para o próximo ano.


Fim dos gordos dividendos do Itaú?

O Itaú Unibanco (ITUB4) reportou resultados acima das expectativas no quarto trimestre de 2021 e quem investe de olho nos dividendos, aquela participação do acionista nos lucros de uma empresa, automaticamente se animou com o bom potencial de pagamento em 2022 — vale a pena sonhar.

Entretanto, o CEO do banco laranja, Milton Maluhy Filho, jogou um balde de água fria e disse que há uma expectativa de que os dividendos do banco subam “naturalmente”, mas ponderou ainda que não há compromisso em mudar a política de proventos da instituição.

“A gente continua projetando um payout (fração do lucro paga em dividendos) de 25 por cento”, disse em teleconferência de resultados na última semana. “Dependendo do crescimento de lucro, esse número pode aumentar”.

Dividendos e lucro por ação

No entendimento do especialista em dividendos da Nord Research, Guilherme Tiglia, pode ser que neste ano o Itaú não distribua gordos dividendos aos acionistas, mas esperamos que os dividendos aumentem acompanhando o lucro por ação.

Ainda segundo o nosso especialista, a instituição financeira parece estar olhando mais para a  transformação de um banco tradicional em digital, o que demanda bastante investimento para continuar trazendo inovações. Isso “naturalmente” fará com que os dividendos do banco subam.

Além disso, estimamos que o payout deve ficar próximo do mínimo estatutário (25 por cento). Estando concluída a fase de investimentos, o banco pode voltar a distribuir dividendos normalmente.

O que mais é bom saber?


Lucro líquido da Itaúsa salta +73 por cento em 2021


A Itaúsa (ITSA4), a holding que controla o Itaú, registrou lucro líquido de 12,2 bilhões de reais no ano passado. O resultado divulgado na segunda-feira, 14, é +72,9 por cento maior do que o registrado em 2020.

Isso porque sua principal atividade (e fonte de receita) é deter participações em outras empresas, como Itaú Unibanco (ITUB4), Alpargatas (ALPA4), Dexco (DXCO3), Aegea (AEGP23), Copa Energia, NTS e, mais recente, XP (XPBR31).

Após a cisão com o Itaú, a holding passou a deter 15,07 por cento do capital da XP, mas realizou um desinvestimento de 1,39 por cento, por 1,2 bilhão de reais, em dezembro.

De volta ao balanço

No quarto trimestre de 2021, o lucro foi de 4,1 bilhões de reais, alta de +12,4 por cento, ante os 3,66 bilhões de reais reportados no mesmo período de 2020.

Entre outubro e dezembro do ano passado, o resultado recorrente das empresas investidas pela companhia cresceu +22 por cento no comparativo anual, para 3,55 bilhões de reais.

Pagamento de juros sobre capital próprio

Além do balanço, a Itaúsa também informou o pagamento aos acionistas de Juros sobre Capital Próprio (JCP). Serão duas emissões diferentes.

Uma delas é destinada aos detentores de ações da holding em 23 de novembro e equivale a 0,131512 reais por ação, já considerando a retenção de 15 por cento a título de Imposto de Renda.

A outra, anunciada em dezembro, terá como data de corte o pregão de segunda-feira, 14. A partir desta terça-feira, 15, as ações serão negociadas sem conceder direito ao recebimento do pagamento. O valor líquido passa para 0,113339 reais por ação.

Apesar das emissões diferentes, o pagamento de ambas será no mesmo dia: 11 de março de 2022.


Oi cancela registro no regulador dos EUA


A Oi (OIBR3) informou na segunda-feira, 14, que se tornou efetivo o cancelamento do registro da empresa perante a Securities and Exchange Commission (SEC), a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos.

Em outubro do ano passado, a empresa já havia confirmado a retirada das ADRs negociadas no mercado de balcão nos EUA sob o código de negociação “OIBZQ” e “OIBRQ”.

Em nota, a companhia reforçou que o cancelamento do registro da Oi nos Estados Unidos não impacta a listagem das ações da empresa na B3. A empresa disse ainda que continuará reportando seus resultados anuais e intermediários, e comunicações em sua página de relações com investidores (ri.oi.com.br).

Acesse e baixe gratuitamente o relatório elaborado pelo analista de ações Fabiano Vaz sobre a venda dos ativos móveis e o futuro da companhia.


Berkshire, de Warren Buffett, comprou ações da Activision antes do acordo com a Microsoft

A Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, comprou cerca de 1 bilhão de dólares em ações da Activision Blizzard (ATVI34) no quarto trimestre de 2021 antes da Microsoft (MSFT34), de Bill Gates, comprar a editora de videogames por 68,7 bilhões de dólares no débito.

De acordo com documento regulatório, a Berkshire possui 14,66 milhões de ações avaliadas em 975 milhões de dólares até o final de 2021.

A Microsoft anunciou sua intenção de comprar a gigante americana de jogos em meados de janeiro por 95 dólares por ação. Os ativos da Activision subiram +25,88 por cento na Nasdaq, a 82,31 dólares, embora tenham caído um pouco desde então.

De acordo com a Microsoft, a aquisição a torna a terceira maior companhia de videogames do mundo em receita, logo atrás de Tencent e Sony. A expectativa é que o processo de aquisição seja concluído neste ano fiscal de 2023 — ou seja, entre julho de 2022 e junho de 2023.

Buffett está pronto para obter um lucro considerável se o negócio for fechado — no lugar do bom velhinho, nós também estaríamos.

Entre (amigos) bilionários

Bill Gates, cofundador e ex-CEO da Microsoft, se ausentou dos conselhos da Berkshire e da Microsoft em 2020. Gates é amigo de longa data de Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway. Eles ocupam o quarto e sexto lugar, respectivamente, entre as pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes.

Bill Gates e Warren Buffett.
Bill Gates e Warren Buffett. Foto: Gates Notes/Reprodução.

Consulta a valores “esquecidos” volta ao ar

Após 20 dias suspensa, a ferramenta do Banco Central (BC) que mostra o dinheiro “esquecido” por clientes em instituições financeiras volta a funcionar na segunda-feira, 14. Agora, a consulta é feita pelo site valoresareceber.bcb.gov.br.

Caso tenha valores a receber, no momento da consulta você receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa.

Que valor é esse?

Os valores a receber podem ser recursos remanescentes de contas que foram fechadas ou restituição de cobranças indevidas, por exemplo.

O BC estima que haja cerca de 8 bilhões de reais em valores esquecidos.

Nessa primeira etapa de devolução, os valores a receber somam 3,9 bilhões de reais, que serão devolvidos a 28 milhões de pessoas ou empresas. Na segunda etapa de devolução, outros 4,1 bilhões de reais serão devolvidos no decorrer do ano.

Comece investindo pouco

Após o resgate do dinheiro, você já sabe o que fazer: correr para acessar o Nord Ações por apenas 10 reais por ano. Para quem está começando, pode ser uma boa ajuda.


Relevante agora

B3 retomará o horário normal de funcionamento a partir de 14 de março

A B3 (B3SA3) retomará o horário normal de funcionamento a partir de 14 de março. A abertura segue às 10 horas, mas o encerramento retorna para as 17 horas (horário de Brasília).

Como de costume, as alterações visam acompanhar o funcionamento do mercado americano. Na véspera, começa o horário de verão nos Estados Unidos.

A normalização do horário marca ainda o retorno da sessão de after-market para o mercado de ações entre 17h30 e 18h. Já o índice futuro do Ibovespa será negociado entre 9h e 17h.

O dólar futuro, por sua vez, funcionará das 9h às 17h, enquanto os juros futuros iniciam no mesmo horário, mas fecham às 16h15, com abertura da sessão estendida até as 18h.

A B3 ressalta que permanecerão inalterados os horários de negociação vigentes para a operação estruturada de forward points com contrato futuro de dólar para abertura de posições em D0 (FUT FRP0).

Fonte: Estadão Conteúdo


Meme do dia

O jantar do Valentine's Day (“Dia dos Namorados”, em português) foi um pouco diferente lá fora.

Tópicos Relacionados

Compartilhar