A ação Small Cap com potencial de dividendos em 2022

Pré-mercado de Nova York opera misto ante os dados de inflação nos EUA.

Nord Research 10/02/2022 13:07 10 min
A ação Small Cap com potencial de dividendos em 2022

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta quinta-feira, 10, o pré-mercado de Nova York opera misto à espera dos dados de preços nos Estados Unidos. Uma eventual surpresa pode impactar a política monetária do Fed.

Com a agenda local fraca, o investidor olha para o estrangeiro. Por lá, saem os números de inflação ao consumidor, o CPI, de janeiro, e os pedidos de seguro-desemprego referentes à semana terminada em 4 de fevereiro.


Inflação medida pelo IPCA desacelera, mas núcleos continuam pressionados


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal métrica da inflação brasileira, subiu +0,54 por cento em janeiro, conforme divulgado na quarta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou em linha com as projeções colhidas pela Bloomberg, que apostava em alta de +0,55 por cento.

A analista de renda fixa da Nord Research, Marilia Fontes, destacou que, apesar de o resultado ter sido ligeiramente abaixo do esperado, os Núcleos de Inflação (que tiram itens voláteis e mais suscetíveis a choques) continuam em patamares altos, não dando sinais claros de desaceleração da pressão inflacionária.


Com emoção até o último minuto, Cade aprova venda da Oi Móvel

A votação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para decidir a venda dos ativos móveis da Oi (OIBR3) para as operadoras Claro, TIM e Vivo, na quarta-feira, 9, testou o coração dos investidores. Parecia a final da Copa do Mundo, com emoção até o último minuto. Isso porque dos seis conselheiros, três votaram pela aprovação e outros três pela reprovação.

Nesse momento, as ações despencaram para quase 0,80 centavos, com temores de que Cade pudesse barrar venda.

“Vai se criando um clima terrível”, narrou Galvão Bueno, minutos antes do voto de minerva do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, que decidiu pela aprovação da venda dos ativos.

Após o resultado do julgamento, as ações da companhia dispararam mais de +9 por cento, mas depois desaceleraram e fecharam em baixa de -2,88 por cento.


Mediante “remédios”

O Cade estipulou alguns remédios fixos para a venda dos ativos para mitigar os efeitos anticoncorrenciais. Confira as condições:

. aluguel por prazo de espectro não utilizado pelas compradoras;

. oferta pública de alienação de rádio base pós-operação;

. oferta de radiofrequência de produtos no atacado, para rooming;

. oferta de referência de rede de uso em alta frequência;

. ofertas para cessão temporária e onerosa de direitos de uso de radiofrequência;

. a nomeação de trustee para monitoramento e contratação de arbitragem para resolução de eventuais conflitos.

Operadoras comprometidas

Diante do Tribunal do Cade, um representante da TIM afirmou que a empresa vai acatar as imposições da Anatel. O porta-voz da Vivo disse que as companhias que compraram os ativos da Oi apresentaram medidas estruturais em relação à proteção dos consumidores e aberturas de redes que vão muito além da regulação.

No caminho certo para Nova Oi

A venda da operação de telefonia móvel por 16,5 bilhões de reais (acertada no último mês de dezembro) é fundamental para que o plano de recuperação judicial da Oi seja levado adiante, porém não resolve o problema.

O analista de ações da Nord Research, Fabiano Vaz, disse que a Oi ainda tem um caminho longo para voltar a crescer. No curto prazo, a operadora deve focar na estruturação das dívidas com credores com o pagamento de parte delas para, enfim, sair da recuperação judicial, que está prevista para o final de março deste ano.

Enquanto isso, operacionalmente, a empresa segue expandindo a fibra, tanto no varejo quanto no atacado com a V.tal (antiga InfraCo).

Os assinantes do Nord Deep Value recebem atualizações em primeira mão sobre nossa estratégia em OIBR3. Junte-se à série e evite entrar nessas loucuras diárias do mercado.


Produção da PetroRio aumenta em janeiro


A PetroRio (PRIO3) registrou produção média de 34.897 barris de óleo equivalente por dia (boepd) em janeiro, de acordo com dados operacionais preliminares e não auditados.

O resultado equivale a uma alta de +2 por cento comparado ao volume médio de dezembro do ano passado (34.180 boepd), quando registrou sua maior produção no ano.

De acordo com a empresa, a produção foi beneficiada por um aumento nos campos de Frade e Manati, que compensaram o impacto do workover no Cluster Polvo + TBMT realizado até meados de janeiro, após parada da produção em um dos poços em Tubarão Martelo.

Perspectivas de crescimento

O analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa, disse que a petroleira se prepara para iniciar, em 2022, o processo de revitalização do campo de Frade e depois dará início ao desenvolvimento e tieback do campo de Wahoo. Juntos, o cluster Frade + Wahoo pode mais do que dobrar a produção da PetroRio e, caso consiga levar os campos de Albacora, poderá dobrá-la novamente.

Recomendação: Comprar


XP fecha quarto trimestre com lucro de 1,1 bilhão de reais, alta de +51 por cento

A XP Investimentos (XPBR31) fechou o quarto trimestre de 2021 com receitas totais de 3,447 bilhões de reais (alta de +34 por cento em 12 meses), com lucro líquido ajustado de 1,086 bilhão de reais, uma alta de +51 por cento comparado ao 4T20.

No acumulado de 2021, as receitas subiram +48 por cento e o lucro líquido teve um salto de +76 por cento.

Gráfico: lucro líquido ajustado (em R$ mi) e margem líquida ajustada.
Fonte: RI XP 4TRI21

A XP atua com grande foco em seguir crescendo seus ativos sob custódia (AUC). É o que vimos nas prévias operacionais e que reflete no crescimento das suas receitas. No 4T21, o AUC cresceu +23 por cento na comparação com o 4T20 e totalizou 815 bilhões de reais.

A captação líquida em 2021 foi de 230 bilhões, um crescimento de +16 por cento na comparação anual, e a base de clientes ativos teve uma alta de +23 por cento, totalizando cerca de 3,4 milhões de clientes.

Entre os maiores destaques, está o setor de varejo, no qual a companhia mostra toda a sua capacidade por meio do shopping de investimentos. Representando 88 por cento da receita bruta, a XP informou que as receitas do varejo cresceram +48 por cento na comparação com o 4T20 e +57 por cento na comparação anual.

O crescimento do AUC por meio dos AAIs e canais diretos e o bom mix de produtos impulsionaram o crescimento de +36 por cento da receita líquida na comparação com o 4T20 e +48 por cento ano contra ano.

Por fim, como a companhia tem o compromisso de investir em pessoas para impulsionar seu crescimento, houve uma alta de +46 por cento das despesas na comparação anual. Mesmo com aumento das despesas da empresa, reforçamos a alta de +51 por cento do lucro líquido ajustado na comparação com o 4T20 e +76 por cento ano contra ano.

Com base nesse desempenho, mantemos nossa recomendação de compra para os papéis XPBR31.

Recomendação: Comprar


Relevante agora

Carteira de dividendos ou Small Caps: qual é a melhor estratégia para renda passiva?

Muitos investidores se sentem seguros com as ações que pagam os maiores dividendos e acabam montando portfólios apenas com empresas grandes e consolidadas, mas é fato que existe um mundo gigante além delas.

Se você deseja aumentar seus ganhos, uma boa alternativa pode ser investir também em empresas Small Caps (bem menores) e que, em alguns casos, até distribuem parte dos seus lucros aos acionistas. Assim, nós te provocamos: “por que não ter um pouco das duas coisas?”

Preparamos este texto com as principais informações que você precisa saber para diversificar sua carteira de dividendos.

A seguir, você vai ler mais sobre:

. Por que investir em empresas que pagam dividendos?

. Como montar uma carteira de dividendos?

. O que é uma ação Small Cap?

. Vantagens e desvantagens de investir em Small Caps

. Comece a diversificar sua estratégia de dividendos

Boa leitura!


Por que investir em empresas que pagam dividendos?


Pagar dividendo é bom. Recebê-los é melhor ainda. Você há de concordar que a empresa que paga dividendos sinaliza um mínimo de consistência na capacidade de geração de resultados, disciplina seus executivos e os mantém afastados de aventuras custosas aos acionistas e é eficiente do ponto de vista tributário (pelo menos no Brasil, pelo menos por enquanto).

Como montar uma carteira de dividendos?

Uma carteira de dividendos é formada por ações e/ou fundos imobiliários (FIIs) de empresas que pagam dividendos aos acionistas.

Os lucros de uma empresa podem ser distribuídos por meio de dividendos ou Juros Sobre Capital Próprio (JCP). Qual a diferença? Os dividendos são distribuídos já com a tributação descontada, tornando-os isentos de IR para a pessoa física. Já o JCP é distribuído antes do lucro líquido e com benefício fiscal para a companhia, mas com uma tributação de 15 por cento para a pessoa física. Por enquanto, é assim que funciona.

É importante mencionar que cada empresa possui critérios de distribuição de dividendos. Por isso, procure por constância, ou seja, recorrência nesses pagamentos.

Na prática, para montar uma carteira de dividendos, você precisa analisar as empresas que podem pagar um dividend yield  (rendimento dos dividendos) alto, além de seus possíveis ganhos com a performance da ação. São duas tacadas em uma e te garanto que aquele famoso “dinheiro pingando na conta” é uma sensação muito boa.

O cálculo do dividend yield é feito com base no valor de dividendos pagos por ação pelo preço da cotação no mercado.

O especialista em dividendos da Nord Research, Guilherme Tiglia, recomenda aos investidores que buscam ter ganhos com a performance de sua carteira de dividendos um ato de disciplina persistente e invariável aos ciclos do mercado. Compre ações que pagam bons dividendos e colha a renda proveniente delas. Se estiver na fase de acumulação, reinvista esses frutos comprando ainda mais ações. E repita.

O que é uma Small Cap?


Agora que você já sabe a importância de uma empresa pagar dividendos e como montar sua própria carteira, vamos avançar para as Small Caps.

Por definição, Small Caps são ativos relacionados a empresas de baixa capitalização. Isso significa que, por ainda serem pequenas, possuem um valor de mercado baixo — em torno de 4 bilhões de reais a 6 bilhões de reais.

Além disso, tendem a ser mais voláteis, uma vez que seus resultados são menos previsíveis, e apresentam menor liquidez quando comparadas às Blue Chips.

É nesse estágio que você deve buscar identificar as ações com grande potencial de valorização e quais papéis de companhias pagam bons dividendos.

Vantagens e desvantagens das Small Caps

Em resumo, o especialista em Small Caps da Nord Research, André Zonaro, destacou como principal vantagem o potencial de rendimento — potenciais retornos superiores à média de mercado. Por outro lado, no campo das desvantagens, ele explicou que por serem empresas menores, é bastante comum que sejam ações que não são acompanhadas de perto por grandes bancos ou corretoras. Essa falta de acompanhamento acaba por trazer uma baixa liquidez para as ações.

Comece a diversificar sua estratégia de dividendos

Como você viu, essa estratégia permite que pequenos investidores obtenham resultados muito melhores, acompanhando o potencial de valorização das Small Caps e as maiores pagadoras de dividendos.

Destacamos nossa preferência para iniciar essa estratégia complementar de dividendos + Small Caps com os papéis da Taurus Armas (TASA4).

A companhia anunciou que pretende voltar a distribuir dividendos aos seus acionistas. Em dezembro do ano passado, o CEO da empresa, Salesio Nuhs, revelou que a TASA está pronta para começar a pagar dividendos por meio de uma redução do seu capital social.

Perspectivas de crescimento

É provável que o mercado americano de armas cresça em um ritmo mais lento, quando comparado aos últimos anos. Mesmo assim, a Taurus Armas deverá continuar ganhando market share e se consolidando por lá como uma das maiores produtoras de armas leves.

Mesmo com essa desaceleração, vemos a empresa em outro patamar de resultados. Por isso, o nosso analista acredita que a TASA deve entregar um crescimento interessante em 2022.

Outro driver de resultados é a Joint Venture na Índia, que deve começar a produzir em junho, porém ainda não temos muita visibilidade sobre o quanto isso pode contribuir para os números da companhia no longo prazo.

Como a Taurus Armas é lucrativa e pouco endividada no momento, entendemos que é possível que vejamos uma ou mais aquisições no mercado de M&A, que também seria interessante para se consolidar como uma líder em sua área, além do potencial crescimento.

Dividend Yield de TASA

Na nossa visão, Taurus Armas é uma empresa em franco crescimento, mas mesmo com premissas conservadoras, as perspectivas de dividendos da companhia nos animam.

Considerando que o resultado do 3T21 se repetirá ao longo de 2022, ou seja, que não vejamos nenhum crescimento desde esse trimestre, estimamos um dividend yield na casa dos 8,4 por cento (utilizando a cotação de fechamento de ontem, 09/02/2022).


Meme do dia

Tópicos Relacionados

Compartilhar