As ações para comprar hoje no “rali” de fim de ano

Saiba quais são as oportunidades de investimento mais promissoras para 2022

Nord Research 06/12/2021 12:00 6 min
As ações para comprar hoje no “rali” de fim de ano

Nord Insider

Os mercados globais operam de forma mista nesta segunda-feira, 6, com a atenção dos investidores voltada para os Bancos Centrais e para a inflação, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os índices futuros do Dow Jones e do S&P operam em alta neste início de semana, enquanto o Nasdaq sinaliza um dia de baixa.

Na agenda econômica, destaque para o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, com as expectativas do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, PIB e para a Selic.

3 ações para o “rali” de fim de ano em 2021

Tradicionalmente, nos últimos meses do ano, as bolsas em todo o mundo aceleram os ganhos no que chamamos de “rali” de fim de ano. No entanto, olhando pelo retrovisor, o Ibovespa, principal índice acionário da B3 (Bolsa de Valores brasileira), caminha para fechar o ano no vermelho.

Na contramão dos mercados globais, a bolsa brasileira registrou o segundo pior desempenho dos 79 índices internacionais em bolsas analisados pela consultoria Austin Rating, entre dezembro de 2020 e novembro de 2021. Só não ficou atrás da bolsa da Venezuela, com perdas de -99,52 por cento.

Em dados acumulados, o Ibovespa amarga uma baixa de -14,41 por cento no ano.

A arte de investir na baixa

Em novembro, o Ibovespa sofreu a quinta baixa mensal consecutiva e, ao ver seus investimentos derreterem, podemos imaginar que você até tenha considerado largar tudo.

Se você chegou a pensar assim, tome cuidado. A falta de experiência pode fazer você perder dinheiro, e a gente não quer que o seu patrimônio diminua. Um erro comum do investidor é comprar na máxima e vender na mínima.

Só que ao invés de ficar pensando por horas a fio se você deve ter ou não ter bolsa, por que você não busca conhecer quais empresas deveriam entrar para o seu portfólio?

Bolsa é sempre e para sempre.” Essa é uma das frases preferidas do analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa.

Só ganha dinheiro no mercado quem investe no longo prazo. Quem confia na estratégia para enfrentar os momentos mais difíceis e aplica com disciplina.

Se você ainda está na fase de acumulação de patrimônio e dedica boa parte da sua poupança mensal a investir em ações, seu principal risco é se o mercado subir muito (e muito rápido). Você não vai ter tempo de comprar ainda barato o que lá na frente vai te dar dor de cabeça de não poder comprar mais.

“Rali” do Papai Noel versão Bruce

Para você não ficar de fora das grandes oportunidades que temos agora, o Bruce listou as três ações baratas que ele analisou para você comprar.

Estamos falando de ações de empresas que recomendamos nas séries da Nord Research. Isso realmente pode transformar os seus investimentos.

1. PetroRio

A primeira recomendação do Bruce é PetroRio (PRIO3). A empresa é especializada na gestão eficiente de campos maduros, tornando-os rentáveis pela redução de custos de produção por barril.

Entre as petroleiras brasileiras, a Petrorio vem crescendo bastante, inclusive estão negociando a compra dos campos Albacora e Albacora do Leste, na Bacia de Campos, com o potencial para aumentar a produção da companhia em torno de +155 por cento.

O Bruce cita ainda que a empresa é caixa líquido e está de olho em mais aquisições. Além desses que citamos, a companhia tem interesse de compra no campo de Catuá, também localizado na Bacia de Campos, e no campo de Peregrino. Fora o campo de Wahoo, que a companhia detém cerca de 67 por cento e deve começar a explorar em 2024. Diante disso, a oportunidade de crescimento em PRIO é muito grande.

2. Taurus

A segunda empresa é a Taurus Armas (TASA4), que comentamos na news de domingo, 5. Caso tenha perdido a nossa tese de investimentos, basta acessar gratuitamente aqui.

De maneira resumida, a Taurus Armas é uma fabricante de armas que vem conquistando os Estados Unidos com produtos competitivos (de melhor qualidade) e preços atrativos.

Recentemente, a companhia anunciou ter assinado uma joint venture com uma importante empresa indiana, atendendo ao programa do atual governo indiano, e ainda pretende expandir e conquistar outros nichos do mercado de armas nos EUA.

Mesmo com uma alta de +9,2 por cento em novembro e de +45,5 por cento no acumulado do ano, TASA é outra grande oportunidade com ótimas perspectivas de crescimento para o futuro, baixo custo e receita em dólar.

3. Unidas

Por fim, o Bruce recomenda os papéis da Unidas (LCAM3). A empresa é líder em terceirização de frotas e a segunda maior empresa de locação de veículos do Brasil em tamanho de frota.

Unidas é a recomendação que mais depende da economia brasileira comparada a PetroRio e Taurus, entretanto, ao mesmo tempo, vemos boas perspectivas com a normalização do setor de aluguel de veículos (e retomada do crescimento). Por isso, mantemos nossa visão positiva e recomendação de compra.

Estamos ainda acompanhando de perto a combinação de negócios com a Localiza (RENT3), que atualmente está sob análise no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Contudo, o nosso analista comenta que mesmo se a Unidas não for comprada, consegue crescer sozinha, sendo um ótimo negócio.

Mas... e quanto a 2022?

O Bruce acredita que o mercado já precificou muito do que teremos pela frente em 2022. Para ele, os investidores já estão precificando o grande risco do Brasil, que é o aumento de gastos por parte do governo.

O nosso país está com um alto endividamento, isso não é novidade, então se o próximo presidente quiser se eleger ele terá que adotar uma política econômica mais austera e economizar para pagar as dívidas do país. Do contrário, nossa economia será destruída e o então presidente poderá sofrer impeachment, como vimos acontecer no passado.

Relevante agora

Investor Day da Taesa: o que você precisa saber

O Investor Day da Taesa aconteceu na sexta-feira, 3, e o nosso analista Guilherme Tiglia foi um dos convidados para participar do evento em uma sessão de perguntas e respostas junto a diretoria, discutindo assuntos relacionados à Taesa (TAEE11) e ao setor de transmissão.

Consegui trazer o Guilherme para comentar, com exclusividade, os principais assuntos do evento. Confira.

1️⃣ A Taesa anunciou que deve adotar uma estratégia de expansão bem ativa, mas claramente estão sempre preocupados com a rentabilidade dos projetos a serem arrematados — crescer por crescer não é interessante, logo, não aceitarão deságios mais agressivos como outros participantes do setor, a julgar pelo histórico.

2️⃣ Apesar do endividamento atual estar mais alto que o histórico recente, o perfil da dívida é de longo prazo e taxas baixas, o que faz com que não haja preocupação com esse fator.

3️⃣ A companhia também estuda entrar em negócios adjacentes à transmissão de energia, como projetos imobiliários nas terras próprias.

O Guilherme continuará monitorando TAEE, principalmente as movimentações no próximo leilão de transmissão, que ocorrerá em dezembro. Para o nosso analista, a companhia deve ir bem e está preparada para competir.

Tópicos Relacionados

Compartilhar