Inter suspende reorganização; FII BTLG11; No radar, Payroll e PMIs

Mercados globais operam de forma mista na manhã desta sexta-feira, 3

Nord Research 03/12/2021 12:23 7 min Atualizado em: 03/12/2021 13:44
Inter suspende reorganização; FII BTLG11; No radar, Payroll e PMIs

Nord Insider

A gente não sabe ainda se nesta sexta-feira, 3, os investidores terão motivos suficientes para comemorar, como os atleticanos que ontem, 2, deram o grito engasgado há 50 anos após conquistarem o título no Campeonato Brasileiro, ao vencer o Bahia por 3x2.

Na Europa, as bolsas amanheceram em alta, em busca de recuperação. Enquanto isso, os futuros de Nova York operam de forma mista à espera do relatório de empregos, o Payroll.

Na agenda econômica, o destaque local vai para a divulgação dos Índices dos Gerentes de Compras, PMIs, de serviços referentes a novembro. Nos EUA, sai os dados do Payroll de novembro, os PMIs de serviços e também o PMI ISM não-manufatura, ambos referentes a novembro.

O Brasil entrou em recessão técnica

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil recuou 0,1 por cento no terceiro trimestre de 2021 frente ao segundo trimestre, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na quinta-feira, 2.

O resultado veio um pouco abaixo das expectativas do mercado. O consenso era de uma variação nula (0 por cento).

Como sempre dá para piorar, a queda do PIB no segundo trimestre foi revisada, desta vez de 0,1 por cento para 0,4 por cento. E o segundo trimestre seguido de recuo do indicador é sinônimo de recessão técnica.

O que é recessão técnica? Na prática, nossa atividade econômica está estagnada (não anda) e nem mesmo a recuperação do setor de serviços e comércio, impulsionada pela reabertura econômica, foi suficiente para alavancar o crescimento do país.

Para você entender melhor, o analista de renda fixa Christopher Galvão, da série Nord Renda Fixa, comenta que as expectativas para a atividade econômica estão cada vez mais fracas. Não é à toa que o mercado vem revisando para baixo as projeções de crescimento para 2021 e 2022 em seu relatório Focus (divulgado toda segunda). Paralelamente, a inflação segue pressionada. A combinação entre atividade fraca e inflação forte é a famosa estagflação.

O Banco Central, por sua vez, para tentar conter o crescimento da inflação vem revisando a taxa básica de juros, a Selic, em patamares mais altos do que havia previsto inicialmente.

Vale ressaltar ainda que o PIB do fechamento do ano de 2020 também foi revisado para 3,9 por cento frente aos 4,1 por cento divulgados anteriormente.

Demorou, mas saiu aprovação da PEC dos Precatórios no Senado

O Senado aprovou em segundo turno, na quinta-feira, 2, a PEC dos Precatórios por 61 votos a 10. Mas a novela ainda não terminou… o texto, que teve alterações, será enviado de volta à Câmara para ser avaliado de novo.

Se for aprovado (de novo) pelos deputados, irá à promulgação e entrará em vigor.

Qual a relevância disso?

Se aprovada, a PEC abrirá espaço fiscal de 106,1 bilhões de reais no Orçamento de 2022 para o pagamento de 400 reais por mês aos beneficiários do Auxílio Brasil. Já em vigor, o programa paga atualmente um valor médio de 217,18 reais por mês.

Bancos fecham em alta com aprovação da PEC

Com a aprovação da PEC, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, encerrou o pregão de ontem, 2, em alta de +3,66 por cento, aos 104.466,24 pontos.

O bom humor do mercado levou os papéis de bancos a encerrarem com ganhos depois de passarem por uma semana de alta volatilidade. Bradesco PN (BBDC4) valorizou +5,07 por cento (20,82 reais) e Bradesco ON (BBDC3) subiu +4,99 por cento (17,76 reais). Já o Itaú (ITUB4) avançou +3,78 por cento, a 23,06 reais, enquanto o Santander (SANB11) teve alta de +3,9 por cento (33,81 reais) e Banco do Brasil (BBAS3) fechou com valorização de +2,74 por cento, a 32,16 reais.

Inter (BIDI11) cancela reorganização societária e desfaz malas para NY

Embora a conclusão do processo fosse melhor para todo mundo, havia chances da operação ser suspensa (e foi). O Inter (BIDI11) informou ontem, 2, que cancelou a reorganização societária, que incluía o plano de listar suas ações na Nasdaq, em Nova York.

Em fato relevante, o banco explicou que isso ocorreu porque o valor total a ser desembolsado para fins de pagamento do direito de resgate (Opção Cash-out) superou 2 bilhões de reais e, assim, “não foi atendida a condição de que o valor total a ser desembolsado para fins de pagamento da opção cash-out não excedesse esse montante (cap cash-out).”

O analista de ações Rafael Ragazi avalia que, realmente, o momento não é dos mais favoráveis para uma migração para o mercado americano ou para realizar um IPO (oferta pública inicial, na sigla em inglês), tendo em vista a alta volatilidade e a aversão ao risco. O mesmo vale para outras empresas que desejam listar suas ações no exterior.

Se você é acionista do Inter, preste atenção nisso aqui.

Primeiro: quem escolheu por fazer o cash-out ou receber seus BDRs quando a reorganização fosse concluída pode continuar negociando as ações e units do banco normalmente. Ambas as opções foram anuladas.

Segundo: agora, é preciso aguardar para saber se o banco decidirá apresentar novos termos para tentar uma nova migração para os EUA ou seguirá, por ora, com seu plano de expansão no Brasil, visto que no dia 26 de agosto foi aprovada no país uma lei que permite o voto plural em sociedades anônimas, e isso abre espaço para que o Inter possa fazer mais follow-ons sem que os acionistas controladores (família Menin) percam o controle do banco.

Relevante agora

BTLG11 adquire galpão logístico em transação de 345 milhões

Em fato relevante enviado aos cotistas, o BTG Pactual Logística (BTLG11) informou que celebrou um compromisso de compra e venda envolvendo a aquisição de um Galpão Logístico Classe AAA, localizado no município de Mauá, região metropolitana de São Paulo.

Imagem aérea do ativo.

O ativo foi recém-desenvolvido e possui uma ABL Potencial de 88.773,84 m², sendo que se encontra locado em 30 por cento para empresas como Petz (PETZ3), Magazine Luiza (MGLU3), Anchieta Peças e Loggi.

O valor da compra é de 345 milhões de reais a ser pago da seguinte forma:

(i) Uma parcela inicial de 15 milhões de reais, que foi desembolsada no início da operação a título de sinal;

(ii) o saldo remanescente de 330 milhões de reais deverá ser pago em dezembro e está sujeito ao cumprimento das condições precedentes.

Segundo o comunicado, parte desse montante será paga a partir dos recursos em caixa (o Fundo fechou o mês de outubro com cerca de 290,7 milhões de reais entre investimentos em títulos públicos e fundos de renda fixa), enquanto o restante será pago por meio de uma operação de securitização.

O analista de fundos imobiliários Marx Gonçalves explica que a operação de securitização representará uma alavancagem de 20 por cento do ativo, o equivalente a 69 milhões de reais, e será estruturada a IPCA + 5,9 por cento a.a. que, na visão do nosso analista, parece ser uma boa taxa para o devedor — ainda que seja preciso conhecer a duração para uma melhor análise.

A aquisição também contará com uma RMG junto ao vendedor durante o período de 16 meses, a contar da data de pagamento do saldo remanescente programada para este mês.

Principais destaques desta operação

Após o pagamento, o Fundo será o único proprietário do imóvel e receberá uma receita de aluguel equivalente a 0,12 centavos por cota, representando um cap rate aproximado de 8,0 por cento e um yield estimado em 8,4 por cento no primeiro ano — assumindo as condições da alavancagem.

O Marx afirma, ainda, que o ativo possui um ótimo padrão construtivo e está muito bem localizado em um raio de 15km de distância da cidade de São Paulo — região com demanda crescente por galpões voltados para last mile e baixa vacância.

Localização.

Como a operação de securitização deverá ser pequena, o LTV do Fundo ficará em torno de 11 por cento, ou seja, um patamar de alavancagem considerado baixo.

Vale destacar também que, pelo fato de o terreno contar com uma área equivalente a 180.347 m², enquanto a ABL atual representa apenas 49 por cento desse total, é possível que haja espaço para ampliação da ABL, o que, na visão do Marx, seria muito positivo.

Por fim, o nosso analista comenta que a aquisição é positiva em um primeiro momento, mas que será preciso analisar outros aspectos antes de uma conclusão final, a ser divulgada aos assinantes do Nord FIIs.

Tópicos Relacionados

Compartilhar