É hora de vender small caps?; no radar, precatórios, ata do Fomc e PIB EUA

Nesta quarta, 24, a agenda econômica americana está repleta de indicadores; fique por dentro

Nord Research 24/11/2021 12:19 7 min
É hora de vender small caps?; no radar, precatórios, ata do Fomc e PIB EUA

Em sessão de forte volatilidade, o Ibovespa fechou em alta de +1,50 por cento na terça-feira, 23, de volta ao patamar dos 103 mil pontos, puxado pelas ações de commodities. No noticiário doméstico, seguem no radar dos investidores assuntos relacionados à PEC dos Precatórios e ao Auxílio Brasil.

Na agenda econômica, véspera de feriado de Ação de Graças nesta quinta-feira, 25, destaque para o dado de inflação nos EUA, o Índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE). Saem ainda a revisão do PIB americano do terceiro trimestre e a ata da última reunião do FOMC. No Brasil, o Tesouro Nacional informará o relatório da dívida pública referente a outubro.

Com a alta dos juros, é hora de “abandonar” as small caps?

Entenda o cenário. Desde meados de julho deste ano, temos visto os juros (em branco) em direção oposta ao principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira (Ibov, em azul e small caps, em laranja).

Fonte: Bloomberg

Enquanto os juros (jan/2025) saíram de 8 por cento a.a. para 12 por cento a.a. (alta de +50 por cento), o Ibovespa saiu de 130 mil pontos para 102 mil pontos (queda de -28 por cento), operando próximo de seus menores níveis desde 2019, período pré-pandemia.

O aumento da taxa de juros prejudica as ações de consumo, como também as ações de empresas que têm boa parte de seu valor no fluxo de caixa futuro — geralmente as de tecnologia e de altíssimo crescimento.

A queda das small caps. André Zonaro, especialista em ações small caps da Nord Research, avalia que as ações small caps (pequenas empresas com maior potencial de crescimento) sofrem mais do que as ações “blue chip” (empresas mais negociadas na B3) porque os investidores buscam ativos de maior liquidez em momento de incerteza.

De maneira geral, o mercado prefere as blue chips pela facilidade de converter um ativo em dinheiro. Por isso, temos notado uma queda maior das small caps.

O que fazer com as small caps?

Agora que você entendeu a queda das small caps e sabe que em períodos de maior estresse o índice acaba se mostrando mais volátil, o nosso analista recomenda que os investidores tenham a certeza sobre a quantidade de ações em carteira (se está aderente ao seu perfil de investidor), principalmente de small caps, e que busquem por boas oportunidades.

Momentos de alta volatilidade fazem as ações “descolarem” de seus resultados (valor real), abrindo grandes oportunidades de ganhos futuros quando o cenário melhorar.

Continue lendo as análises do Zonaro sobre o mercado na série Nord Small Caps. Acesse relatórios, participe de monitorias e tenha um canal de contato direto com o nosso analista.

Ações com preço de Black Friday?

Não é só o varejo que está na promoção, nossa bolsa tem apresentado uma queda constante nos últimos meses.

No ano, o Ibovespa acumula uma desvalorização em torno de -16 por cento. Já viu como está a sua carteira? Das 92 ações do índice, notamos que apenas 12 ações apresentaram desempenho positivo.

Traduzindo esses números em palavras, a última vez que o Ibovespa esteve nos patamares atuais de valuation foi em 2002, ano em que muitos de nós não tivemos a oportunidade de investir.

Fizemos uma live ontem, 23, com as últimas atualizações sobre o cenário macroeconômico e comentários com dois dos sócios-fundadores da Nord Research, Marilia Fontes e Bruce Barbosa, sobre as ações com preço de Black Friday. Assista no nosso canal no YouTube.

China e Rússia liberam desembarque de carne

A China liberou o desembarque das cargas de carne brasileira que foram certificadas antes de 4 de setembro – quando ocorreu a  suspensão das compras chinesas devido à confirmação de dois casos atípicos do mal da "vaca louca" no Brasil, em Minas Gerais e Mato Grosso.

A autorização foi concedida pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) na terça, 23.

Ainda não se sabe quando Pequim vai emitir o mesmo sinal positivo, mas a liberação dos produtos já certificados já é um grande alívio.

Prejuízo estimado pelo embargo. De acordo com cálculos de uma fonte da indústria, o volume de carne bovina certificada – muitas delas a caminho da China ou já paradas nos portos – é de cerca de 140 mil toneladas. Considerando um preço médio de 6,3 mil dólares por tonelada, estamos falando de um estoque de quase 900 milhões de dólares.

Na semana passada, foi a vez da Rússia liberar a importação de carne de dois frigoríficos da Minerva (BEEF3). A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que cumpria agenda em Moscou, informou que o país vai permitir ao governo brasileiro uma cota de 300 mil toneladas para importações de carnes com tarifa zero, sendo 200 mil toneladas para carne bovina e 100 mil para suína.

Finalmente um refresco. O analista de ações André Zonaro comenta que apesar de não ser uma liberação definitiva, desde quando o Brasil deixou de vender carne bovina para o país asiático no início do mês de setembro, o movimento é visto de maneira positiva, uma vez que dá indícios de avanço nas negociações.

Embora não tenhamos previsão de quando o assunto será 100 por cento resolvido, a liberação dos produtos já certificados representa um grande alívio para o setor.

INTERNACIONAL

Europa retoma lockdown

No velho continente, os casos de Covid-19 haviam caído para um dos patamares mais baixos desde o início da pandemia.

Só que, nesta semana, uma nova onda de infecções pelo coronavírus fez com que os governos de países europeus aplicassem medidas mais duras contra a aglomeração e a circulação de pessoas, principalmente para os não vacinados.

Quais medidas foram adotadas? A Áustria, por exemplo, anunciou na sexta (19) que pretende impor a vacinação obrigatória a toda a população a partir de fevereiro de 2022. O anúncio é uma resposta ao recorde de infecções e à baixa taxa de vacinação no país.

Nações como República Tcheca e Eslováquia também informaram que pretendem limitar ao máximo as atividades sociais das pessoas não vacinadas.

Cerco regulatório. Para não ficarem parados, países com taxas baixas de vacinação, como a Alemanha (67,5 por cento de imunizados), Áustria (64,1 por cento) e a Grécia (61,1 por cento) lideram a ofensiva para conseguir imunizar o maior número possível de pessoas e elevar a taxa de vacinação que, hoje, está em 65,4 por cento da população europeia — na Espanha é de 79,2 por cento.

Onda de protestos. Pessoas contrárias à vacinação em países europeus, como a Bélgica, Holanda e Áustria, entraram em confronto contra a polícia e atearam fogo em diversos objetos pelas ruas de cidades europeias, incluindo carros e motos.

Europa opera em queda. Os bloqueios são obviamente negativos para a atividade econômica. Na terça (23), as Bolsas da Europa fecharam com uma desvalorização de mais de 1 por cento por conta do temor dos investidores em relação à disseminação da Covid-19 pelo continente.

Efeitos visuais que ninguém imagina

A Netflix (NFLX) anunciou a compra da Scanline VFX, estúdio especializado em efeitos especiais e reconhecido pela qualidade absurda de seus trabalhos, alguns deles para a Marvel Studios e para a DC Films. O valor da operação não foi declarado.

‎A aquisição ainda está pendente de aprovação regulatória. Contudo, a Netflix espera que o acordo seja concluído no primeiro trimestre de 2022.

Nas mãos da Netflix. Antes mesmo dessa aquisição, a Scanline trabalhou junto a Netflix, participando de grandes produções da plataforma, como “Stranger Things” e o desenho “Cowboy Bebop”.

Na visão do Cesar Crivelli, analista de ações internacionais da Nord, a aquisição vai de acordo com os avanços da Netflix em produções próprias, as quais já vimos que podem trazer grandes sucessos ao portfólio da empresa.

O nosso analista cita ainda outra fonte de receita da plataforma, a Netflix Games, que continua avançando e anunciou mais dois jogos, disponíveis para smartphones.

Inclusive, o primeiro deles se tornou um grande sucesso. Estamos falando de “Asphalt Extreme”, o game de corrida que foi retirado do ar em setembro e, agora, relançado pela Netflix. O segundo é "Bowling Ballers”, um jogo de boliche.

Revisamos nossa recomendação de manter para COMPRAR os BDRs da Netflix, negociados na B3 com o código NFLX34.

Recomendação: Compra

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar