Resumo da semana: exterior sobe após anúncio do Fed; PEC aprovada em 1º turno; e leilão do 5G

Local movimentado por conta da temp. de resultados, mas o grande destaque fica para disparada de PRIO3

Nord Research 06/11/2021 11:58 4 min
Resumo da semana: exterior sobe após anúncio do Fed; PEC aprovada em 1º turno; e leilão do 5G

Nord Insider

Olá, estava aqui pensando...

Mês que começa na segunda e no dia 1º de novembro tem tudo pra dar certo. É o que a gente acreditava no início da semana...

Acontece que quem esperava tranquilidade no Ibovespa por conta do feriado acabou encontrando ainda mais volatilidade.

A seguir, fique por dentro das principais notícias que rolaram na semana.

Resumo da Semana: 1 a 5/11


Segunda-feira (1) -  O primeiro pregão de novembro veio com ar de esperança após a queda de 6,74 por cento do Ibovespa em outubro. A Bolsa de Valores brasileira conseguiu fechar em alta de 1,98 por cento, aos 105.550 pontos, com recordes também nos Estados Unidos e na Europa.

O que fez a bolsa subir? Sem eventos relevantes da agenda de indicadores, tudo nos leva a crer que os investidores aproveitaram para recompor parte de suas posições, de olho nos balanços locais.

Terça-feira (2) - Os três principais índices de ações americanos renovaram recordes históricos quando o mercado brasileiro estava fechado.

Em paralelo, os investidores aguardavam o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) anunciar a retirada de estímulos da economia americana na reunião de quarta.

Quarta-feira (3) - A confirmação veio e o Fed fechou a torneira sob forte pressão inflacionária, dando início ao “tapering”, a redução do seu programa de estímulo à economia por meio da compra de títulos. O presidente do Fed, Jerome Powell, ainda indicou que a alta dos juros americanos vai demorar no país, tranquilizando os mercados.

No local, destaque para a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informando que foram considerados cenários com "ritmos de ajuste maiores na taxa básica de juros" —  na última semana, a decisão foi de elevar a Selic a 7,75 por cento ao ano.

Além disso, o BC também reconheceu que a inflação ao consumidor tem se mostrado mais persistente do que o esperado. "A alta dos preços está mais disseminada e abrange também os componentes mais associados à inflação subjacente”, destacou.

Quinta-feira (4) - Após fala de Powell confirmando que o Fed não tem pressa para o aumento das taxas de juros, as bolsas americanas aceleraram os ganhos. Dow Jones, S&P500 e Nasdaq 100 bateram recordes de fechamento pelo quarto dia seguido.

No local, a pauta do dia foi a aprovação da PEC dos Precatórios durante a madrugada de quinta. Por 312 a 144, a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera alguns compromissos do governo federal com o orçamento (teto de gastos), a chamada PEC dos Precatórios.

Os investidores ainda acompanharam as operadoras vencedoras no leilão do 5G. Com 24 lotes arrematados em apenas um dia, foram movimentados cerca de 7,1 bilhões de reais em outorgas.

A TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro arremataram a faixa de 3 GHz (gigahertz), a principal utilizada na oferta de tecnologia 5G.

Sexta-feira (5) - Caminhando para a etapa final do leilão do 5G, as operadoras Claro, Vivo e Tim dominaram o segundo dia de certame, arrematando lotes nacionais e regionais com foco na conectividade em escolas públicas.

No pregão, o índice subiu mais de 2 por cento buscando os 106 mil pontos na esteira dos dados do Payroll nos EUA. De acordo com o índice, 531 mil vagas de emprego foram criadas no país em outubro e a taxa de desemprego ficou em 4,6 por cento.

Destaque para PetroRio (PRIO3), que figurou entre as maiores altas com salto de 20 por cento após informar, em fato relevante, que os consórcios em que participa foram escolhidos para começar as negociações exclusivas nos termos finais com a Petrobras pelos campos Albacora e Albacora Leste.

Espero que tenha gostado deste resumo da semana.

Bom sábado.

Eu fico por aqui, um abraço!

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar