BDR de graça?; ETF ALUG11 e inflação a 9,17 por cento

Focus: Mercado piorou as projeções para inflação e PIB para este ano e 2022

Nord Research 02/11/2021 11:58 5 min
BDR de graça?; ETF ALUG11 e inflação a 9,17 por cento

Nord Insider

Olá, investidor.

A semana começou com o pé direito na segunda-feira (1). O Ibovespa abriu novembro operando em alta de mais de 2 por cento, por volta das 16h15, aos 106.021 pontos, mesmo com o exterior oscilando entre perdas e ganhos.

Mercado passa a prever inflação acima de 9 por cento em 2021

O Boletim Focus de segunda-feira (1) piorou as projeções para a inflação e crescimento da economia brasileira. As projeções dos economistas do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021 subiram de 8,96 por cento para 9,17 por cento.

Para 2022, o mercado projeta inflação de 4,40 por cento para 4,55 por cento. Para 2023, manteve-se em 3,27 por cento, e para 2024 subiu de 3,02 por cento para 3,07 por cento.

Na última semana, o BC elevou a Selic em 1,5 ponto percentual, chegando a 7,75 por cento e com sinalização para uma elevação na mesma magnitude na próxima reunião do Copom.

PIB

As perspectivas de crescimento da economia também voltaram a cair. Para 2021, a estimativa para o crescimento da economia é de 4,94 por cento. Para 2022, a projeção de crescimento do PIB caiu para 1,20 por cento, ante 1,40 por cento na última semana.

Na leitura da nossa analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, as projeções para o PIB do Brasil vão continuar se deteriorando. É quase unanimidade entre os economistas mais críveis do mercado que poderemos ter, inclusive, estabilidade do PIB (crescimento zero) ou recessão em 2022.

Qual a importância disso?

E aí é que entra a nossa “velha amiga”: a renda fixa. Ainda vamos falar muito sobre esse tema para garantir que você tenha segurança e liquidez nos seus investimentos. A Marilia reforça que o momento é de ter uma carteira mais conservadora, evitando exposição a juros longos.

BDRs de graça?

O Nubank anunciou na segunda-feira (1) o protocolo público de seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Securities and Exchange Commission (SEC), simultaneamente ao pedido de listagem no Brasil pelo ticker NUBR33.

Em documento, o Nubank disse que planeja vender cerca de 289 milhões de ações para levantar mais 3 bilhões de dólares em seu IPO. A faixa indicativa de preço por ação ordinária Classe A irá de 10 dólares a 11 dólares por ação. O BDR irá de 9,25 reais a 10,39 reais.

Segundo a fintech, cerca de 1/6 de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings, líder do grupo Nubank, será distribuída aos clientes do banco por meio do programa do “NuSócios” como convite a se tornarem acionistas da companhia.

Na visão da nossa analista de ações Danielle Lopes, o que o investidor deve ter em mente é que ter apenas um (01) BDR ou não escolher uma boa carteira de BDRs não adianta. Para você construir uma carteira no longo prazo, é necessária uma seleção de ativos e aportes recorrentes.

E agora, o que comprar?

A nossa carteira de BDRs é composta por sete ações internacionais (BDRs) ou ETFs estrangeiros disponíveis na bolsa brasileira, com o intuito de ter desempenho superior ao índice S&P 500.

O nosso analista internacional Cesar Crivelli contou que, em breve, a série terá cerca de 10 ativos. Quem entrar agora poderá ir montando a carteira junto com a Nord. Saiba mais.

Relevante agora

ALUG11 vale a pena? ETF acompanha desempenho de fundos imobiliários americanos

Renda passiva. O ETF ALUG11 foi lançado na B3 na sexta-feira (29), pela gestora Investo, cotado inicialmente a 50 reais e fechando seu primeiro pregão em 49,85 reais.

O ETF replica o VNQ (Vanguard Real Estate), ETF americano de REITs – Real Estate Investment Trust – que funciona de forma semelhante aos FIIs brasileiros.

REITs

Os REITs são empresas que têm a maior parte de seus ativos ligados a investimento imobiliário (pelo menos 75 por cento) – e que distribuem pelo menos 90 por cento do seu lucro em forma de dividendos. No Brasil, os FIIs precisam distribuir pelo menos 95 por cento. Diferentemente dos FIIs, os dividendos em REITs são tributados em 30 por cento, já retido na fonte.

Além disso, precisam cumprir outras obrigações, como número mínimo de acionistas, administração por um conselho, não ter mais de 50 por cento de suas ações com cinco ou menos pessoas e ter pelo menos 75 por cento da sua receita ligada – direta ou indiretamente – a imóveis.

ALUG11

O ALUG11 replica o VNQ, um dos principais ETFs do mercado imobiliário americano, que investe em 174 REITs com 5 bilhões de dólares sob gestão. O VNQ já registra uma valorização de 32,21 por cento em 2021.

O ALUG11 tem sua composição com 96 por cento em REITs, sendo 38 por cento em Especializados (Hotéis e Storages), 15 por cento em residencial, 11 por cento em Indústrias, 10 por cento em varejo, 4 por cento em hospitais, 4 por cento em escritórios e 11 por cento em outros.

O ALUG11 conta com exposição cambial, taxa de administração de 0,48 por cento a.a. (0,60 por cento a.a. de taxa total considerando o fundo de índice alvo). Além disso, tem incidência de IR de 15 por cento sobre o ganho de capital.

Sobre a Investo

Esse é o terceiro ETF da gestora, que já contava com o USTK11 (tecnologia nos EUA) e WRLD11 (empresas globais).

Oportunidade

Na leitura do nosso analista internacional Cesar Crivelli, o ETF pode ser uma oportunidade para quem gostaria de se expor ao mercado imobiliário americano, que cresce regularmente há anos. Além disso, quem busca renda passiva e exposição ao dólar tem essa nova oportunidade.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar