Ibovespa cai com incertezas fiscais; análise de BIDI11; balanços e crédito privado

Governo estuda prorrogar o Auxílio Emergencial para lançar programa de 400 reais, mas tropeça em resistências

Nord Research 29/10/2021 12:29 8 min
Ibovespa cai com incertezas fiscais; análise de BIDI11; balanços e crédito privado


Nord Insider

A quinta-feira (28) pós-Copom foi de volatilidade no mercado com a volta das preocupações fiscais. Alguns resultados de empresas impediram que a queda fosse maior, mas não evitaram que o Índice fechasse em baixa de -0,62 por cento, aos 105.705 pontos.

Com a agenda econômica mais fraca no Brasil, o destaque vai para o Núcleo do Índice de Preços PCE, usado pelo Federal Reserve nas metas de inflação nos Estados Unidos.

BRASIL

Sem PEC, governo estuda prorrogar Auxílio Emergencial

A declaração do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), renovou as incertezas do mercado. Na quinta-feira (28), as taxas dos juros futuros com vencimento em janeiro de 2023 subiram 89 pontos-base, o vencimento em 2025 avançou 70 pontos-base, e o vencimento em 2029 subiu 50 pontos-base, segundo dados da Bloomberg.

O líder do governo na Câmara dos Deputados afirmou que o governo “não deixará de ajudar os mais pobres” e disse que, caso não passe a proposta de emenda constitucional (PEC) dos Precatórios para pagar o bolsa família (no valor de 400 reais em 2022), o Executivo prorrogará o auxílio emergencial — mesmo que a despesa esteja fora do teto de gastos.

O que isso quer dizer? A analista de renda fixa e sócia fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, avalia que a postura do parlamentar abre espaço para um aumento das despesas sem a contrapartida do aumento das receitas — isso ameaça o nosso teto de gastos. E por que furar o teto de gastos é ruim?

Para se ter ideia, desde 2016, a medida vem funcionando como uma “âncora” fiscal por controlar o crescimento do endividamento público (gastos que devem crescer de acordo com a inflação). O rompimento do teto traz mais incerteza sobre como o país pagará suas dívidas lá na frente.

Se o governo prosseguir com a ideia, abre espaço para altas ainda mais fortes na taxa Selic, pois o rompimento do teto trará maiores pressões inflacionárias.

Com essa notícia, o mercado passou a estimar uma alta de 220 basis points para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que acontece no dia 8 de dezembro.

Outros destaques no radar:

IGP-M sobe pressionado por câmbio e combustíveis

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) voltou a subir, com aumento de 0,64 por cento em outubro, informou a Fundação Getulio Vargas na quinta-feira (28). O mercado esperava uma alta de 0,30 por cento.

O analista de renda fixa Christopher Galvão destaca que a deflação de 0,64 por cento no mês anterior foi pressionada pelo recuo de 21,64 por cento nos preços do minério de ferro. Já no resultado de outubro, a desaceleração nos preços da commodity foi menor, de 8,5 por cento.

Além disso, o avanço mais forte do IGP-M em outubro foi pressionado pela alta nos preços dos combustíveis, sobretudo do diesel, pela desvalorização cambial agravada com risco político e, ainda, pela pressão da energia elétrica.

O nosso analista acredita que o índice dos próximos meses vai continuar pressionado pelo preço dos combustíveis, em razão do novo reajuste do preço do diesel, anunciado pela Petrobras na segunda-feira (25), que ainda não foi contabilizado nesse IGP-M, mas deve impactar nos próximos resultados.

Agora sobre balanços…

Petrobras reverte prejuízo no 3º trimestre e antecipa dividendos

A  Petrobras anunciou lucro líquido de 31,1 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano. Com o resultado, a estatal reverteu o prejuízo de 1,5 bilhão de reais apurado no mesmo período do ano passado.

O resultado da companhia foi impulsionado pelo aumento nos preços do petróleo no mercado internacional e pelo crescimento da receita com a venda de combustíveis no mercado interno. No terceiro trimestre, a estatal registrou receita líquida de 121,6 bilhões de reais, alta de 71,9 por cento ante o mesmo período de 2020.

Além dos resultados, a companhia aprovou a antecipação de dividendos aos acionistas relativos ao exercício de 2021 no valor de 31,8 bilhões de reais, ou o equivalente a 2,437865 reais bruto por ação preferencial e ordinária em circulação.

Inter também reverte prejuízo e anota lucro

O Inter (BIDI11) mostrou que continua acelerando o ritmo de crescimento e atingiu, no terceiro trimestre do ano, a marca de 14 milhões de clientes, alta de 94 por cento em comparação com o terceiro tri de 2020.

A média foi de 33 mil novas contas abertas por dia no mês de setembro, alcançando 2 milhões de contas abertas em três meses.

A receita líquida total do Inter cresceu 133 por cento, impulsionada pelo crescimento de 157 por cento na receita de serviços e de 103 por cento na receita financeira ajustada (NII ajustado). Atualmente, 52 por cento da receita do Inter vêm da intermediação financeira e 48 por cento vêm de serviços.

Outro dado interessante foi a receita média por cliente (ARPU), que apresentou uma evolução de 20 por cento na comparação anual (207,19 reais por cliente), impulsionada pelo forte crescimento de 32 por cento no ARPU de serviços. Com uma plataforma do banco cada vez mais completa, o número de produtos consumidos por cliente (CSI) continua em alta e alcançou 3,43 no 3T21 (vs. 2,94 no 3T20).

A base de clientes também foi maior e mais ativa, levando a ganhos de escala. Já o custo de servir por cliente (CTS) ficou a 110,42 reais, queda de 11 por cento na comparação anual.

Por conta de um ambiente de competição mais acirrado, o custo de aquisição de clientes (CAC) aumentou 39 por cento, atingindo 30,74 reais, patamar considerado ainda saudável. O analista de ações Rafael Ragazi diz que a alta está vindo acompanhada de uma aceleração no crescimento, apesar das fortes quedas nas cotações nos últimos meses, demonstrando que os rumores sobre a qualidade da carteira de crédito do Inter eram totalmente infundados.

O saldo de provisão (PDD) se manteve constante em relação à carteira, e a inadimplência (NPL) caiu de 3,5 por cento para 2,8 por cento na comparação anual.

No marketplace, o Inter alcançou marcas expressivas no 3T21, atingindo 946 milhões de reais (alta de 151 por cento) em volume total de vendas (GMV), sendo que 50 por cento do volume veio de parcerias End-to-End (100 por cento da experiência de compra no aplicativo). Foram 1,5 milhão de clientes ativos, dos quais 70 por cento eram recorrentes.

No terceiro trimestre, o lucro do Inter foi de 19,2 milhões de reais, revertendo o prejuízo de 8 milhões de reais no mesmo período do ano passado.

Análises

Na leitura do Ragazi, a empresa está entregando um crescimento de usuários forte e sustentável, acompanhado de uma receita que cresce mais ainda e de maneira diversificada.

O foco eficiência operacional é grande e, mesmo com todo o crescimento da operação, os ganhos de escala vão ficando mais evidentes a cada trimestre.

A aquisição da Usend e a reorganização societária vão levar o Inter para os EUA, onde a empresa pretende replicar o modelo que está construindo (com sucesso) no Brasil para, então, se tornar uma companhia global.

O nosso analista diz, ainda, que a empresa está bastante capitalizada após levantar 5,5 bilhões de reais no último follow-on e poderia gastar muito mais com marketing ou acelerar bastante a concessão de crédito, por exemplo, mas prefere ser mais conservadora, pois sabe que manter a confiança dos investidores é fundamental para a continuidade de sua expansão.

Por fim, o ótimo resultado e a postura sóbria do Inter só demonstram que a empresa está construindo fortes alicerces para entregar crescimento sustentável e longevo. A recente queda de mais de 50 por cento nas ações está completamente descorrelacionada com o que vem acontecendo com os fundamentos da empresa.

O nosso analista recomenda que, se você ainda não montou sua posição completa na empresa, aproveite a oportunidade.

Gostou da análise sobre os resultados e saúde financeira do Inter (BIDI11)? Acesse outras teses de investimentos e a carteira de ações do Nord 10X.

Lucro líquido da Vale sobe 33,6 por cento

Embora abaixo das expectativas do mercado, a Vale (VALE3) reportou lucro líquido de 3,88 bilhões de dólares no 3º trimestre de 2021, alta de 33 por cento comparada ao registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo a companhia, a produção de minério de ferro no terceiro trimestre do ano foi próxima a 90 milhões de toneladas, com um progresso significativo na retomada operacional do complexo de Vargem Grande (MG).

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o Ebitda teve alta de 13,8 por cento, mas em comparação com o segundo trimestre de 2021 recuou 37,1 por cento.

A receita líquida foi de 12,6 bilhões de dólares, avanço de 17,84 por cento.

O analista de ações Fabiano Vaz diz que no próximo trimestre as quedas do minério podem pesar ainda mais no resultado da Vale devido às restrições à produção de aço da China, que têm pesado no mercado de commodities depois que o país intensificou medidas para atingir as metas de emissão de poluentes.

INTERNACIONAL

PIB dos Estados Unidos desacelera

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2 por cento no terceiro trimestre de 2021, em taxa anualizada. Os dados foram divulgados na quinta-feira (28) pelo escritório oficial de estatísticas (BEA) do Departamento de Comércio do país.

O resultado ficou abaixo da expectativa dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam um avanço de 2,5 por cento para o PIB no período.

Segundo o BEA, o menor crescimento do PIB foi puxado pela desaceleração dos gastos do consumidor, que respondem por cerca de um terço do PIB americano. Em nota, o escritório disse que o ressurgimento de casos de Covid-19 resultou em novas restrições e adiamentos na reabertura de estabelecimentos em algumas partes do país.

Além disso, no terceiro trimestre o governo americano reduziu assistências em forma de empréstimos a empresas, recursos a governos estaduais e locais e benefícios sociais às famílias.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar