Não compre EDP Brasil (ENBR3) antes de saber disto; no radar, Copom e empregos

Ibovespa volta aos 106 mil pontos acompanhando a piora das expectativas para inflação e juros

Nord Research 27/10/2021 12:21 7 min
Não compre EDP Brasil (ENBR3) antes de saber disto; no radar, Copom e empregos

Nord Insider

O Ibovespa praticamente devolveu os ganhos acumulados na sessão de segunda-feira (25) e encerrou a sessão de terça-feira (26) com queda de 2,11 por cento. As expectativas sobre um aperto monetário e a pressão sobre a decisão de política monetária têm preocupado os investidores.

Na agenda do dia, o mercado aguarda a decisão de juros do Copom. Antes, o IBGE divulga os números de desemprego de agosto coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Nos EUA, saem os balanços corporativos de McDonalds, Boeing, Coca-Cola, General Motors e Kraft Heinz.

Prévia da inflação: IPCA-15 sobe acima da expectativa

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) acelerou a alta para 1,20 por cento em outubro, após marcar 1,14 por cento em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima do consenso do mercado, que estimava alta de 1,00 por cento. Os dados foram divulgados na terça-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, destaca a forte alta do setor de serviços, segmento que é mais sensível à política econômica, e avalia que o resultado do IPCA-15 deve fazer com que o Copom eleve a projeção para a taxa Selic em 1,5 ponto percentual na reunião de hoje (27), avançando para 7,75 por cento ao ano.

Por outro lado, o chamado Índice de Difusão, que mede o percentual de itens da inflação que subiram, caiu para 63,8 por cento neste mês. Na leitura da Marilia, essa queda indica que menos itens subiram em outubro, porém a alta dos itens que subiram veio mais forte. Já os núcleos de inflação apresentaram estabilidade.

Qual o cenário? De modo geral, esses dados dão ao Copom muito com o que se preocupar — principalmente porque as expectativas de inflação do Boletim Focus passaram a ficar desancoradas da meta do Banco Central, piorando as projeções para 2022, 2023 e 2024. Para a nossa analista, isso pode fazer com que o Banco Central tenha que aumentar o passo, elevando a Selic para 9,5 por cento ou 10 por cento no ano que vem.

O que muda na minha vida? Se por um lado a alta na inflação beneficia os títulos pós-fixados, que passam a render mais, por outro lado é ruim para títulos prefixados ou IPCA mais longos, dada a revisão de juros para cima.

Anote aí!

Hoje, às 19 horas, a Marilia Fontes fará uma live em seu perfil pessoal no Instagram (@mariliadfontes) para falar se a Selic vai quebrar o Brasil e as principais dúvidas em torno da decisão de política monetária na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) de outubro de 2021. Já segue no Instagram e ativa as notificações.

O que mais é destaque?

Alta de 70 por cento no lucro da EDP Brasil é gatilho para compra?

Antes de falarmos a nossa sensata opinião, vamos aos resultados da companhia. A EDP Brasil (ENBR3) encerrou o terceiro trimestre de 2021 com um lucro líquido de 510,5 milhões de reais, 70,3 por cento maior que o observado em igual período de 2020. É para comprar? Calma, a nossa intenção é apresentar os fatos para que você decida onde e quanto quer investir. Continue a leitura.

Na visão do nosso analista Guilherme Tiglia EDP é uma ótima empresa, negociada a bons preços e com boas perspectivas de crescimento — o EBITDA deve crescer entre 8 por cento a 10 por cento ao ano até 2025, considerando apenas o crescimento contratado.

Além disso, a nova política de dividendo instituída pela companhia garante que o acionista receberá, pelo menos, 1,00 real por ação ao ano. Considerando a cotação de fechamento de terça-feira (26), daria um dividend yield de pelo menos 5 por cento — lembrando também que os dividendos pagos pela companhia devem aumentar à medida que os resultados cresçam.

Nossa recomendação. Apesar de considerarmos a EDP Brasil um ótimo investimento nos níveis atuais, nosso analista prefere outro ativo parecido, com crescimentos sólidos em seus resultados e potencial para superar o crescimento de resultados da EDP Brasil.

A boa notícia é que o mercado ainda não percebeu esta oportunidade e a empresa negocia a preços descontados.

Estamos falando da Neoenergia (NEOE3), empresa integrada no setor, em processo de expansão, focada em aumentar resultados — principalmente de forma orgânica na parte de distribuição. Uma coisa é fato: a empresa está em um ciclo forte de investimentos e, com o crescimento de resultados, a companhia pode também entregar dividendos mais gordos à frente.

Enquanto ENBR3 negocia a 1,05 vezes P/VPA (preço/ valor patrimonial por ação), NEOE3 negocia a 0,79 vezes.

O que fazer agora?

Ambas as empresas divulgaram ótimos resultados na segunda-feira (25), e as perspectivas são positivas para as duas companhias. Contudo, no momento, a preferência do nosso analista é pela Neoenergia (NEOE3), inclusive, o ativo é uma das principais apostas de empresas que podem entregar dividendos crescentes no Nord Dividendos. Se você quer ter acesso à carteira de ações com as melhores empresas pagadoras de dividendos, saiba mais aqui.

Capítulos finais da novela — que pode estar com dias contados; China libera carga de carne brasileira

Após seis semanas sem exportar carne para a China, nosso principal comprador, a aduana do porto de Xangai liberou, na terça-feira (26), a primeira carga de carne bovina do Brasil com destino ao mercado chinês. A informação, veiculada ontem à tarde pela CNN Brasil, foi publicada originalmente pela Agrifatto.

Chegamos aos capítulos finais? Com base em informações preliminares, o analista de ações André Zonaro comenta que a carga liberada tem origem do Tocantins. Apesar do movimento, trata-se de uma liberação esporádica e há chances de outras remessas serem barradas, visto que ainda serão analisadas caso a caso.

A suspensão continua. Contudo, o nosso analista diz que a notícia pode ser um indício de que as exportações da carne bovina brasileira retornem para a China.

O motivo da suspensão. A confirmação de casos atípicos do “mal da vaca louca” em dois frigoríficos do país fez com que a China interrompesse os embarques no início de setembro. A demora do país asiático em retomar o comércio pode ser uma tentativa de renegociar contratos a valores mais atrativos.

A situação dura mais tempo do que o normal em casos anteriores de “vaca louca” no país, porém a situação tem se tornado insustentável com o passar dos dias, indicando os capítulos finais dessa novela.

Cade pede mais 90 dias para analisar venda da Oi Móvel

Outra novela que ganhou novos capítulos é a compra da Oi por TIM, Claro e Vivo. Na terça-feira (26), a superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) solicitou mais prazo para analisar a concentração que envolve a venda da Oi Móvel.

Se o pedido for acatado, o prazo final para o órgão decidir sobre o negócio entre as operadoras de telefonia passará de 18 de novembro deste ano para fevereiro de 2022.

Relevante agora

O que podemos dizer sobre os BDRs de Tesla e Mercado Livre

Investir no exterior. Um ano após o acesso, os BDRs de Tesla e Mercado Livre lideram o ranking dos recibos de ações de empresas estrangeiras, disponíveis na B3, preferidos pelos investidores.

Segundo levantamento do InfoMoney, os volumes negociados dos BDRS de Tesla (TSLA34) e Mercado Livre (MELI34) movimentaram, por dia, em média, 51,931 milhões de reais e 39,462 milhões de reais, respectivamente, nos últimos doze meses.

Além do aumento das negociações, os BDRs de Tesla e Mercado Livre valorizaram 103 por cento e 17,7 por cento, nessa ordem, entre 20 de outubro de 2020 e 23 de outubro deste ano.

A gente investe nessas empresas? A resposta é “não”, e o motivo é simples. A nossa analista de ações Danielle Lopes explica que ambas as empresas globais apresentam um valuation elevado, reduzindo, assim, a margem de segurança dos seus investidores.

Dessa maneira, entre dois ativos altamente precificados pelo mercado e outro que negocia a preços baixos e ainda entrega resultados, a Danielle escolhe os BDRs da XP Inc (XPBR31).

Como dissemos, a XP vem crescendo suas captações, trazendo investimentos e conquistando o mercado que antes era apenas território dos bancões, além de oferecer uma prateleira completa de produtos e serviços para seus clientes.
Por fim, a nossa analista ressalta que a XP negocia a múltiplos baixos e apresenta forte crescimento, sendo uma das posições da carteira do Nord Ações.

Tópicos Relacionados

Compartilhar