Privatização da Petrobras; ações de varejo estão baratas?; IPCA-15 e Caged

Com desestatização no radar, ações da Petrobras disparam e puxam Ibovespa

Nord Research 26/10/2021 12:23 8 min
Privatização da Petrobras; ações de varejo estão baratas?; IPCA-15 e Caged

Nord Insider

Na segunda-feira (25), o Ibovespa recuperou parte da perda da semana passada, subindo 2,28 por cento, aos 108,7 mil pontos. Apesar do risco fiscal com as mudanças no Teto de Gastos, os investidores se animaram com a notícia da CNN Brasil sobre avanço em relação à desestatização da Petrobras. A seguir, falamos mais sobre o tema.

Na agenda do dia, destaque para a prévia da inflação oficial de outubro, o IPCA-15, divulgado pelo IBGE. Saem também os números de emprego do Caged de setembro. Nos EUA, serão divulgados dados do mercado imobiliário de setembro e a Confiança do Consumidor de outubro.

BRASIL

Privatização da Petrobras entrou no radar; você acredita?

As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) tiveram a maior valorização do pregão de segunda-feira (25), com ganhos de mais de 6 por cento após a notícia de que o governo avalia encaminhar ao Congresso um projeto de lei para privatizar a maior petroleira do país. As informações foram apuradas pela CNN Brasil.

Na visão do analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa, estamos longe de haver um martelo batido em torno do assunto porque o processo de privatização seria difícil neste momento, já que precisa haver mudança na legislação a ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Para ele, a ideia parece mais uma tentativa de tirar o foco do mercado para o problema sobre os riscos fiscais, mas o tema não deve demorar a voltar a repercutir nos próximos dias.

O Bruce ainda comenta sobre o modelo enviado ao Congresso para a privatização da Eletrobras e dos Correios — “nunca saíram”.

Privatizar ajudaria a baixar o preço da gasolina?

A Petrobras está sendo pressionada nos últimos meses por conta da alta dos combustíveis. A partir desta terça-feira (26), a gasolina A e o diesel A passam a ser vendidos para distribuidoras com valores reajustados. Com a mudança, a gasolina aumenta 0,21 centavos por litro, ou 7 por cento em relação ao preço anterior, e o diesel, 0,28 centavos por litro, alta de 9,2 por cento em relação ao último aumento.

Nas bombas, a alta da gasolina A será de 0,15 centavos por litro, segundo informações da estatal. Para o diesel A, o preço passará de 3,06 reais para 3,34 reais por litro, reajuste médio de 0,28 centavos por litro.

Entenda os motivos. O Bruce diz que os preços de petróleo, impactados pela oferta limitada frente ao crescimento da demanda mundial e da taxa de câmbio, têm sido um dos fatores que mais afetam a inflação brasileira. O dólar alto impacta no valor dos nossos alimentos e combustíveis. Em outras palavras, o preço sobe não apenas porque a commodity em si custa mais, mas também porque o dólar está mais caro.

Gráfico apresenta a cotação do barril de petróleo Brent em reais.
Na imagem, a cotação do barril de petróleo Brent em reais.‌‌ Foto: Bloomberg

Focus: mais juros e menos crescimento em 2022

No relatório Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) na segunda-feira (25), o mercado financeiro elevou suas expectativas para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 8,69 por cento para 8,96 por cento em 2021, e de 4,18 por cento para 4,40 por cento em 2022 — lembrando que a meta de inflação perseguida pelo BC é de 3,75 por cento em 2021 e 3,50 por cento em 2022.

Já para o fim de 2023 e 2024, a previsão está em 3,27 por cento (meta é 3,25 por cento) e 3,02 por cento (meta é 3,00 por cento), respectivamente.

De acordo com a economista e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, as expectativas de inflação passaram a ficar desancoradas da meta do BC, inclusive as de prazos mais longos, muito por conta da menor credibilidade em relação ao nosso cenário fiscal, em razão do possível furo do teto de gastos.

De olho no Copom. Na leitura da Marilia, a decisão de juros do Copom, comitê decisório do Banco Central, deverá sofrer influência das projeções do Relatório Focus desta segunda. É possível que o Banco Central acelere o passo de alta da Selic na reunião desta semana, uma vez que, diante desse cenário com as expectativas se deteriorando devido ao maior risco fiscal, o mercado já está precificando que o BC dará uma alta de 150 pontos-base, acima dos 100 pontos-base da última reunião.

Selic

A expectativa do mercado para a Selic, a taxa básica de juros da economia, passou de 8,25 por cento para 8,75 por cento no fim de 2021 e de 8,75 por cento para 9,50 por cento no final de 2022.

PIB

O mercado piorou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB), que mede o crescimento da economia brasileira, de 5,01 por cento para 4,97 por cento em 2021 e de 1,50 por cento para 1,40 por cento em 2022.


Dia de estreia

Wilson Sons estreia na B3 com o pé direito

Os papéis ordinários da Wilson Sons passaram a ser negociados na segunda-feira (25) no Novo Mercado da B3 sob o código PORT3. A companhia fechou com uma valorização de 5,89 por cento, a 70,95 reais.

Uma novata antiga. A Wil, “para os íntimos”, é uma das empresas mais antigas em atividade no Brasil – fundada há 184 anos em Salvador (BA). A listagem ocorreu após um processo de reestruturação em que a Wilson Sons Limited (WSL), emissora dos BDRs, foi incorporada pela Wilson Sons Holdings Brasil (WS S.A.), com o objetivo de simplificar a estrutura societária da companhia, além de aumentar a liquidez das ações e ampliar o acesso ao mercado de capitais.

Com o processo, todos os acionistas e titulares de BDRs da WSL receberam ações da WS S/A, listadas no Novo Mercado da B3, na mesma proporção.

Conheça a Wilson

A Wilson, Sons é uma operadora integrada de serviços marítimos, portuários e de logística. A companhia opera com dois terminais portuários de contêineres – em Rio Grande (RS) e Salvador –, é detentora de um estaleiro no Guarujá (SP), possui 80 rebocadores portuários e 23 embarcações de apoio offshore.

Nos seis primeiros meses do ano, a empresa somou 1,017 bilhão de reais em receitas, alta de 19 por cento ante 2020. O Ebitda, que mede o resultado operacional, ficou em 450 milhões de reais, elevação de 35 por cento.

O que mais você precisa saber?

Black Friday dará novo impulso às varejistas na Bolsa?

Você está ansioso para as promoções da Black Friday 2021? E para investir nas varejistas? O panorama econômico (principalmente inflação e alta dos juros) tem pressionado as empresas de varejo com ações listadas na B3. Os papéis do setor têm tido uma dinâmica desafiadora ficando entre as quatro maiores quedas do ano. São elas:

  • Via (VIIA3): variação de 56,13 por cento;
  • Americanas (AMER3): variação de 54,62 por cento;
  • Magazine Luiza (MGLU3): variação 50,50 por cento;
  • Lojas Americanas (LAME4): variação de 49,29 por cento.

Segundo o analista de ações André Zonaro, a aproximação da Black Friday, um dos eventos que mais aquecem o varejo, deve impulsionar as ações das empresas do setor.

O que esperar das varejistas nesta Black Friday?

Na Black Friday do ano passado, 76,50 por cento dos brasileiros compraram no período de descontos. Para este ano, a expectativa é uma subida para 87,75 por cento, segundo levantamento da Conversion, consultoria de performance & SEO.

O nosso analista acredita que o comércio eletrônico deve bater mais um recorde de vendas. Os consumidores também devem investir em compras para renovar o guarda-roupa com peças mais confortáveis (vestuário), por exemplo, além das expectativas de aumento das vendas em móveis e objetos de decoração.

Vale adicionar ainda os cosméticos, que possuem representatividade nas vendas, porém não devem aparecer tanto.

A gente quer desconto de verdade. Tradicionalmente, os descontos são o principal atrativo da promoção, mas nada adianta oferecer um grande desconto se o valor final não for baixo. O Zonaro avalia que os consumidores querem comprar pelo menor preço. Aqui, Magalu e Via são nossas preferências.

Por fim, nosso analista comenta que o mercado deve continuar pesando no preço dos papéis devido à dinâmica do cenário macro, sendo esse o principal tópico de nossas discussões com investidores, embora as empresas estejam com maior desconto entre a relação de preço e lucro.

INTERNACIONAL

Lucro do Facebook supera previsão e cresce 17 por cento no 3º trimestre

Lá fora, nos EUA, foram divulgados os resultados do Facebook no terceiro trimestre deste ano. A companhia registrou lucro líquido de 9,19 bilhões de dólares, alta de 17 por cento em comparação com igual período do ano passado.

O lucro por ação avançou 19 por cento no comparativo anual, para 3,22 dólares, e ficou acima da previsão de 3,19 dólares feita por analistas do FactSet.

Receita

As receitas totais da gigante das redes sociais somaram 29 bilhões de dólares entre julho e setembro, um incremento de 35 por cento, sendo que as receitas de publicidade somaram 28,27 bilhões de dólares deste total, alta de 33 por cento comparada ao mesmo período do ano passado.

Usuários

Mesmo sob crises, o número de usuários ativos diários cresceu 6 por cento, para uma média de 1,93 bilhão de pessoas na comparação com o ano passado.

Tópicos Relacionados

Compartilhar