Resumo da semana: Novo Auxílio Brasil; balanços; e debandada equipe de Guedes

Risco fiscal domina atenção no mercado local ao longo da semana

Nord Research 23/10/2021 11:58 3 min
Resumo da semana: Novo Auxílio Brasil; balanços; e debandada equipe de Guedes

Nord Insider

Qual a sensação de investir no Brasil? Por aqui, é como se em uma semana mudasse tudo, mas em dez anos nada mudasse.

A semana foi marcada por forte volatilidade no mercado interno devido à possibilidade de quebra do teto de gastos.

O principal índice da bolsa brasileira operou com queda expressiva na tarde de sexta-feira (22), em meio aos desdobramentos no governo depois que secretários do Ministério da Economia pediram demissão após a aprovação de nova regra na Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que altera a sistemática de pagamentos de precatórios e abre espaço para uma despesa extra de 83 bilhões de reais em 2022.

Confira o que aconteceu nesta semana.

Resumo da semana de 18 a 22 de outubro

PIB da China. A semana abriu em queda nos preços das commodities devido à desaceleração na China ter vindo mais acentuada do que o esperado. O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 4,9 por cento no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados na segunda-feira (18), em Pequim, pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

No Brasil, o índice foi pressionado pela incerteza fiscal ao longo de todo o dia e fechou em queda de 0,19 por cento.

Risco fiscal derruba Ibovespa. Na terça-feira (19), o nosso índice despencou mais de 3 por cento, voltando para a faixa dos 110 mil pontos com os investidores repercutindo o noticiário em Brasília sobre o novo Auxílio Brasil.

Após o encerramento do pregão, a Vale (VALE3) reportou um crescimento trimestral de 18,1 por cento na produção de minério de ferro entre julho e setembro deste ano. Em relação ao mesmo período de 2020, o avanço na produção foi de 0,8 por cento.

O teto está sob ataque. Na quarta-feira (20), o governo confirmou o valor de 400 reais do novo Auxílio Brasil até o fim de 2022, mas sem dar detalhes sobre a fonte dos recursos. Apenas disse que ficaram de fora do Teto de Gastos, o que fez com que o Ibovespa subisse um pouco com alta de 0,10 por cento, aos 110.786 pontos.

Destaque também para a Petrobras (PETR3,PETR4), que informou ao mercado uma produção média de 2,83 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) de petróleo, gás natural e líquido de gás natural (LGN), alta de 1,2 por cento no 3T21 em relação ao trimestre anterior.

Debandada na equipe econômica. Na quinta-feira (21), os investidores brasileiros tiveram um novo dia de tensão com a âncora fiscal do país sob ataque, que encerrou em queda de 2,75 por cento, a 107.735 pontos, com os mercados reagindo às declarações do ministro Paulo Guedes, que falou em "licença" para furar o teto de gastos.

Depois de aceitar mudanças na regra do teto de gastos para garantir a implementação do Auxílio Brasil, quatro secretários de Guedes pediram demissão alegando motivos pessoais. Deixaram os cargos: o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal; o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt; a secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas; e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araújo.
Substituto de Bruno Funchal. Na sexta-feira (22), os juros futuros voltaram a subir com o sentimento de que o Banco Central deve aplicar ajustes mais severos na Taxa Selic. Durante a tarde, o ministro Paulo Guedes confirmou Esteves Colnago, ex-ministro do Planejamento, para assumir a Secretaria de Orçamento do Ministério da Economia. Após o pronunciamento, o Ibovespa reduziu suas perdas para 1,18 por cento, aos 106,4 mil pontos.

Bom final de semana, investidores.

Eu fico por aqui, um abraço!

Tópicos Relacionados

Compartilhar