Renúncias na equipe de Guedes; PEC dos Precatórios; IRB3; e PMIs

Ibovespa despenca com Teto em risco e recua quase 3 por cento

Nord Research 22/10/2021 12:18 8 min
Renúncias na equipe de Guedes; PEC dos Precatórios; IRB3; e PMIs

Nord Insider

Na esteira dos riscos fiscais do país, o Ibovespa derreteu na quinta-feira (21), encerrando nos menores níveis do ano com recuo de 2,75 por cento aos 107.527 pontos. A seguir, entenda as preocupações sobre o financiamento do Auxílio Brasil.

Na agenda do dia, destaque para os dados de contas externas brasileiras de setembro. Nos EUA, saem as prévias dos Índices dos Gerentes de Compras (PMIs) industriais e de serviços divulgados pelo IHS Markit.

Entenda os motivos que estão levando à forte queda no Ibovespa

Crises internas. Na terça-feira (19), o mercado ficou apreensivo com a possibilidade de quebra do teto de gastos diante da sinalização de que o governo Jair Bolsonaro teria a intenção de fixar o valor em 400 reais para os beneficiários do novo Auxílio Brasil. Após reação do mercado, o presidente negou a possível irresponsabilidade fiscal: "ninguém está furando o teto, não”, afirmou no Planalto.

Ibovespa futuro derrete com Guedes. Na quarta-feira (20), o Ibovespa despencou quase 2 por cento após o Ministro da Economia, Paulo Guedes, admitir a necessidade de uma “licença para gastar” pelo menos 30 bilhões de reais acima do teto para bancar o novo Auxílio Brasil.

Nova regra do teto. Na quinta-feira (21), o Governo Federal começou a discutir uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios que altera a sistemática de pagamentos de precatórios. Além de revisar o teto, a proposta abre espaço para uma despesa extra de 83 bilhões de reais no próximo ano, o que permitirá ao governo gastar mais em 2022, ano da eleição.

Durante cerimônia para inauguração do Ramal do Agreste em Sertânia (PE), o governo anunciou que pretende gastar, inclusive, com um auxílio para 750 mil caminhoneiros autônomos como compensação pelos reajustes recentes no preço do diesel.

Em meio às discussões para o aumento de gastos, o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram exoneração de seus cargos ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

O Índice EWZ caiu 2,33 por cento no After Hours em NY após a saída de secretários na equipe do Ministério da Economia.

EWZ, fundo de índice (ETF) que representa o Ibovespa em dólar, cai 2,2 por cento após pedidos de demissão no Ministério da Economia‌‌‌‌. Fonte: Bloomberg

Risco-país e juros futuros em alta

Conforme o mercado absorve a ideia de que o teto fiscal será estourado, o Risco-País aumenta. As taxas de juros futuros também subiram na quinta-feira (21), refletindo a maior percepção de risco.

Na visão da analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, além das notícias sobre novo Auxílio Brasil, as notícias sobre os precatórios, a não tributação de dividendos e as renúncias de secretários na equipe econômica jogam ainda mais lenha na fogueira, uma vez que aumentam a incerteza em relação à condução da nossa agenda fiscal.

Isso acontece em razão da ameaça sobre o teto de gastos, que vem sendo a nossa âncora fiscal desde 2016 e que, desde então, permitiu a queda dos juros.

Para a nossa analista, enquanto o teto de gastos estiver ameaçado e o risco fiscal continuar iminente, o mercado exigirá mais prêmio para financiar a dívida pública brasileira, o que pressiona ainda mais os juros futuros.

O mercado havia precificado uma grande crise

Ainda é cedo para afirmações, mas estamos observando uma mudança na política econômica do país. Até pouco tempo, tínhamos uma política "austera". Agora, podemos ter uma política mais gastadora.

O investidor precisa ajustar sua estratégia de investimentos no Brasil, tendo em vista que o cenário à frente é de muita volatilidade por conta da elevação das taxas de juros, da desvalorização do dólar, do menor crescimento do PIB, entre outros eventos.

O analista de ações e sócio-fundador da Nord Research Bruce Barbosa tem dito aos assinantes da casa que o mercado já havia precificado uma grande crise e a Bolsa está barata nos patamares atuais, sendo negociada a 5,5x Ebitda e 8x Preço/Lucro.

Além disso, 30 por cento do Ibovespa são dolarizados por empresas brasileiras de commodities (petróleo, minério de ferro, celulose ou soja). Na leitura do Bruce, essas empresas seguram um pouco a queda do índice ante a alta do dólar. Fora as reservas cambiais que se beneficiam do dólar mais alto e acabam sendo um contrapeso de risco.

O que fazer com as ações?

O que está acontecendo no mercado é bastante preocupante. Não estamos dizendo o contrário ou “passando pano”.

Entretanto, o que temos visto em prévias de resultados do terceiro trimestre de 2021 que tivemos acesso são bons resultados de boas empresas no cenário pós-pandemia.

Os resultados tendem a permanecer? Ninguém sabe. Por isso, orientamos não olhar para as cotações, mas sim olhar para os resultados das empresas. Só os resultados te dirão se estamos pagando caro ou barato por algo.

O ponto-chave é comprar empresas que sejam mais resilientes em relação ao cenário. O que queremos dizer? Invista em companhias que não dependam muito da economia, não sejam muito alavancadas, que não dependam muito de juros, e coisas desse tipo.

As exportadoras de commodities, por exemplo, são empresas que possuem suas receitas em dólar e voltaram a entrar no radar dos investidores.

O segredo está em quais empresas investir. Compre boas empresas a bons preços, confiando em seus investimentos.

Se você não tem tempo para estudar as empresas a fundo e ter confiança em seus resultados de longo prazo, você pode contar com a ajuda dos analistas da Nord para entender o mercado de capitais e investir melhor neste momento.

O que mais é destaque no cenário doméstico?

3R Petroleum tem intenção de realizar oferta pública de ações

A 3R Petroleum (RRRP3) confirmou na quinta-feira (21), após divulgação do Brazil Journal, que planeja realizar uma oferta pública subsequente de ações (follow-on) com esforços restritos de distribuição primária.

Segundo o comunicado, a empresa pretende usar os recursos para o pagamento de aquisições recentes de blocos da Petrobras.

A oferta restrita, ainda que seja mais rápida e menos burocrática para a companhia, é oferecida somente aos investidores institucionais, deixando de fora o investidor pessoa física.

Para a analista de ações Danielle Lopes, a companhia optou por um processo mais rápido para aproveitar uma possível janela de oportunidade no mercado de capitais que, na visão da nossa analista, está cada vez mais conturbada.

Além disso, Danielle comenta que a companhia deve ter uma demanda institucional forte para garantir que a oferta ocorra. Caso a demanda não seja de fato comprovada ou a precificação fique muito acima, a oferta possivelmente será adiada.

De acordo com documento enviado ao mercado, a companhia ainda está em estudo e com data de lançamento a ser definida.

A Danielle comenta que os investidores de 3R devem avaliar se os recursos captados pela companhia serão suficientes para os projetos posteriores, dado que as janelas de emissões de ações da companhia estão estreitas demais (março e outubro de 2021), assim como se os planos de investimento trarão de fato bons resultados para a companhia.

Quanto à capacidade de execução, a preferência da nossa analista é para as ações da PetroRio (PRIO3), que acumula um histórico de aquisições bem-sucedidas, o que não é comum no mercado.

Relevante agora

IRB (IRBR3) volta a dar lucro; vale a pena investir em 2021?

O IRB Brasil (IRBR3) registrou lucro líquido de 84,8 milhões de reais em agosto, conforme o relatório mensal de resultados operacionais.

A companhia afirmou, no documento, que o desempenho foi impactado pelo efeito positivo one-off (efeito não recorrente) de 129,4 milhões de reais, decorrente de registro do ganho de ação judicial referente ao PIS/PASEP.

No acumulado do ano até agosto, a companhia registrou prejuízo de 168,9 milhões de reais, redução de 77 por cento frente às perdas de 734 milhões de reais do mesmo período de 2020.

A resseguradora divulga o balanço do terceiro trimestre no próximo dia 11 de novembro.

O que aconteceu com a IRB?

Se você opera na bolsa há mais tempo, certamente se lembrará de que o IRB Brasil era tido como queridinho pelo mercado e era negociado a preços premium — nada poderia abatê-lo. Mas algo ali sempre pareceu estar errado.

Até que um dia apareceu a Squadra na vida do IRB Brasil. Contra todos os comprados em IRBR3, em fevereiro de 2020, a gestora carioca anunciou uma posição short nas ações — basicamente, o que a Squadra fez foi apostar contra o mercado, ou seja, apostar na queda do ativo.

Para provar sua tese (short IRB), a empresa criou um relatório de mais de 150 páginas desmascarando anos de fraudes contábeis na resseguradora.

IRBR.
Fonte: Bloomberg

Se nos permite uma breve análise, para encurtar a história, atualmente o IRB Brasil negocia 1,5x patrimônio, ou seja, no mesmo nível de outras seguradoras brasileiras (SulAmérica e Porto Seguro).

A discrepância entre o que IRBR reportava ao mercado (negociavam a 8x seu patrimônio) e o que realmente é seu patrimônio (1,5x) é absurda.

Fonte: Bloomberg

Na luta pela credibilidade

Antes de divulgar o resultado mensal, o IRB anunciou na terça-feira (19) a chegada de um novo diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores.

Em comunicado enviado ao mercado, a companhia informou que Willy Otto Jordan Neto assumirá a posição de CFO assim que a posse for autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Vale a pena investir em IRB?

O analista de ações Fabiano Vaz avalia que o IRB ainda terá muitos problemas para arrumar seus balanços e se livrar das fraudes que cometeu.

A seleção de um novo CFO é apenas mais um capítulo da saga do IRB na tentativa de recuperar sua credibilidade junto aos agentes do mercado financeiro.

Para o nosso analista, o ponto principal não é apenas a questão da reestruturação da companhia. Devido às fraudes em balanços de resultados, o IRBR era precificado muito acima do que realmente valia, a lucratividade e a rentabilidade do passado eram irreais.

E, mesmo negociando a 1,5x patrimônio, seus resultados e perspectivas atuais parecem não justificar os riscos e problemas da resseguradora.

Vale lembrar ainda que a Squadra, que descobriu as fraudes contábeis bilionárias, continua short no IRB.

Diante desses fatos, o nosso analista não recomenda a entrada nas ações do IRBR3.

Tópicos Relacionados

Compartilhar