Privatização da Eletrobras; Oportunidade em FIIs logísticos; Petrobras; e frigoríficos

Ibovespa zera ganhos pela tensão com Auxílio Brasil fora do teto

Nord Research 21/10/2021 12:01 8 min
Privatização da Eletrobras; Oportunidade em FIIs logísticos; Petrobras; e frigoríficos

Nord Insider

De onde virá o dinheiro? O Ibovespa praticamente zerou os ganhos na quarta-feira (20), subindo 0,10 por cento, a 110.786,43 pontos, em meio às preocupações do mercado diante do risco fiscal. Os investidores aguardam esclarecimentos sobre a fonte dos recursos para subsidiar o benefício de 400 reais do Auxílio Brasil – programa substituto do Bolsa Família – em 2022. O ministro da Cidadania, João Roma, informou que o governo vai manter o compromisso com a responsabilidade fiscal, mas não foi enfático sobre o teto.

Na agenda do dia, destaque para as vendas de moradias usadas de setembro nos Estados Unidos. No exterior, saem ainda balanços de Paypal, L’Oréal, Intel, AT&T e Unilever. No local, sem compromissos relevantes para o dia.

BRASIL

Frigoríficos não podem produzir carne bovina para a China

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou, na terça-feira (19), a suspensão da produção de carne bovina para o mercado chinês, segundo publicação do jornal O Globo.

O motivo se deve à demora das autoridades chinesas em autorizar a retomada das compras da carne bovina brasileira e, com isso, empresas exportadoras estão sem espaço em seus estabelecimentos para armazenar a carne bovina que iria para a China.

Pra onde vai a carne? Até segunda ordem, os frigoríficos estão autorizados a armazenar, temporariamente, o produto em contêineres refrigerados.

Bora, moço. Há mais de um mês, desde o dia 4 de setembro, as autoridades sanitárias chinesas suspenderam as compras de carne bovina brasileira em consequência da ocorrência de dois casos atípicos do mal da vaca louca no país, em Mato Grosso e em Minas Gerais — e não por meio da contaminação entre dois ou mais bovinos.

A China vem ignorando tanto as investidas brasileiras para retomar as relações comerciais que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que, caso necessário, está disposta a ir até Pequim conversar com autoridades sanitárias sobre o tema.

Demorar pra quê? Em newsletters passadas, o analista de ações André Zonaro explicou que a demora da China em retomar os embarques pode estar relacionada tanto a questões burocráticas quanto à pressão do governo chinês para “forçar” os frigoríficos brasileiros a reduzirem os preços de exportação da commodity.

Mercado não reage à suspensão temporária de embargos

Mesmo sem ajuda da China, entre os dias 4 de setembro e 19 de outubro (período do veto), a Marfrig (MRFG3), a segunda maior companhia de carnes, e a Minerva (BEEF3), maior exportadora de carne bovina da América do Sul,  acumulam alta de 29,84 por cento e 29,65 por cento, respectivamente. Já as ações da JBS (JBSS3), líder global em proteínas animais, subiram 21,96 por cento.

Por fim, a preferência do Zonaro é a empresa Minerva (BEEF3), que tem operações em outros países da América Latina e, por isso, consegue remanejar os embarques de carnes de outros locais, mitigando os efeitos da restrição.

O que mais é destaque no cenário doméstico?

Governo dá sinal verde para a desestatização da Eletrobras

O Ministério de Minas e Energia informou à Eletrobras (ELET3) que o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) do Governo Federal aprovou o modelo de desestatização da elétrica.

Conforme fato relevante divulgado ao mercado, a empresa fará uma oferta secundária para reduzir a participação do governo que será de, no máximo, 45 por cento da empresa após privatização.

Além disso, segundo o comunicado, empregados e aposentados da Eletrobras e de suas subsidiárias terão prioridade para adquirir até 10 por cento do total das ações ofertadas no processo de privatização da companhia.

A modelagem, que ainda será analisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), permitirá o uso do dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por parte desses trabalhadores para comprar ações da Eletrobras.

Vale a pena investir na Eletrobras? O analista de ações Guilherme Tiglia prefere investir em outras empresas do setor e que não tenham interferência do governo. Para ele, o melhor é não buscar esse tipo de empresa neste momento.

Porto Seguro aumenta capital social em 4 bilhões de reais

Na quarta-feira (20), a Porto Seguro (PSSA3) informou ao mercado que, em assembleia geral extraordinária, foi aprovado o aumento de capital social da companhia, passando de 4 bilhões de reais para 8,5 bilhões de reais.

De acordo com a Porto, a operação será feita por meio da capitalização de reservas de lucros, com a bonificação 323.293.030 de ações ordinárias aos acionistas, distribuídas na proporção de 1 nova ação para cada 1 ação.

Os papéis da companhia serão negociados ex-bonificação a partir desta quinta-feira (21), e as ações bonificadas serão creditadas aos acionistas até o dia 25 de outubro.

Prévia de produção

Petrobras produz 1,2 por cento a mais no 3T21

A Petrobras (PETR3,PETR4) informou ao mercado, na noite de quarta-feira (20), que registrou uma produção média de 2,83 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) de petróleo, gás natural e líquido de gás natural (LGN), alta de 1,2 por cento em relação ao trimestre anterior.

De acordo com a estatal, o aumento da produção neste trimestre ocorreu principalmente devido à entrada em operação, em agosto, do FPSO Carioca (campo de Sépia) no pré-sal da Bacia de Santos e à maior média de produção no trimestre do FPSO P-70 (campo de Atapu), que alcançou a sua capacidade de produção no início de julho, indicando o bom desempenho dos poços e da plataforma.

Recuperação nas vendas

Em meio à recuperação do consumo no Brasil, a Petrobras teve crescimento nas vendas de derivados.

Devido à maior demanda do mercado interno, a companhia aumentou não só o nível de produção das refinarias, como também ampliou as importações de diesel e gasolina, em um momento em que as concorrentes da estatal acusam a petroleira de praticar preços abaixo da paridade internacional para ganhar fatia de mercado.

Conforme dados operacionais da Petrobras, o crescimento das vendas de derivados foi de 10,6 por cento ante o segundo trimestre e de 10,5 por cento na comparação anual.

Gasolina

Ao comentar o crescimento das vendas de gasolina, a Petrobras destacou aumento de 14,2 por cento em relação ao período entre abril e junho de 2021 e de 17,9 por cento ante o terceiro trimestre do ano anterior.

Diesel

No diesel, a comercialização do derivado atingiu alta de 6,4 por cento ante o trimestre anterior e de 15,8 por cento na comparação anual.

INTERNACIONAL

ETF de Bitcoin tem segunda maior estreia da história

O  ETF de futuros de Bitcoin (BTC) dos Estados Unidos, o ProShares Bitcoin Strategy ETF (NYSE: BITO), subiu mais de 4 por cento em seu primeiro dia de negociação na terça-feira (19).

Recorde histórico. O ETF teve o segundo melhor desempenho de estreia da história da bolsa americana ao registrar quase 1 bilhão de dólares em volume negociado. A melhor estreia é de um ETF ligado a carbono da BlackRock.

Na leitura do analista internacional Cesar Crivelli, responsável pela série Nord Global, os volumes de negociação são excepcionais e contribuem positivamente para a solidificação e desenvolvimento do mercado cripto, que deve trazer mais boas notícias ao longo dos próximos meses, dado o desenvolvimento que esse mercado vem apresentando nos últimos tempos.

Relevante agora

FIIs

Mercado logístico bate novo recorde

O Brasil vive um boom recorde no mercado logístico. Diferentemente do mercado de escritórios – muito afetado com as medidas de isolamento –, esse segmento nadou de braçada em 2020, por conta do crescimento de galpões usados pelo e-commerce como Centros de Distribuição, na chamada armazenagem de passagem, e em 2021 continua com expansão de receita e lucros com a explosão das vendas digitais.

De acordo com dados da Buildings, a entrega de novos estoques já ultrapassou a marca de 1,2 milhão de m² nos três primeiros trimestres de 2021, quase o mesmo volume de entrega de todo o ano de 2020.

O analista de fundos imobiliários, Marx Gonçalves, destaca que, como teremos entregas consideráveis no quarto trimestre, o setor deve ultrapassar, em 2021, o estoque do ano passado (1,46 milhão de m²).

O nosso analista fez um estudo para entender se o estado de São Paulo, onde está localizada a maior parte da entrega de novos galpões, consegue absorver a nova oferta.

Observando a evolução da absorção líquida da região – indicador que informa se o mercado está crescendo ou diminuindo em metros quadrados ocupados –, o Marx concluiu que os espaços ocupados dos galpões logísticos em São Paulo subiram mais de 600 mil m² entre os dois últimos trimestres, mesmo diante do elevado volume de estoque entregue. O dado mostra que os números de absorção líquida estão extremamente positivos, atingindo +614 mil m² no 3T21 (comparado ao 2T21), o maior crescimento já registrado na história do setor logístico do estado.

Como consequência, o mercado apresentou uma importante queda na taxa de vacância do mercado da região, com o indicador encerrando o 3T21 em 11,3 por cento — menor valor desde 2012.

O mesmo vem ocorrendo no Brasil como um todo, sendo que a vacância do mercado logístico do país segue caindo desde o 2T19 e hoje está em apenas 10,9 por cento.

Qual a relevância? Diante desse cenário, o Marx conclui que os FIIs logísticos podem apresentar crescimento nos próximos anos, tendo em vista perspectivas bastante favoráveis para os imóveis de boa qualidade e próximos às regiões metropolitanas do Sudeste. É importante que o investidor esteja bem posicionado para capturar esse movimento.

Tópicos Relacionados

Compartilhar