Fuja de investimentos caros; Produção da Vale; Dividendos; e Livro Bege

Risco fiscal derruba Ibovespa para faixa de 110 mil pontos

Nord Research 20/10/2021 12:20 7 min Atualizado em: 22/10/2021 13:02
Fuja de investimentos caros; Produção da Vale; Dividendos; e Livro Bege

Nord Insider

Na contramão dos mercados globais,o Ibovespa encerrou o pregão em forte queda na terça-feira (19), com os investidores repercutindo o noticiário em Brasília.

Na agenda do dia, destaque para a prévia de produção do terceiro trimestre da Petrobras após o fechamento. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve divulga o Livro Bege, que contém um retrato da atividade, emprego e inflação nas várias regiões do país. Seguindo a temporada de balanços no exterior, saem os resultados da Roche, Abbot, Verizon,Tesla e IBM.

Ibovespa desaba mais de 3 por cento com possibilidade de furo do teto de gastos

Os novos ruídos relacionados à extensão do Auxílio Brasil – programa social que vai substituir o Bolsa Família – provocam uma nova rodada de deterioração nos ativos brasileiros, empurrando o Ibovespa para baixo. O principal índice acionário da Bolsa Brasileira encerrou com uma desvalorização de 3,28 por cento, aos 110.672,76 pontos.

Ontem, faltou um chamado desses...

O que desagradou? Os investidores demonstraram amplo desconforto com a notícia de que o governo deve elevar os gastos para financiar o programa social Auxílio Brasil no valor de 400 reais até o fim de 2022, sendo 300 reais pagos dentro do teto de gastos e 100 reais contabilizados fora. O valor “extrateto” é estimado em cerca de 30 bilhões de reais.

No fim da tarde, após azedar o humor do mercado, o Ministério da Cidadania decidiu cancelar o anúncio de lançamento do novo valor do benefício.

Na avaliação do analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa, o “pânico” do mercado deve continuar enquanto não houver uma queda nas taxas de juros ou uma melhora em relação às incertezas domésticas. Os investidores estão preocupados com uma explosão da dívida pública e o risco de um descontrole da situação fiscal.

O apetite dos gringos. Segundo dados da B3 divulgados na terça-feira (19), os investidores estrangeiros entraram com 906,5 milhões de reais em recursos no segmento secundário (ações já listadas) na Bolsa de Valores brasileira na última sexta-feira (15). Com isso, o fluxo de capital externo em outubro é positivo em 10,495 bilhões de reais, com acumulado anual de 52,763 bilhões de reais.

Bolsa barata. Com isso, o Bruce reforça que a bolsa continua barata. O investidor estrangeiro tem aproveitado a volatilidade alta no mercado local para alocar mais recursos por aqui. Analisando os múltiplos, observamos que a Bolsa de Valores brasileira está mais barata agora do que estava no pior momento da crise no ano passado, tendo em vista que, de lá para cá, os resultados de boas empresas (recomendadas nas séries Anti-Trader e Investidor de Valor) cresceram bastante.

Com risco fiscal, títulos prefixados ou indexados à inflação desabam

Você já ouviu a expressão “barata-voa”? Nos mercados, o termo é utilizado nas mesas de operações para descrever dias tensos como o de ontem (19). Os títulos prefixados e indexados à inflação sofreram com a forte alta dos juros futuros, diante do clima de cautela predominante no mercado após a notícia de que o Auxílio Brasil (programa social que vai substituir o Bolsa Família) teria um valor médio mais alto.

O movimento, por sua vez, resultaria em uma flexibilização do teto de gastos para viabilizar a implementação, ameaçando o que vem sendo a âncora fiscal do país nos últimos anos.

Além disso, também saíram declarações de que o Senado não vai incluir a tributação sobre os dividendos na reforma do Imposto de Renda, um importante instrumento de arrecadação.

Ou seja, o mercado azedou com as notícias de mais gastos além do teto, sem contrapartidas pelo lado das receitas.

Com isso, os prefixados de 2025, por exemplo, subiram 62 basis points na sessão de ontem, para 10,89 por cento, o maior patamar em três anos.

Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Furo no teto. Na visão da analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, enquanto o governo quiser gastar muito mais do que arrecada, o mercado não vai perdoar. O cenário de incerteza fiscal afeta o câmbio, que pressiona a inflação, que pressiona os juros, o que, por sua vez, leva a um menor crescimento do PIB, afastando ainda mais investimentos.

Qual é o melhor título de renda fixa para o momento atual?

Quem acompanha a nossa news há um tempo mínimo sabe que a Marilia costuma explicar que cada título de renda fixa funciona de uma forma diferente e se beneficia de um cenário macroeconômico. Tem títulos que ganham quando as taxas caem. Tem títulos que ganham quando as taxas sobem.

Às vésperas do ano eleitoral, você deve ter percebido que quanto maior o risco, maior é a taxa que o mercado coloca nos títulos longos (exatamente aqueles que mais têm potencial de ganhos ou prejuízos de marcação a mercado).

Fuja de investimentos caros. Estamos naqueles períodos em que segurança é o nome do jogo! É cada vez mais importante que você faça investimentos contando com a ajuda profissional da Nord. Vou deixar aqui o acesso, caso queira conhecer o trabalho da Marilia e equipe no Renda Fixa Pro.

Tributo sobre dividendos pode sair da reforma do Imposto de Renda

“Tributação de lucros e dividendos? Isso aí está fora, jamais”. Esse é o posicionamento do senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator da reforma do IR, em “live” promovida pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa).

Na avaliação do senador, a tributação de dividendos e lucros levaria ao “maior contencioso tributário da história” e chamou o relatório que veio da Câmara de “peça eleitoreira”.

Para que a pressa? Enquanto a equipe econômica tenta acelerar a votação da reforma do Imposto de Renda para destravar o lançamento do Auxílio Brasil (programa substituto do Bolsa Família), o relator do projeto no Senado disse que já avisou às lideranças que “não dá para fazer um relatório sob pressão e na pressa que eles querem”.

É melhor sentar. Para o senador, “pode passar um ano, dois ou o tempo do meu mandato, que faltam cinco anos”, completou.

Como vem mostrando aos assinantes do Nord Dividendos, o analista de ações Guilherme Tiglia considera que ainda é cedo para especular como ficará o texto final da reforma do Imposto de Renda (IR). No momento, preferimos continuar aguardando algo concreto para analisar e, assim que houver maior visibilidade, compartilharemos com exclusividade na série de dividendos da casa.

Relevante agora

Vale (VALE3) tem alta na produção de minério no 3TRI

A Vale (VALE3) produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre de 2021, de acordo com o Relatório de Produção divulgado na terça-feira (19). O resultado equivale a um salto de 0,8 por cento na comparação com igual período de 2020.

Na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve uma alta na produção de 18,1 por cento, segundo a companhia.

O desempenho foi atribuído à melhora sazonal das condições climáticas no Sistema Norte, impactando positivamente o desempenho de Serra Norte e do S11D. O destaque na comparação com o 3T20 foi o Sistema Sudeste, que apresentou ganhos de produtividade.

O guidance de produção de minério de ferro para este ano está entre 315 milhões e 335 milhões de toneladas.

Para o quarto trimestre, a mineradora informou que deverá reduzir sua oferta de produtos de alta sílica e baixa margem em cerca de 4 milhões de toneladas, com o objetivo de maximização de margens, uma vez que a demanda pela commodity tem sido mais fraca.

O que mais é destaque?

Netflix supera previsão de lucro; número de assinantes também sobe

A Netflix (NFLX34) apresentou bons resultados no terceiro trimestre de 2021. A empresa registrou lucro líquido de 1,449 bilhão de dólares, uma alta de 83,4 por cento na comparação com igual período do ano passado.

Resultados sólidos. No período, a gigante de streaming reportou que a receita subiu 16,27 por cento, a 7,483 bilhões de dólares, também em relação ao terceiro trimestre de 2020. O lucro ajustado por ação ficou em 3,19 dólares, acima da projeção da FactSet, que era de 2,56 dólares.

O resultado acima das expectativas é uma boa notícia em um contexto de competição acirrada com os serviços da Disney e a expansão global de rivais como HBO Max e Amazon.

Além disso, a companhia registrou um aumento líquido de 4,38 milhões em sua base de assinantes no 3TRI de 2021,  acima dos 2,2 milhões de igual período do ano passado. No total, a Netflix soma 213,6 milhões de assinaturas pagas.

Diante dos resultados, a recomendação do nosso analista internacional Cesar Crivelli é MANTER os BDRs da Netflix, negociados na B3 pelo código NFLX34.

Tópicos Relacionados

Compartilhar