Mercado eleva inflação; alta das commodities; janela de oportunidade em FIIs

Ibovespa acompanha exterior e fecha em baixa de -0,58 por cento aos 112.180 pts

Nord Research 12/10/2021 11:58 4 min
Mercado eleva inflação; alta das commodities; janela de oportunidade em FIIs

Nord Insider

Folga para os traders… Nesta terça-feira (12), não haverá negociação na B3 por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Ontem (11), foi a vez do mercado de títulos estar fechado nos Estados Unidos por conta do feriado de Columbus Day, o que reduziu a liquidez global.

O Ibovespa não conseguiu sustentar a alta acima dos 113 mil pontos e zerou os ganhos encerrando o pregão de ontem com queda de -0,58 por cento, a 112.180 pontos.

Boletim Focus: Mercado vê IPCA a 8,59 por cento em 2021

Os analistas do mercado financeiro elevaram, pela 27ª semana consecutiva, suas projeções para a inflação este ano, desta vez, de 8,51 por cento para alta de 8,59 por cento. Os dados são do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) na manhã de segunda-feira (11).

Para 2022, a estimativa de inflação subiu em 0,03 ponto percentual, de 4,14 por cento para 4,17 por cento.

Selic

Na visão do analista de renda fixa Christopher Galvão o destaque desse relatório vai para a revisão para cima da taxa básica de juros, a Selic. Os analistas mantiveram as projeções de 2021 em 8,25 por cento ao ano pela terceira vez seguida, mas elevaram a taxa para 2022 de 8,50 por cento para 8,75 por cento.

PIB

Com isso, o nosso analista explica que tivemos uma previsão menor de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano. O mercado manteve o PIB 2021 em 5,04 por cento, mas diminuiu a expectativa em 2022 de 1,57 por cento para 1,54 por cento.

Até o momento, o Focus apresenta um cenário um pouco diferente das projeções do Banco Central. De acordo com a última reunião do Copom, divulgada pelo BC, as projeções são de Selic a 8,5 por cento em 2022, o que levaria uma projeção para a inflação em torno de 3,7 por cento — bem próximo da meta de 3,5 por cento.

Por esse motivo, o mercado estará atento às dinâmicas de projeção do Copom na próxima reunião, daqui a duas semanas.

Alta das commodities

Em meio à crise energética, Petróleo supera 81 dólares com maior demanda

Os preços do petróleo ultrapassaram 81 dólares o barril em meio à crise energética que aumenta a demanda antes do inverno no hemisfério norte.

No Brasil, destaque positivo para PetroRio (PRIO3) que subiu +2,85 por cento (a 27,79 reais), ainda na esteira do rumor, da semana passada, de que a Petrobras (PETR4) teria escolhido a proposta do consórcio da PetroRio para o campo petrolífero offshore de Albacora.

PETR4 registrou ganhos de +0,69 por cento (a 29,32 reais), refletindo a alta do petróleo. Os preços de combustíveis como carvão e gás natural sobem na Europa e na Ásia.

Minério de ferro salta 9,4 por cento na China, para 135,03 dólares por tonelada

O minério de ferro registrou forte alta na madrugada de segunda-feira (11) na China. De acordo com a publicação especializada Fastmarkets MB, a commodity avançou +9,4 por cento para 135,03 dólares por tonelada no porto de Qingdao, atingindo o maior preço em um mês.

Com os ganhos da principal matéria-prima do aço, as ações da VALE (VALE3) avançaram +2,22 por cento, cotadas a 81,62 reais. Na contramão, outras empresas do segmento, como CSN (CSNA3), desvalorizaram -0,71 por cento, enquanto USIMINAS (USIM5) registrou queda de -0,12 por cento.

De acordo com o analista de ações Fabiano Vaz, o principal índice da Bolsa não registrou um recuo ainda maior porque foi sustentado pelas ações da Vale.

Na visão do nosso analista, a valorização do minério na sessão de segunda pode ter ocorrido por uma questão pontual devido ao retorno após o feriado na China.

Para ele, o clima entre os investidores é de cautela devido aos recentes cortes na produção de aço, riscos de inflação e crise energética no exterior.

Relevante agora

Stuhlberger de olho nos FIIs

Um dos maiores gestores do país, Luis Stuhlberger, sócio-fundador da Verde Asset, parece estar de olho no segmento de Fundos Imobiliários. Durante um evento, o gestor mencionou que acredita que os “FIIs estão extremamente baratos, quando se compara especialmente com o custo de reposição”, disse.

Para Marx Gonçalves, nosso analista de fundos imobiliários, a afirmação está em linha com a nossa visão de que muitos fundos imobiliários estão excessivamente descontados neste momento, negociando até mesmo abaixo do custo de reposição, conforme temos comentado aos assinantes do Nord FIIs.

Apesar da atual volatilidade, ocasionada mais por conta do fluxo de negociação do que por mudanças de fundamentos em empresas do setor, o nosso analista afirma que os investidores devem aproveitar essa oportunidade para diversificar a carteira, visando um horizonte de médio a longo prazo em fundos imobiliários.

Tópicos Relacionados

Compartilhar