Estamos diante da melhor hora para sair de um fundo multimercado?

Indústria de fundos registrou saída líquida de 13,4 bi de reais em setembro

Nord Research 11/10/2021 12:20 5 min
Estamos diante da melhor hora para sair de um fundo multimercado?

Nord Insider

A sessão desta segunda-feira (11) deverá ter um volume reduzido de negociações por conta do feriado de Columbus Day nos Estados Unidos. No Brasil, a B3 não funcionará amanhã (12) no feriado nacional em comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Na agenda do dia, destaque para o Relatório Focus, do Banco Central, com as projeções das instituições financeiras consultadas pela autoridade monetária. Na semana, ainda saem os números do volume de serviços na quinta-feira (14) e o IBC-Br na sexta-feira (15).

Nos EUA, destaque para a inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI), além da Ata do Fomc na quarta-feira (13) e dos dados de varejo na sexta-feira (15).

Fundos multimercado têm resgate recorde de 13,4 bilhões de reais em setembro

Os fundos multimercado encerraram setembro com uma saída líquida de cerca de 13,4 bilhões de reais, o maior resgate mensal desde dezembro de 2017, segundo dados divulgados pela Anbima.

Diante desse cenário de saque acentuado, o analista de fundos da Nord Research Luiz Felippo conta, a seguir, se é hora de tirar o dinheiro dos multimercado ou o que fazer para proteger seu patrimônio.

Lembrando que é sempre difícil apontar um único motivo para o fato da indústria estar sofrendo tantos saques, mas o Luiz elencou alguns para você entender melhor.

Cadê a entrega de resultado?

Primeiramente, fato é que a indústria de fundos multimercado não tem obtido um grande ano. 2021 tem sido um ano de alta volatilidade nos mercados brasileiros, quintal principal de geração de resultados dos gestores, o que tem dificultado a vida desses profissionais.

Nosso acompanhamento interno mostra que, em média, os fundos da categoria têm entregado uma rentabilidade média de 105 por cento do CDI, ou seja, um resultado fraco.

Como a indústria está obtendo resultados mais tímidos e o CDI está cada vez mais alto, o nosso analista acredita que parte dos cotistas têm migrado suas apostas para fundos de Renda Fixa ou Crédito Privado.

A cautela vem da alta de juros

O Luiz disse que há uma lenda marcada na cabeça dos investidores que gestores de fundos multimercado não conseguem performar bem em ciclos de alta de juros. Isso também pode estar motivando alguma realocação de carteira por parte dos investidores.

Historicamente, é verdade que gestores de multimercado apresentam melhores resultados em tempos de queda de juros. Contudo, não significa que não saibam ganhar dinheiro no processo inverso.

Bons gestores sabem explorar diferentes momentos de mercado porque são experientes, já viram todo tipo de ciclo de mercado e sabem como navegar por essas águas.

Fuja para as montanhas? Seria a hora de sacar?

O Luiz não vê sentido e explica, a seguir, o porquê.

O ano, sem dúvidas, tem sido desafiador para a indústria de fundos multimercado, mas precisamos olhar horizontes mais longos para a classe — pelo menos, três anos.

Dessa forma, é possível avaliar a capacidade da equipe de gestão e a capacidade de gerar resultados. Em tempos mais dilatados como esse, vemos que a maioria esmagadora da indústria entrega resultados bem acima do seu benchmark, o CDI.

Então, como analista de fundos e também investidor, o Luiz acredita que é um bom momento para praticar uma das mais difíceis lições de investir: ter paciência. Buscar “operar” cotas de fundo ao sabor do mercado só irá fazer você perder dinheiro ao longo do tempo.

Segundo que esse tipo de investimento é uma ótima oportunidade no mundo todo, com economias que estão em diferentes fases do ciclo. Cada uma das geografias, dos fundos multimercado, está livre para operar todo tipo de bolsa, commodity, moeda, juros… As oportunidades de ganhar dinheiro são infinitas.

O que o nosso analista quer dizer é que sempre há espaço para procurar gerar resultado. No Nord Fundos, o Luiz acompanha toda a indústria e procura os melhores produtos para fazer parte da nossa carteira.

Você pode obter retornos altos ao investir em fundos multimercado – basta delegar aos melhores especialistas a gestão de seu dinheiro.

Ibedec entra com recurso para reverter autorização de compra de ações da BRF pela Marfrig

Um passo atrás. O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa do Consumidor (Ibedec) entrou com recurso para que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) dê um passo atrás e escute os concorrentes e partes relacionadas ao mercado de frigoríficos, antes de bater o martelo em relação ao parecer que autoriza a aquisição de 31 por cento das ações da BRF Foods (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3).

Segundo trecho da petição enviada na sexta-feira (8) ao tribunal administrativo do órgão antitruste, o Ibedec vê risco de fechamento do mercado de hambúrgueres, o que em sua análise poderia lesar concorrentes e consumidores. “É uma pauta importante aos consumidores. Em um país já pressionado pela inflação, concentrar mercado representa risco grave à cadeia econômica como um todo”, disse.

Em outro trecho do pedido, o Ibedec sugere um aprofundamento maior de informações que auxiliem o Cade a tomar a decisão mais adequada. “A SG (Superintendência-Geral do Cade) sequer aprofundou a instrução do Ato de Concentração, com o envio de ofícios ao mercado para entender como os demais concorrentes, clientes, fornecedores e partes relacionadas da Marfrig e BRF veem a operação".

Tópicos Relacionados

Compartilhar