Ibov tem leve alta; Inter na Nasdaq; Varejistas; IPCA; e Payroll

Investidores aguardam os dados da inflação e relatório de emprego nos EUA

Nord Research 08/10/2021 12:20 6 min
Ibov tem leve alta; Inter na Nasdaq; Varejistas; IPCA; e Payroll

Pela segunda vez consecutiva, o Ibovespa teve ganhos moderados e encerrou na faixa dos 110 mil pontos, subindo +0,02 por cento. O índice foi sustentado pela Vale (VALE3), que representa 12 por cento do Ibovespa e valorizou quase +3 por cento, e pelo cenário externo positivo devido ao acordo no Congresso dos Estados Unidos para ampliar o teto de gastos públicos até o final do ano.

Na agenda do dia, destaque para o relatório oficial de emprego urbano, o Payroll, considerado decisivo para nortear a retirada de estímulos nos EUA. No Brasil, saem os dados do IPCA divulgados pelo IBGE.

Enquanto uns sobem…

Inter avança com migração para os EUA

O Banco Inter comunicou via fato relevante, na quinta-feira (7), que contratou assessores financeiros para auxiliar na sua reorganização societária, que inclui a migração de toda a sua base acionária para a Inter Platform Inc., listada na Nasdaq.

O mercado reagiu positivamente à reorganização societária e as ações do banco se destacaram entre as maiores altas do dia no pregão, com BIDI11 valorizando +12,05 por cento, a 46,56 reais; e BIDI4 subindo +11,67 por cento, a 15,69 reais.

O Inter disse que contratou o Bank of America, Bradesco BBI, J.P. Morgan e Itaú BBA para assessorar a migração da sua base acionária para a Inter Platform Inc., companhia para listagem das ações nos Estados Unidos.

Com isso, as ações e as units do Banco Inter deixarão de ser negociadas na B3 e o banco passará a emitir BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

Na visão do Rafael Ragazi, nosso analista de ações, a reorganização societária tem impacto positivo sobre a tese do Inter e todos acionistas terão o direito de migrar para as novas ações, independentemente de qual ação possuam em BIDI3, BIDI4 ou BIDI11.

Ações de tecnologia recuperam perdas nos EUA

Em meio a um possível acordo sobre teto da dívida pública nos EUA, as empresas de tecnologia voltaram a subir pelo segundo dia seguido em Wall Street.

Ações de gigantes, como Apple Inc, Amazon.com Inc e Microsoft Corp, saltaram e foram os maiores impulsos para o S&P 500 e o Nasdaq.

Destaque também para o investidor Charlie Munger, que atua junto a Warren Buffett na Berkshire Hathaway, que afirmou ter aumentado sua participação na gigante de tecnologia Alibaba, durante o último trimestre.

Apesar do investimento de Munger ser pequeno, algo em torno de 44 milhões de dólares, e ainda em carteira pessoal, o analista internacional Cesar Crivelli diz que é válido procurar formas de ter grandes companhias de tech no portfólio. Inclusive, na carteira do Nord Global, o Cesar possui dois ativos com exposição direta à China.

Outros descem…

Varejistas se destacam entre as maiores perdas, com alta de juros e pessimismo com IPCA

As ações de varejistas se destacaram entre as maiores perdas do índice, na sessão de quinta-feira (07), com os investidores mais cautelosos após os números das vendas do comércio varejista, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento registrou recuo de -3,1 por cento em agosto, na comparação com o mês anterior.

Entre as fortes perdas, ficaram Via (VIIA3) com queda de -4,06 por cento (a 7,79 reais); Magazine Luiza (MGLU3) com recuo de -2,97 por cento (a 14,03 reais); e Lojas Americanas (LAME4) com baixa de -2,82 por cento (a 4,82 reais).

Varejo em queda. A percepção do André Zonaro, analista de ações da Nord Research, é de que o mercado está precificando para baixo os papéis de varejistas por conta de um desempenho ruim das vendas do setor em agosto, além da perspectiva de alta de juros com a inflação mais alta. Basicamente, o mercado está reagindo ao desestímulo do consumo diante do cenário de incertezas políticas e econômicas.

Cabe ressaltar que os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro saem nesta sexta-feira (08).

B3 notifica Saraiva para ações serem negociadas acima de 1 real

A B3 enviou um ofício para que a Saraiva tome “medidas cabíveis” para que as ações (SLED3, SLED4) voltem a operar, pelo menos, acima de 1 real. A companhia tem até 21 de março do ano que vem ou até a próxima assembleia geral.

No pregão dessa quinta-feira (07), as cotações da empresa na Bolsa recuaram ainda mais, sendo negociadas a -3,17 por cento (SLED3) e -3,12 por cento (SLED4), respectivamente, a 0,61 centavos e 0,31 centavos.

Devo vender minhas ações no prejuízo?

Os investidores tendem a querer segurar suas posições com prejuízo por mais tempo, na expectativa de que a companhia consiga retomar bons níveis de resultado.

Se esse for o seu caso, pode ser a sua chance para recomeçar. Nessa situação, o mais indicado é participar do treinamento Detox Financeiro e buscar melhorar a sua carteira ainda em 2021.

Foque em resultados, não em cotações. Acesse o nosso Detox Financeiro, 100% gratuito.

Relevante agora

HGRE11 vende conjuntos de imóveis em São Paulo

A Credit Suisse, gestora do CSHG Real Estate (HGRE11), comunicou aos seus investidores por meio de fato relevante a venda dos conjuntos 11, 21, 31, 41 e 171 do Condomínio Centro Empresarial Mario Garnero, Torre Norte, localizado na avenida Faria Lima, em São Paulo.

A área total locável dos Imóveis é de 3.654,20 m² e o preço de venda foi de 67.968.120,00 reais, equivalente a 18.600 mil reais por m². O valor será pago em duas parcelas.

A primeira parcela, paga no dia 6 de outubro, corresponde a 31.265.335,20 reais, representando um total de 46 por cento do valor de venda. Já a segunda parcela (36.702.784,80 reais), será paga no ato da assinatura da escritura, prevista para ocorrer até o final do mês de outubro de 2021.

O fundo imobiliário do tipo tijolo não informou o resultado auferido na operação, mas, se considerarmos os valores pagos pelas lajes nos anos de 2010 e 2012, a operação teria gerado em caixa um lucro estimado em cerca de 3,50 reais por cota.

De acordo com o analista de fundos imobiliários Marx Gonçalves, um ponto positivo sobre a venda é o fato do Fundo ter vendido os conjuntos por um preço/m² 24 por cento superior à venda de outros dois conjuntos do mesmo edifício (51 e 161), realizada no semestre passado. O que pode indicar que a dinâmica do mercado imobiliário corporativo nas regiões premium segue melhorando.

No curto prazo, Marx ressalta que aguarda o próximo relatório gerencial para confirmar esses valores e concluir sua análise sobre a operação. Se for esse o caso, a venda dos conjuntos terá um impacto positivo na distribuição de rendimentos aos cotistas do Fundo, ainda no segundo semestre.

Tópicos Relacionados

Compartilhar