Poupança tem resgate recorde; Produção de PRIO; Suspensão da Vale; e emprego

Mercados revertem perdas de olho em teto nos EUA

Nord Research 07/10/2021 11:55 5 min
Poupança tem resgate recorde; Produção de PRIO; Suspensão da Vale; e emprego

Nord Insider

De olho no teto nos EUA. O Índice Ibovespa reverteu as perdas ao longo da tarde de quarta-feira (06) e fechou em leve alta de +0,09 por cento, a 110.560 pts.

Os mercados, que vinham em baixa desde a abertura, zeraram as perdas após a possibilidade de um acordo no Congresso americano para suspender temporariamente o teto da dívida pública nos Estados Unidos.

No Brasil, com dados fracos de vendas no varejo, o mercado aguarda os avanços nos precatórios.

Na agenda do dia, destaque será o número semanal de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos. No local, em dia de agenda fraca, os investidores estarão de olho nos dados do IPCA que saem amanhã (08).

Vendas no varejo do Brasil têm recuo inesperado de -3,1 por cento em agosto

Varejo em baixa. Em agosto de 2021, as vendas do comércio varejista caíram -3,1 por cento na comparação com o mês anterior (com ajuste sazonal), segundo dados divulgados na quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O consenso esperado pelo mercado era de alta de +0,7 por cento.

Seis das oito atividades pesquisadas tiveram desempenhos negativos em agosto, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico, com recuo de -16,0 por cento .

Já no varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o recuo foi de -2,5 por cento, pior que as expectativas de queda de -0,5 por cento .

O nosso analista de renda fixa Christopher Galvão diz que os dados de vendas no varejo mais fracos, bem como os de produção industrial (-0,7 por cento) no mês de agosto, podem apontar um crescimento menor do PIB no terceiro trimestre deste ano e, inclusive, para o ano de 2022.

Em linha com as últimas divulgações do Boletim Focus, vimos que o mercado vem revisando para baixo suas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Diante do cenário de juros mais elevados e dados de atividade abaixo do esperado, a gente tem visto as projeções de crescimento recuarem para 2022, passando para uma projeção em torno de 1,5 por cento.

A inflação acumulada no patamar atual, segundo o nosso analista, reforça a leitura de que essa pressão inflacionária não vem do aquecimento da nossa atividade, mas sim dos choques temporários (e seus efeitos secundários), além do processo de reabertura da economia, especialmente sobre o setor de serviços.

Poupança tem resgate recorde em setembro

Alta nos saques. Em setembro, segundo dados divulgados pelo BC (Banco Central) na quarta-feira (6), a caderneta de poupança encerrou o mês de setembro com saída líquida da ordem de 7,7 bilhões de reais e em agosto de 5,46 bilhões de reais.

É o segundo mês seguido em que os saques superaram os depósitos da poupança. No acumulado do ano, os resgates na poupança também superam os aportes, em 23,3 bilhões de reais.

Na leitura da analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research Marilia Fontes, esse aumento expressivo de saída líquida não significa, necessariamente, que as pessoas estão migrando da poupança para outros investimentos.

Mesmo com o resultado negativo, o saldo, que é todo o montante investido na poupança, permaneceu superior a 1 trilhão de reais em setembro, o que ainda é extremamente alto.

A Nord Research tem um importante papel de democratizar os investimentos em renda fixa, mostrando aos nossos assinantes que existem opções melhores do que a poupança.

Com a taxa Selic a 6,25 por cento ao ano, o rendimento da poupança hoje está em +4,375 por cento anuais.

Já a carteira do Renda Fixa Pro, desde o início da série, acumula uma rentabilidade de +153,99 por cento do CDI, que acompanha de perto a Selic. Acesse e saiba como diversificar a sua rentabilidade.


Entenda o impacto da paralisação da produção de cobre da Vale

A Vale (VALE3) informou, na terça-feira (05), que interrompeu as operações de Salobo, no Pará, após um incêndio ter atingido parcialmente a correia transportadora de cobre.

Segundo a mineradora, o fogo foi controlado pela equipe de emergência da Vale, "sem vítimas e sem danos ambientais". As causas do incêndio estão sendo apuradas e a empresa estima a retomada das atividades no final de outubro.

O nosso analista de ações Fabiano Vaz avalia que a paralisação na produção é ruim para as atividades da companhia. A mina de Salobo representa cerca de 80 por cento do Ebitda da operação de cobre. Contudo, para VALE3, o cobre tem pouca representatividade do ponto de vista total da receita e do Ebitda da mineradora.

Então, na visão do nosso analista, a interrupção das operações de Salobo não deve refletir nos resultados do 3T21 da companhia.

Relevante agora

Dados da produção e vendas de PetroRio (PRIO3)

A PetroRio (PRIO3) informou ter produzido 31.225 barris de óleo por dia entre abril e junho,  registrando leve alta de +1,3 por cento no terceiro trimestre de 2021, na comparação com o trimestre anterior.

Por outro lado, as vendas recuaram -12,42 por cento no mesmo período, de 2,8 milhões de barris para 2,4 milhões.

O sócio-fundador da Nord Research Bruce Barbosa disse que não há motivo para alarde em relação aos dados de vendas de PetroRio. Uma das estratégias da companhia é segurar a venda de óleo quando os preços da commodity caem para vender em grande volume no trimestre seguinte. Na visão do Bruce, é natural que a receita líquida oscile.

No episódio #01 do podcast do Relevante Agora, você acessa uma versão completa da análise do Bruce sobre PetroRio, a petroleira brasileira que possui uma valorização de mais de +600 por cento em pouco mais de um ano.

Tópicos Relacionados

Compartilhar