Petrobras sobe; CCR (CCRO3) arremata leilão de aeroporto; varejo; e IGP-DI

Bolsas recuperam parte das perdas nos EUA com destaque para ações de tecnologia

Nord Research 06/10/2021 12:17 6 min
Petrobras sobe; CCR (CCRO3) arremata leilão de aeroporto; varejo; e IGP-DI

Com o petróleo renovando máximas em sete anos e dados positivos do setor de serviços dos gerentes de suprimentos nos Estados Unidos, as bolsas no exterior recuperaram, na terça-feira (05), parte das perdas do pregão de segunda-feira (04). Os investidores ainda aguardam uma solução para a interminável discussão no Congresso americano sobre o teto da dívida, que precisa ser aprovado até dia 18.

No Brasil, o Ibovespa acompanhou o humor do mercado internacional e fechou em leve alta de +0,06 por cento, a 110.458 pts.

Na agenda do dia, destaque para a divulgação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de setembro pela FGV e para as Vendas no Varejo de agosto pelo IBGE.

Alta do petróleo beneficia ações da Petrobras e de outras empresas do setor

Em uma sessão de forte volatilidade nos preços dos papéis, o Ibovespa fechou próximo à estabilidade em +0,06 por cento, a 110.458 pts. Contudo, a sessão foi de ganhos para as petroleiras que avançaram pela alta nos preços do petróleo.

As ações preferenciais e ordinárias da Petrobras (PETR3; PETR4) subiram +2,19 por cento e +1,67 por cento, respectivamente, as maiores altas do dia. Já a PetroRio (PRIO3) encerrou com ganhos modestos, a +0,81 por cento, e a 3R Petroleum (RRRP3) a +0,35 por cento.

Nesta semana, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, a Opep+, anunciou que irá manter sua política de produção atual, uma vez que a demanda por produtos de petróleo ainda está em fase de recuperação.

Apesar da pressão de alguns países por aumentar a produção, a decisão foi de manter a produção da commodity em 400.000 barris por dia em novembro.

A nossa analista de ações Danielle Lopes comenta que o aumento gradual da oferta de petróleo deve continuar, segundo a Opep+, o que, por sua vez, reflete nos preços dos papéis das petroleiras visto que o mercado passa a ser mais otimista com a alta da oferta da commodity.

Em relação à Petrobras, nossa analista comenta que a estatal pode se beneficiar desse avanço nos preços da commodity. Mas que, embora a companhia apresente bons resultados no 3T21, pode ser que aconteça uma volatilidade maior nos papéis no 4T21, diante de um cenário eleitoral cada vez mais afunilado e com medidas mais populistas. Interrompendo o crescimento da empresa, o mercado tende a ser mais conservador.

O risco existe em empresas estatais que servem de manobra política ou podem servir aos interesses de quem governa. Uma canetada basta para arruinar os próximos anos, se não o futuro todo dessas empresas.

Entre os papéis favoritos da Nord Research está PetroRio (PRIO3), uma empresa que também se beneficia da alta do petróleo, mas que, diferente de outras do setor, trabalha com uma junção muito forte entre “petróleo vs. custos”. Ou seja, ela se concentra em reduzir os custos da operação, o que alavanca bastante o crescimento da companhia.

A Danielle também lembra que a PRIO possui caixa líquido de 1 bilhão de dólares e está mirando novas aquisições. O mercado está bem atento aos próximos passos porque podem elevar o volume de produção da companhia.

Produção industrial de agosto recua -0,7 por cento, ante -1,2 por cento em julho

A produção industrial brasileira dá sinais de fraqueza ao longo de 2021 e recuou -0,7 por cento em agosto. Essa foi a terceira retração mensal consecutiva e a sexta queda entre as oito leituras deste ano, de acordo com os dados divulgados, na terça-feira (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o analista de renda fixa Christopher Galvão, o desarranjo da cadeia produtiva global, que vem causando falta de alguns insumos para produção – em específico, para a produção de automóveis –, também tem afetado a recuperação da indústria brasileira.

Outro ponto destacado pelo nosso analista, que tem afetado o desempenho da indústria, é a dinâmica do mercado interno. Ou seja, a forte queda dos bens de consumo duráveis (-25,5 por cento no ano) que tem sido causada não só pelo recuo de automóveis, mas, também, de outras atividades, como eletrodomésticos.

Com o resultado de agosto, o cenário que se estabelece é de dificuldade para o crescimento da nossa indústria para o segundo semestre, o que pode acabar influenciando o desempenho da nossa atividade também no ano de 2022, para o qual o mercado estima um crescimento em torno de +1,5 por cento, de acordo com o boletim Focus.

CCR vence leilão do Aeroporto da Pampulha

Quem dá mais? 34 milhões de reais? O Aeroporto da Pampulha (MG) acaba de ser arrematado pela CCR (CCRO3). A empresa venceu uma disputa acirrada contra o Consórcio ASA. O valor mínimo do leilão era de 9,8 milhões de reais e a proposta da CCR equivale a um ágio de 245,29 por cento.

Apesar do ágio elevado, é possível que a operação tenha sinergia com o Aeroporto de Confins, onde a CCR possui concessão. Se esse for o caso, pode ser que a movimentação gere valor no longo prazo, avalia o analista de ações Guilherme Tiglia.

Segundo o Valor Econômico, a concessão terá duração de 30 anos, com investimentos estimados pelo governo do Estado em 151 milhões de reais. Do total, 65 milhões de reais devem ser investidos nos primeiros três anos na modernização do local.

Business e atual cenário

A CCR é uma holding de concessões de infraestrutura e mobilidade urbana. Devido à pandemia, à consequente crise econômica e às medidas de restrição à mobilidade social, os resultados da companhia sofreram impactos significativos.

Mesmo com melhorias da situação sanitária e avanço da vacinação no Brasil, a empresa não tem apresentado avanços operacionais significativos.

Além disso, comparada a outros segmentos de atuação, a CCR está abaixo do patamar anterior à pandemia. Contudo, no comparativo anual, apresenta certa evolução, mas a base comparativa é fraca.

Não considera ViaSul e ViaCosteira. Fonte: CCR
Em termos de passageiros transportados. Fonte: CCR
Em termos de passageiros transportados. Fonte: CCR

O que acontece no exterior?

Relevante agora

Ações de tecnologia recuperam parte das perdas nos EUA

Após uma forte queda na sessão de segunda-feira (04), por conta da desvalorização das ações ligadas ao segmento de tecnologia nos EUA, na terça-feira (05) os principais índices acionários mostraram uma boa recuperação, com o índice Nasdaq encerrando em alta de +1,4 por cento.

O destaque da queda de segunda ficou por conta das ações do Facebook (NASDAQ: FB), que recuaram mais de -5 por cento, impactadas principalmente pela queda nos sistemas da empresa durante o dia, que levou à instabilidade do WhatsApp, Instagram e também do site do Facebook.

Além disso, outros nomes do segmento de tecnologia foram afetados pela expectativa de alta nos juros americanos, que poderá ser antecipada para 2022, dada a inflação no país, que permanece em alta.

No pregão de ontem, os principais índices acionários mostraram recuperação, tendo em vista a valorização de papéis como Netflix (NASDAQ: NFLX) com alta de +5,21 por cento (a 634,81 dólares); Nvidia (NASDAQ: NVDA) com +3,64 por cento (a 204,51 dólares) e Pinduoduo (NASDAQ: PDD) com + 2,75 por cento (a 87,42 dólares), em um momento de recuperação técnica ante a forte desvalorização de ontem.

O analista internacional Cesar Crivelli avalia que, ao longo das últimas semanas, por conta do medo quanto ao aumento dos juros nos EUA, tem-se observado o mercado dando preferência para ações de valor, que se beneficiam de um cenário mais ligado à economia real e que possuem capacidade de repassar o aumento dos preços aos consumidores.

Tópicos Relacionados

Compartilhar