Resumo da semana: China; inflação; Pnad; Caged; e PetroRio (PRIO3)

Nord Research 02/10/2021 11:59 6 min
Resumo da semana: China; inflação; Pnad; Caged; e PetroRio (PRIO3)

Bom dia, o mês de setembro foi de perdas para a Bolsa de Valores. O Ibovespa recuou -6,57 por cento no mês e teve o pior desempenho desde março de 2020.

Não vamos sentir saudades de setembro, mas bem que poderia ter levado junto a crise hídrica, dúvidas sobre o crescimento da economia em 2022 e o ciclo de alta de juros...

E como não poderia ser diferente, a última semana do mês não foi nada fácil. Vamos lembrar o que aconteceu?

Resumo da semana de 27 a 1/10

Dívida da Evergrande. Na segunda-feira (27), o Banco Central do Povo da China fez novos estímulos com uma injeção de 15,5 bilhões de dólares para tranquilizar o sistema bancário local em meio às incertezas com a crise da dívida da Evergrande.

A cautela, porém, permaneceu, com a discussão sobre o orçamento e o teto da dívida nos EUA. Com isso, as bolsas de NY encerraram sem uma direção definida.

No Brasil, o Ibov fechou em leve alta de +0,27 por cento, após coletiva de imprensa da Petrobras para assegurar que a política de preços dos combustíveis não será modificada.

Risco de desaceleração. Na terça-feira (28), o Ibovespa chegou ao segundo pior nível do ano, encerrando o pregão com uma desvalorização de -3 por cento. O motivo? Aversão a risco. O mercado teme uma desaceleração global pressionada pela alta dos juros nos Estados Unidos, crise de energia e temores com o setor imobiliário chinês.

No Brasil, a volatilidade foi ampliada pela ata do Copom, que demonstrou que o BC está inseguro quanto à recuperação do emprego no país.

Alívio no exterior. Na quarta-feira (29), o Índice Bovespa recuperou parte das perdas do dia anterior, acompanhando a recuperação das bolsas no exterior e a valorização do minério de ferro na China.

Ainda no mercado doméstico, saíram os dados do Caged que surpreendeu apontando um aumento das contratações formais no Brasil. Veio uma geração líquida de novas vagas de emprego de 372.265 vagas em agosto, número superior às estimativas de 300 mil vagas.

Setembro trágico. Na quinta-feira (30), os principais índices globais voltaram a cair. O Ibovespa fechou o último dia do mês em queda de -0,11 por cento, aos 110.979,10 pontos. Nem mesmo o acordo partidário para evitar o chamado shutdown nos EUA — a paralisação parcial das atividades do governo federal  — fez preço no mercado.


A Marilia Fontes, nossa analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, esclareceu que o acordo partidário para evitar o shutdown não moveu o mercado porque o mais relevante ainda não ocorreu, que é o acordo do teto para o endividamento (debt ceiling).

Alta do petróleo. Na sexta-feira, o Ibovespa voltou a testar o patamar dos 112 mil pontos. Os preços do petróleo, no mercado internacional, voltaram a subir e as ações da PetroRio registraram o segundo dia de alta, chegando a subir +9 por cento (por volta das 16 horas), muito por conta dos rumores sobre os consórcios PetroRio/Cobra.

Segundo informações da Bloomberg, a petroleira teria apresentado a maior oferta pelo pacote Albacora, que está sendo vendido pela Petrobras (PETR4).

Bruce Sincerão Responde


O Bruce está adorando conversar com você no Telegram da Nord. Na quinta-feira (29), abrimos as perguntas para o Bruce Sincerão Responde (foram muuitas perguntas) e, no dia seguinte, o nosso analista respondeu a algumas.

A seguir, separamos três dúvidas que o pessoal enviou por lá.

  1. Melhores investimentos daqui até final do ano?

    Bruce: Essa pergunta é boa. As pessoas não conseguem desapegar e pensar a longo prazo. Buscam sempre pensar no que precisa ser feito no curto prazo para ter ganhos até o final do ano ou até o final do mês.

Não faz muito sentido pensar na Bolsa de Valores como investimento até o final do ano porque em três meses (curto prazo) o mercado é maluco. Então, se você investe no curto prazo, vai acabar perdendo dinheiro.

O que fazemos na Nord é para longo prazo. Nesse sentido, a pergunta seria: qual o melhor portfólio para ter agora e manter para os próximos cinco anos?

No longo prazo, as cotações acompanham os resultados das empresas. Essa é a única certeza. Então, compre empresas com bons resultados, a bons preços (analise o EV/EBITDA e P/L).

  1. HBOR3: será que existe uma luz no fim do túnel para que ela volte a patamares mais altos?

    Bruce: Eu não acompanho Helbor Empreendimentos (HBOR3), mas vou usar a pergunta para falar sobre um assunto mais amplo.

    As pessoas compram as ações das empresas e, caso a companhia apresente um desempenho negativo, ficam presas. Não conseguem vender. Não conseguem assumir o prejuízo e partir para outra empresa que pode vir a ser melhor.

Na minha visão, ficar abraçado a uma empresa em que você deixou de confiar nos resultados não faz sentido algum.

Não conheço Helbor, especificamente, mas sei de outras empresas com resultados muito bons e perspectiva de crescimento, sendo negociadas por um valor bastante barato na Bolsa.

Uma delas é PetroRio (PRIO3), a outra é Unidas (LCAM3). Tem várias que são recomendadas nos relatórios da Nord.

Minha recomendação para quem está com prejuízo em uma ação é: venda, assuma o prejuízo e parta para outra empresa melhor.

Aproveite seu próximo ganho na Bolsa para pagar menos imposto porque você

pode compensar o prejuízo fiscal da empresa, que você se desfez no negativo, em sua declaração anual de IR.

  1. Ações do setor varejista (MGLU, VIIA, LREN) estão muito descontadas? Vale apostar na retomada?

    Bruce: Isso o que você está fazendo é tentar prever o que vai acontecer na Bolsa. É gastar seu tempo à toa.

    O grande problema de tentar prever o futuro é que você pode errar. O que aconteceu com as varejistas durante a pandemia? Muita gente comprou interpretando uma “reabertura da economia”, "agora vai" e seu deu mal.

    A ação subia um pouquinho e depois caia. Esse ciclo acontece desde o início da pandemia.

    Então, não tente prever o futuro porque você pode acertar, mas também pode errar. Quando for investir, tente ir atrás das coisas que não dependem de algo específico acontecer para dar certo.

    Por exemplo, você pode comprar uma empresa pensando no que pode acontecer se ela for privatizada? Pode. Mas, e se a empresa não for? Ainda sim, você vai ganhar dinheiro nesse investimento? É assim que o investidor de longo prazo pensa para ganhar dinheiro na Bolsa.
    Para conferir na íntegra as respostas (em áudios do Bruce) é só ir no nosso Telegram e procurar a mensagem do dia 30 de setembro, publicada às 12:52 horas.

Tópicos Relacionados

Compartilhar