PRIO3 dispara; Desemprego cai; bloqueio na B3; fundos de crédito

Ibovespa termina o mês de setembro com perdas de 6,57 por cento

Nord Research 01/10/2021 12:17 5 min
PRIO3 dispara; Desemprego cai; bloqueio na B3; fundos de crédito

Nord Insider

O Ibovespa fechou o último dia do mês em queda de -0,11 por cento, aos 110.979,10 pontos. Nem mesmo o acordo partidário para evitar o “shutdown” nos EUA foi capaz de mover o mercado.

Nossa analista de renda fixa e sócia-fundadora Marilia Fontes esclarece que o projeto aprovado pelo Congresso americano para evitar o chamado shutdown — a paralisação parcial das atividades do governo federal  —, não fez preço no mercado porque o mais relevante ainda não ocorreu, que é o acordo do teto para o endividamento (debt ceiling).

Com a queda de ontem, o Ibovespa encerrou com perdas de -6,57 por cento no mês de setembro e de -12,48 por cento no trimestre.

Na agenda econômica, destaque para o Núcleo do Índice de Preços PCE, usado pelo Federal Reserve nas metas de inflação, e o Índice ISM relativos a setembro nos EUA. No Brasil, sai a balança comercial de setembro.

Pnad Contínua: taxa de desemprego recua -13,7 por cento em julho

A taxa de desemprego da Pnad Contínua caiu de -14,1 por cento para -13,7 por cento, de acordo com os dados divulgados na quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio melhor do que as expectativas do mercado, de -13,9 por cento.

A coleta referente à situação do mercado de trabalho no trimestre encerrado em julho mostra que, com o avanço da vacinação e a consequente reabertura da economia, as pessoas têm voltado a procurar emprego, o que vem aumentando a taxa de participação nos últimos 2 meses.

Em termos de qualidade, o documento aponta uma piora. Esse dado é importante porque está relacionado ao processo de recuperação da nossa economia.

O nosso analista de renda fixa Christopher Galvão comenta que a Pnad Contínua aponta que o desemprego caiu, mas à custa de empregos de menor qualidade. O que isso quer dizer?

Parte da recuperação vem do número de trabalhadores subocupados por insuficiência de horas trabalhadas - aqueles que trabalham menos horas do que gostariam - e de empregos de menor remuneração.

A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas chegou a um número recorde de 7,7 milhões de pessoas, com alta de +7,2 por cento ante o trimestre anterior.

PetroRio dispara e tem maior alta do Ibovespa  

As ações da PetroRio (PRIO3) foram o grande destaque da última sessão do mês, encerrando o pregão com alta de +9,5 por cento, a 25,02 reais. Os papéis subiram após rumores sobre os consórcios PetroRio/Cobra.

Segundo informações da Bloomberg, a petroleira teria apresentado a maior oferta pelo pacote Albacora, que está sendo vendido pela Petrobras (PETR4).

O nosso analista e sócio-fundador Bruce Barbosa avalia que a aquisição tem potencial para aumentar a produção de PRIO em +120 por cento, ou seja, vai dobrar a produção atual da empresa.

Mas, na visão do Bruce, Albacora é muito grande para que a PRIO compre 100 por cento do campo, então o ganho de produção deverá ser dividido pelo consórcio que fez a oferta.

O nosso analista ainda lembra que PRIO possui caixa líquido e está pronta para fazer a aquisição, como já vínhamos comentando há meses no ANTI-Trader.

B3 decide bloquear negociações das ofertas 476

A B3 (B3SA3) informou que as negociações envolvendo papéis de empresas que fizeram IPO (oferta pública inicial de ações) sob a regra 476 estão bloqueadas para investidores não qualificados.

Nossa analista de ações Danielle Lopes explica que, devido a um erro técnico, as ofertas 476 (restritas para institucionais) foram compradas por investidores pessoa física, ou seja, investidores não qualificados.

Segundo o regulamento, é  possível desenquadrar esse bloqueio e fazer com que as ações compradas voltem a ser negociadas no varejo.

Para isso, o investidor precisa aguardar 18 meses após o IPO ou ter ocorrido um follow-on, emissão secundária de ações.

A seguir, confira a lista de papéis que participaram do IPO 476:

AVLL3/AVLL11

HBRE3

ALLD3

IFCM3

DOTZ3

AURA33

BRBI11

TTEN3

LVTC3

VAMO3

AGXY3

VVEO3

As informações acima são preliminares e nossa equipe está verificando, junto aos canais oficiais, mais informações a respeito do bloqueio das negociações 476. Ainda há muita notícia desencontrada, principalmente nas redes sociais.

A Nord Research se compromete a compartilhar os esclarecimentos assim que obtidos. Fique atento ao Telegram da Nord e aos canais de comunicação com os assinantes.

Relevante agora

Alta da Selic acende sinal de alerta em fundos de crédito privado

Os fundos de crédito privado passaram a render um pouco mais acompanhando o ciclo de alta da Selic, a 6,25 por cento ao ano. A expectativa do mercado é de que a taxa Selic continue subindo nos próximos meses e atinja 8,25 por cento ao ano no fechamento de 2021.

O nosso analista de fundos Luiz Felippo comenta que o erro comum dos investidores é focar na rentabilidade dos últimos 12 meses, quando, na verdade, deveriam avaliar as possibilidades de ganhos futuros.

Embora os fundos de crédito privado tenham sido um investimento de destaque no pós-pandemia, isso não significa garantia de rentabilidade futura.

Nos últimos 12 meses, o crédito privado performou o dobro do CDI. Fonte:Economatica

Em resumo, o nosso analista diz que o bom desempenho desses fundos se deu por conta da compressão dos spreads de crédito, que é uma maneira de tentar compensar o risco diante do cenário de incertezas.

Diante da perspectiva atual, com a alta da vacinação e a volta da mobilidade urbana, o Luiz considera um tanto quanto complicado repetir esse feito porque os níveis dos spreads de crédito, atualmente, estão próximos dos níveis que prevaleciam no período pré-pandêmico. Veja na imagem a seguir:

Fonte: Economatica

Por fim, o Luiz recomenda cautela para fundos locais e que você, Nordeiro, tenha em mente que esse cenário de rentabilidade, provavelmente, não se repetirá daqui para a frente.

Um segmento interessante que ele tem estudado, dentro desse mercado, são fundos de créditos mais estruturados, como os FIDCs, que oferecem uma remuneração melhor em relação ao risco.

Os assinantes do Nord Fundos serão os primeiros a saber de todas as novidades. Acesse para não ficar de fora.

Tópicos Relacionados

Compartilhar