Ações de construtoras: é a hora de comprar ou vender?

E mais, o que saber sobre o follow-on da AES Brasil e a agenda da semana

Nord Research 27/09/2021 12:13 4 min
Ações de construtoras: é a hora de comprar ou vender?

Agenda cheia. No Brasil, destaque para os detalhes da decisão do Copom e os dados de emprego do Caged amanhã (28), os números de inflação do IGP-M na quarta-feira (29) e a divulgação da PNAD na quinta-feira (30).

Nos Estados Unidos, os mercados estarão atentos ao depoimento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, amanhã (28). Na sexta-feira (1/10) terá a divulgação do deflator do Gasto do Consumo Pessoal de agosto, usado pelo Fed nas metas de inflação, e o índice de atividade da indústria, divulgado pelo ISM (ISM Industrial).

Nord Insider

AES Brasil define preço por ação a 13,60 reais em follow-on; vale a pena participar?

A AES Brasil (AESB3) anunciou, via fato relevante, que definiu a precificação de 13,60 reais por ação da nova oferta subsequente (follow-on) da companhia. Dessa forma, com a oferta, a AES Brasil levantará o montante de até 1,8 bilhão de reais.

De acordo com o documento, os recursos serão utilizados para acelerar o plano de crescimento da companhia, com foco na diversificação do portfólio por meio de fontes complementares à hídrica.

Em agosto, a AES Brasil divulgou suas projeções de investimento até 2025. Confira na imagem a seguir:

Fonte: RI AES Brasil

Com base nessa divulgação, o nosso analista de ações Guilherme Tiglia entende que, como há uma forte concentração de desembolso de dinheiro em 2022, os valores que serão levantados nesse follow-on deverão ser destinados para a expansão dos Complexos Eólicos Tucano e Cajuína.

E aí, vale a pena?

O nosso analista entende que o preço de referência da oferta (13,60 reais) representa um desconto irrisório em relação à cotação atual de AESB3 e, por isso, não vale a pena participar desse follow-on.

O que mais você precisa saber?

Ações de construtoras seguem descontadas na Bolsa

Você investe em construtoras? Os papéis do setor de construção civil estão mais baratos na visão do nosso analista de ações Fabiano Vaz. Entretanto, apesar de demonstrarem um P/L baixo, ainda não atraem os investidores diante do contexto de crise econômica.

Gosta de uma barganha? Cotadas a 2,95 reais, as ações da companhia de construção civil Gafisa (GFSA3) estão bem descontadas, sendo negociadas a 0,6x EV/EBITDA (que é uma sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização).

Apesar de GFSA não ter tido lançamento de imóveis nos 1T20, 2T20 e 1T21, a empresa já acumula mais de 1 bilhão de reais em lançamentos neste ano —  considerando o residencial no último terreno da praia do Leblon (RJ), que tem valor médio de 100 mil reais o metro quadrado.

Mas, para as construtoras, foi diferente. O ano de 2020, apesar de ter prejudicado a maioria dos setores do mercado, foi de bons negócios para a construção civil, que permaneceu aquecida ao longo do ano atendendo à demanda renovada pela pandemia.

Parecia um sonho... O movimento até aqui indicava que o ano de 2021 seria ainda melhor, mas não foi o que ocorreu. A alta do preço de materiais de construção, devido à forte demanda, freou parte do ritmo de valorização dos papéis no ano. O fenômeno também pode ser observado no mercado de veículos, em que a alta do preço do carro novo fez valorizar o usado.

Grandes construtoras como a Eztec (EZTC3) até conseguiram driblar o desabastecimento de material de construção no mercado antecipando as compras de material elétrico, cimento, aço e PVC, entre outros produtos.

Ainda assim, mesmo com a alta dos juros, a venda de imóveis de alto/médio padrão continua crescendo —  o que, por sua vez, faz o nosso especialista considerar que o mercado está exagerando nos movimentos.

Ele explica que o ritmo de lançamentos segue forte, o que deve refletir em bons resultados nos próximos trimestres devido à dinâmica contábil das construtoras. Contudo, ele acredita que o mercado deverá continuar pesando no preço das ações por causa da alta dos juros.

Na imagem a seguir, confira como os preços dos papéis de construtoras estão bem descontados neste ano.

No Nord Deep Value, o Fabiano comenta sobre outras oportunidades aonde a maioria não vai.  São ações que, de uma hora pra outra, podem mudar completamente de patamar. Acesse nossas recomendações.

Relevante agora

IPOs surpreendem pela desvalorização. Na semana passada, a Nord Research divulgou um importante levantamento feito pela analista de ações Danielle Lopes com 46 IPOs de empresas listadas na B3. De acordo com o estudo, 56 por cento das novatas da Bolsa apresentam retorno negativo em 2021. Confira na imagem a seguir:

Caso você esteja com prejuízo em algum IPO que entrou e não sabe o que fazer para melhorar o desempenho da sua carteira de investimentos, convido você a conversar com a Danielle. Acesse a carteira do Nord Ações por 5 reais ao mês.

Tópicos Relacionados

Compartilhar