EspaçoLaser (ESPA3) merece uma posição na sua carteira de investimentos?

Companhia brasileira atrai investidores por resultados do 2T21 e anúncio de dividendos

Nord Research 26/09/2021 11:58 4 min
EspaçoLaser (ESPA3) merece uma posição na sua carteira de investimentos?

A EspaçoLaser (ESPA3) entrou no radar de analistas em setembro, com recomendação de compra e preço-alvo de 23 reais, por entenderem que há uma possibilidade de recuperação dos resultados junto à economia.

Nossa analista de ações, Danielle Lopes, estudou o negócio da ESPA em fevereiro deste ano, quando a rede de franquias de depilação estreou na B3 e segue acompanhando-o desde então.

Unidade da EspaçoLaser.
Unidade da EspaçoLaser. Fonte: Reprodução

Fora dos setores tradicionais

A recente onda de IPOs na Bolsa de Valores Brasileira mostrou como os investidores estão dispostos a pagar para serem sócios de empresas fora dos setores tradicionais, como bancos e commodities.

A mudança começou em 2020, com a abertura de capital das empresas Petz (PETZ3), a  companhia de pet centers, e do Enjoei (ENJU3), um brechó online. Em 2021, foi a vez do mercado de depilação chegar a B3 com a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da  EspaçoLaser Depilação (ESPA3).

Mais sobre o IPO

A companhia informou que 100 por cento dos recursos primários do IPO seriam usados para adquirir suas franquias mais lucrativas.

Das 188 lojas franqueadas, a ESPA possuía opções de compra de 60 com o prazo de 18 meses para exercê-las.

Na imagem a seguir, confira a listagem das lojas mais lucrativas da ESPA.

Lista de franquias que serão adquiridas.
Lista de franquias que serão adquiridas. Fonte: Espaçolaser.

Risco de governança. Como podem observar na tabela acima, as franquias adquiridas são também de pessoas próximas dos CEOs, diretores ou acionistas relevantes (irmã, esposo, prima, acionista etc.).

A Dyel Corp, assim como as duas controladas Dyel Cuiabá e Dyel Porto Velho, que serão adquiridas com os recursos do IPO, pertencem ao Ygor Moura, fundador da Espaçolaser.

O grupo Dyel Corp foi adquirido por Ygor, que ainda possui dívidas em aberto e serão pagas pela compra da franquia pela ESPA.

Sim, na época, nós também consideramos o risco de potenciais problemas de governança e o fato dos controladores estarem dispostos a vender uma parcela tão relevante da empresa.

Evolução nos resultados trimestrais

A EspaçoLaser apresentou lucro líquido de 73,1 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, revertendo o prejuízo de -84,7 milhões de reais registrado no mesmo período de 2020.

No segmento ajustado, o balanço da companhia também apresentou lucro de 56,7 milhões de reais, ante um prejuízo de -14 milhões de reais anotado entre abril e junho do ano passado.

No documento que representa o resultado financeiro da EspaçoLaser no 2T21, a companhia informou que as receitas refletiram as novas aquisições e a consolidação das franquias adquiridas (da marca EspaçoLaser), além da operação online, que representaram 65,4 por cento das vendas totais no trimestre.

Avenida de crescimento

A EspaçoLaser já soma cem franquias adquiridas em 2021 e deve continuar usando sua escala para ampliar sua vantagem competitiva sobre empresas menores do segmento.

Ela deve continuar crescendo com a abertura de novas lojas no Brasil e em outros países da América Latina por oferecer um tratamento estético e serviços de depilação a laser a preços acessíveis e facilidades em pagamentos.

Vale investir na companhia?

A avaliação é que a EspaçoLaser (ESPA3), apesar de ser a maior empresa de depilação a laser do Brasil, não possui barreiras de entrada, o que quer dizer que qualquer competidor consegue entrar no jogo facilmente e roubar uma fatia desse mercado peludo.

Preferimos empresas com barreiras de entradas enormes, como Hermes Pardini (PARD3), que atua no setor de saúde, mais especificamente em análises clínicas. Entre as principais barreiras de entrada do Grupo Pardini, referência em medicina diagnóstica e preventiva no país, está sua tecnologia de ponta e know-how (expertise).

Então não é qualquer empresa que consegue, da noite para o dia, competir com a tecnologia e expertise de Pardini, ao contrário da EspaçoLaser que, com pouco dinheiro e uma máquina barata, é possível competir com ela no mercado de depilação.

No Nord Ações, compramos ações com preços (múltiplos) menores, com crescimento e visibilidade de resultados. Acesse a carteira por apenas 5 reais.

Tópicos Relacionados

Compartilhar