Depois disso, ainda dizem que é fácil ganhar dinheiro com IPO…

Em 2021, apenas +24 por cento dos IPOs têm desempenho positivo

Nord Research 26/12/2021 12:00 4 min
Depois disso, ainda dizem que é fácil ganhar dinheiro com IPO…

Ninguém tem coragem de falar sobre isso, mas nós precisamos falar e nos sentimos até mais leves. (Anote aí)

— “Quem entra em qualquer IPO é louco.”

A maioria das empresas que realizaram oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) em 2021 amargam perdas por não entregarem, por exemplo, resultados consistentes e crescimento.

Para além disso, é preciso analisar ainda:

- Possui visibilidade de resultados (consistência de crescimento no futuro)?

- Possui rentabilidade (ROE e ROIC) alta e consistente?

- Qual o preço (múltiplos) EV/Ebitda e/ou P/L baixos?

- Qual o nível de endividamento? É baixo (dívida líquida/Ebitda)?

Na Nord, se uma empresa gabaritar todos esses requisitos, ela tem grandes chances de entrar para uma de nossas carteiras recomendadas.

É claro que o cenário Macro conturbado com inflação global alta, juros voltando para dois dígitos e a eleição presidencial no Brasil afetaram parte do resultado negativo das novatas da Bolsa — os investidores têm mais receio em apostar naquilo que tem pouco histórico.

Um levantamento feito pela analista de ações, Danielle Lopes, mostrou que a maioria está atravessando um momento difícil. Dos 49 IPOs concluídos neste ano, apenas 12 ações tiveram desempenho positivo.

De acordo com o estudo, +24 por cento com desempenho acima do preço inicial dos papéis e -76 por cento abaixo. No ranking, a Vamos é a ação com melhor desempenho entre as empresas que fizeram IPO neste ano.

Então quer dizer que a ação que mais subiu implica necessariamente melhor investimento?

Não. E para você entender a diferença entre preço e fundamento, vamos a alguns exemplos.

1. Vamos

A Vamos (VAMO3) despontou na liderança do ranking, com uma valorização de +90,8 por cento até o dia 22 de dezembro.

A locadora de caminhões estreou na B3 no dia 29 de janeiro, porém era uma velha conhecida do mercado financeiro, pois pertence ao Grupo Simpar (SIMH3).

Com a IPO, a Vamos movimentou cerca de 1,186 bilhão de reais que foram destinados ao caixa da companhia para a renovação da frota para a locação, entre outras despesas.

2. Intelbras

Em seguida, temos a Intelbras (INTB3) com +73,3 por cento de ganhos desde a oferta pública inicial.

A empresa possui um portfólio diversificado em três grandes segmentos (segurança, comunicação e energia), além de uma sólida reputação. Assista à nossa análise completa.

Entretanto, vemos que a companhia concorre com fortes competidoras. A exemplo, temos a sócia da Intelbras, a Dahua Technology, que pode facilmente desenvolver produtos com a mesma tecnologia e trazer para o Brasil.

O ponto de atenção fica por nossa conta. Não há nada divulgado nesse sentido, e nossa analista diz que é importante que o investidor monitore os resultados de Intelbras.

Um passado de sucesso não é garantia de ganhos futuros.

3. Orizon


Depois dessas companhias, mais abaixo no ranking de desempenho, encontra-se a Orizon (ORVR3) com +14,5 por cento de valorização desde a abertura de capital. O resultado é surpreendente, pois na estreia o mercado ainda não entendia o negócio da companhia.

A nossa analista comenta que, quando fez a leitura do prospecto de IPO, a empresa disse que se tornou expert em cadeia de resíduos sólidos e sua transformação em matéria-prima e energia renovável.

Segundo ela, era mais fácil terem dito que são uma das maiores empresas de gestão de lixo do Brasil. Embora tenha poucos representantes, a companhia não está sozinha nesse segmento e concorre com a Ambipar (AMBP3).

Perdão, erramos na aposta de Mosaico!

A Nord Research errou quando apostou nas ações de Mosaico (MOSI3), mas acertou em cheio na oferta pública inicial de Vamos. Ganhamos dinheiro suficiente para compensar as perdas com MOSI.

O mercado de renda variável é assim: varia. Faz parte do jogo e seguimos aprendendo.

No ano, Mosaico não foi a única “noiva perfeita”. Para não sermos injustos, listamos mais duas empresas que realizaram IPO em 2021 e tiveram desempenho negativo.

Mobly e Westwing

Na ponta oposta, estão Mobly (MBLY3) e Westwing (WEST3), duas empresas que ainda não conseguiram colocar em prática todo o planejamento definido no IPO.

Ambas registraram um boom em suas vendas na pandemia – muito impulsionado pelo comportamento de troca de móveis e itens de decoração –, entretanto, após crescer durante o isolamento, o volume de vendas voltou a cair com a retomada da economia.

Os papéis da Mobly caíram -77,4 por cento desde a oferta pública inicial e os da Westwing perderam -74,6 por cento até o dia 22 de dezembro.

Nem tudo o que reluz é ouro

Ao longo do ano, a Nord entrou em poucos IPOs. A Danielle cita, entre os nossos maiores acertos, a locadora Vamos.

Acreditamos que, com a melhora no cenário econômico, as empresas vão voltar a fazer suas ofertas iniciais de ações em 2022. Segundo a B3, ao todo, dez empresas aguardam na fila para a abertura de capital.

Esse tema estará em pauta no próximo ano e nossa analista continuará acompanhando as estreantes na Bolsa.

Abaixo, a imagem do ranking completo dos IPOs de 2021 até o dia 14 de dezembro.

Tópicos Relacionados

Compartilhar