No radar, Focus; FED; Copom e IPCA-15

No Brasil, a semana inicia com a divulgação do Boletim Focus

Nord Research 20/09/2021 12:02 3 min
No radar, Focus; FED; Copom e IPCA-15

Nord Insider

A agenda desta semana tem como destaque o discurso de abertura do presidente Jair Bolsonaro, que acontecerá amanhã (21), a partir das 9 horas, na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Na última quinta (16), o presidente afirmou que fará um discurso “objetivo” e “tranquilo”.

Outra agenda que movimenta a semana à frente são as projeções econômicas do G-20 que serão divulgadas amanhã (21) pela OCDE.

Na quarta-feira (22), os investidores estarão de olho nas decisões de política monetária do Federal Reserve e do Copom, e do Banco da Inglaterra na quinta-feira (23). Saem também na quinta indicadores dos gerentes de compras (PMIs) dos EUA e da Zona do Euro.

No Brasil, destaque para o IPCA-15 e para a reunião da Aneel sobre bandeira tarifária na quinta-feira (23).

Você já ouviu falar em dividendo intercalar ou intermediário?

Curiosidade. Todo mundo gosta de receber dividendos, não é mesmo? Pensa em um investidor tentando devolver a remuneração que ele recebeu? Não consigo imaginar...

Mas você costuma reparar na modalidade do pagamento, tais como dividendos, bonificações, Juros Sobre Capital Próprio (JCP)?

Esses são somente alguns dos tipos de proventos, existem outros que podem ser utilizados e existem, inclusive, algumas subdivisões deles.

Nesse sentido, já ouviu falar sobre distribuição de dividendos intercalar ou intermediária?

O analista de ações Guilherme Tiglia, responsável pelo Nord Dividendos, explica que dividendos intermediários são referentes à conta de lucros acumulados ou de reservas de lucros apurados no último balanço anual ou semestral. Já os dividendos intercalares levam em consideração a conta de lucros acumulados ou de reservas de lucros levantados no exercício vigente.

Qual a diferença? A principal diferença entre os dois termos é que, como os dividendos intermediários são pagos tendo como referência o resultado do exercício anterior (semestral ou anual), eles fazem jus a um balanço passado e aprovado pela assembleia da companhia.

Por outro lado, os dividendos intercalares têm como base o balanço levantado no curso do próprio exercício, então não é necessário que haja tal aprovação.

Na prática, o que isso significa? Ainda segundo o Guilherme é técnica, mas fácil de ser entendida. Os dividendos intercalares provavelmente serão bastante utilizados neste semestre com as companhias adiantando o pagamento de proventos (pingou algum pagamento recente por aí?), que seriam distribuídos no ano que vem.

Esse adiantamento é uma forma das companhias gerarem valor aos acionistas, com as regras tributárias atuais, tendo em vista que em um futuro próximo é possível que os dividendos sejam tributados.

Gostou de aprender algo novo? Se ficou alguma dúvida, é só responder a este e-mail que esclarecemos, tudo bem?

Tópicos Relacionados

Compartilhar