VALE3 anuncia dividendos; IGP-10 recua; FIIs de lajes e varejo

Ibovespa cai com ações da Vale pressionadas pelo minério

Nord Research 17/09/2021 13:10 7 min
VALE3 anuncia dividendos; IGP-10 recua; FIIs de lajes e varejo

O Índice Bovespa caiu pelo terceiro pregão seguido na quinta-feira (16), voltando para os 113 mil pontos. A queda foi pressionada por commodities, especialmente minério de ferro e críticas à política de preços da Petrobras.

As ações da Vale (VALE3) desvalorizaram pelo quarto dia de pregão e perderam o nível dos 90 reais. A seguir, o Fabiano comenta sobre a derrocada do minério e o impacto no preço dos papéis da mineradora. Continue a leitura.

Nord Insider

IGP-10 de setembro recua 0,37 por cento com recuo do minério de ferro

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) recuou -0,37 por cento ante alta de +1,18 por cento em agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) ontem (16). A queda veio muito em razão do recuo do minério de ferro (-22 por cento), devido às restrições à produção de aço na China.

Quanto aos três indicadores que compõem o IGP-10 de setembro, os preços no atacado medidos pelo IPA-10 tiveram recuo de -0,76 por cento; os preços ao consumidor (IPC-10) apresentaram aumento de +0,93 por cento; e o INCC-10, que mede os preços da construção civil, teve alta de +0,43 por cento em setembro.

O Christopher aponta uma aceleração nos índices de preços ao consumidor (IPC-10), com quase todos os grupos acelerando. Portanto, apesar do recuo desse IGP-10, que foi muito concentrado na queda no minério de ferro, não significa que a inflação está tranquila.

O período de coleta de preços para o indicador de setembro foi do dia 11 de agosto ao dia 10 deste mês.

Vale registra baixa de 4,15 por cento com minério


Novo dia de queda. As ações da Vale (VALE3) caíram -4,15 por cento em mais uma sessão na bolsa de valores, encerrando a 87,93 reais.

O principal fator que agrava as perdas da mineradora é a queda do minério de ferro, com a cotação dos contratos futuros da commodity se aproximando dos 100 dólares.

O forte rali. Para você entender o que está acontecendo com o minério, o Fabiano retoma a reabertura da economia em 2020.

Ele lembra que a China foi uma das primeiras a "reabrir" sua economia e acelerar a retomada. Como consequência, tivemos um rali no preço do minério, saltando de 93 dólares para mais de 200 dólares.

Nessa época, a VALE3, já recuperada dos impactos da tragédia de Brumadinho, conseguiu surfar muito bem esse superciclo das commodities e as ações acompanharam as cotações do minério até meados do mês de julho de 2021.

Fonte: Bloomberg

China pisou no freio…

A partir de julho, a China precisou fazer cortes na produção de aço, atendendo às metas de emissão de carbono e poluentes, o que acabou pressionando bastante o preço do minério de ferro.

O tombo. Da mesma maneira que as ações da Vale acompanharam a alta no superciclo do minério, com a queda da commodity, os papéis da mineradora recuaram junto.

Do ponto de vista de resultado…

O Fabiano explica que a Vale deve continuar mostrando crescimento em seus resultados nos próximos trimestres.

Mesmo abaixo desse patamar da sua commodity, Vale consegue ter rentabilidade na sua operação devido ao prêmio do seu minério e do seu custo caixa mais baixo.

Comparada à concorrência, a Vale é uma das que mais cresce no seu Ebitda. Excluindo desta análise BHP, a mais afetada do setor pela crise, todas negociam no mesmo patamar: 3 vezes Ebitda.

Gráfico apresenta Ebitda 12 meses acumulados e EV/Ebitda de Vale, Rio Tinto, BHP e Anglo.
Ebitda 12 meses acumulados e EV/Ebitda de Vale, Rio Tinto, BHP e Anglo. Fonte: Bloomberg

Para concluir, pelo seu custo caixa e prêmio do minério, entre os principais players, a Vale é a que tem maiores vantagens.

Apesar de Vale (VALE3) continuar rentável, é preciso acompanhar essa dinâmica do minério para ver se isso não vai impactar os resultados e ações no longo prazo.

O que mais sobre Vale?

Remuneração gorda. A mineradora anunciou, ontem (16) à noite, o pagamento de 40,2 bilhões de reais em dividendos. Segundo a empresa, o valor por ação será de 8,108316476 reais, a ser pago até o dia 30 de novembro.

Ainda segundo a empresa, o valor se refere à antecipação da destinação do resultado do exercício de 2021 e sofrerá um ajuste devido ao programa de recompra de ações.

Data de corte. A partir de 22 de setembro, as ações serão negociadas “ex-dividendos”.

FIIs: o que é preciso saber sobre fundos de Lajes Corporativas?

Janela de oportunidade. As lajes corporativas sofreram bastante desde o início da pandemia. O Marx comenta que, apesar da boa localização dos ativos, muitas empresas tiveram que cancelar ou renegociar seus contratos de aluguel.

No entanto, com a volta da mobilidade urbana pelo avanço da vacinação, o cenário vem se mostrando mais favorável e com oportunidades no mercado de lajes corporativas em 2021.

Cada vez mais as empresas estão retornando aos escritórios, seja no modelo de trabalho 100 por cento presencial, seja no modelo híbrido, o que é bastante positivo. Sem falar na recuperação da economia, que acaba beneficiando o setor.

O Marx pede para você reparar, no gráfico abaixo, na forte correlação entre o mercado imobiliário e o PIB, com a tendência da taxa de ocupação dos edifícios comerciais de São Paulo seguindo a variação do PIB acumulado em 12 meses.

Gráfico apresenta PIB do Brasil (verde) e taxa de ocupação (azul).
PIB do Brasil (verde) e taxa de ocupação (azul). Fonte: Buildings e IBGE.

Conta mais pra gente, Marx? Olha, também joga a favor do mercado de lajes corporativas paulista: (i) a previsão de poucas entregas de novos escritórios nos próximos trimestres; (ii) a perspectiva de um volume de devoluções mais espaçado daqui em diante; e (iii) a melhora das locações na ponta.

Resumindo… Mesmo diante de um cenário de incertezas políticas e econômicas, Marx está otimista e acredita que o pior momento do setor de lajes corporativas ficou para trás. Ele disse também que, a partir de agora, devemos ver uma tendência de menor pressão sobre a vacância dos escritórios paulistas ao longo dos próximos trimestres.


Por último… É importante destacar que os fundos desse setor seguem bastante descontados, com um múltiplo P/VPA médio de 0,78 por cento.

Relevante agora

Varejistas mantêm tendência de queda

Nesta semana, os papéis de varejistas estão em tendência de queda, com certo temor dos investidores em relação ao crescimento econômico no Brasil e no exterior.

O movimento também é influenciado pelas altas na curva de juros e pelo aumento do desemprego no país. Na sessão de ontem (16), Americanas SA (AMER3) desvalorizou -4,60 por cento, a 37,76 reais; Magazine Luiza (MGLU3), -1,50 por cento (16,37 reais), e Via (VIIA3), -1,03 por cento (8,69 reais).

O Zonaro acompanha os papéis de VIIA3, AMER3 e MGLU3. Ele destaca que, no 3T21, Via apresentou novos ganhos de market share, ou seja, está crescendo como marketplace ante a concorrência e tem um plano agressivo de abertura de lojas.

Asiáticas avançam no país

Mudança no cenário. Com Jackie Chan em comercial da Shopee, a companhia que chegou há dois anos no Brasil indicou que pretende avançar no e-commerce local. Ao que tudo indica, o chinês AliExpress (BABA34), que desembarcou há mais tempo em terras brasileiras, também vai ampliar suas atuações no país.

Os e-commerces asiáticos terão que batalhar contra alguns desafios à sua nova invasão do mercado brasileiro. O Zonaro explica que tanto a Shopee quanto o AliExpress terão que entender e adaptar seus serviços para o mercado ocidental.

As principais particularidades locais, segundo o Zonaro, concentram-se nos meios de pagamentos, na entrega, na qualidade do produto e na confiança na marca.

Uma entrega ultraveloz pode ser determinante na tomada de decisão de compras online. Nesse aspecto, por exemplo, a Lojas Americanas e a Via saem na frente por oferecerem aos seus clientes retirada em loja ou entregas mais rápidas. Já o AliExpress coloca até cinco dias para essa entrega para as principais regiões metropolitanas do Brasil.

Zonaro destaca que, para minimizar essa desvantagem, as asiáticas têm apostado na agilidade de vendedores locais, mas existem outras barreiras importantes, como a confiança do consumidor.

Jackie Chan contra o Procon de SP

Será que rola multa? Vence hoje (17) o prazo da Shopee para responder aos questionamentos do Procon de São Paulo sobre a autenticidade e a origem dos produtos oferecidos aos consumidores.

Zonaro disse que é difícil imaginar um grande líder brasileiro no e-commerce. Enquanto os e-commerces chineses se destacam pelo preço competitivo e variedade de produtos; as brasileiras têm vantagem na experiência de compra, pagamento e entrega.

Conheça os nossos resultados

Quem acompanha de perto o trabalho do Ragazi sabe que ele não é de ficar comentando sobre a performance mensal da carteira NORD 10X, mas eu negociei para mostrar a você.

Talvez você seja um investidor que procura ganhar dinheiro com o crescimento de empresas listadas na bolsa, mas não sabe bem como escolher onde investir. É o seu caso?

Caso seja, você considera atrativa uma carteira diversificada com retorno 2x maior que o da bolsa? Essa é só uma parte do incrível trabalho do Ragazi e te convido a conhecer mais, basta acessar aqui o NORD 10x.

Gráfico apresenta desempenho da carteira Nord 10X.

Tópicos Relacionados

Compartilhar