Ibovespa cai; IBC-Br surpreende; COGN3; Bancos e IGP-10

Ibovespa fecha em queda de -1 por cento em meio a dados negativos da economia chinesa

Nord Research 16/09/2021 14:57 6 min
Ibovespa cai; IBC-Br surpreende; COGN3; Bancos e IGP-10

O Ibovespa fechou ontem (15) em queda de -1 por cento pressionado pela Vale (VALE3) em meio à queda do minério, seguido por preocupações fiscais e pelo vencimento de opções sobre índice.


Na agenda econômica, o destaque do dia vai para o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de setembro. Nos EUA, saem os pedidos semanais de seguro-desemprego e as vendas no varejo de agosto.

Nord Insider

Prévia do PIB, IBC-Br aponta crescimento de 0,6 por cento em julho

Surpreendendo a todos, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de julho teve alta de +0,60 por cento na comparação com junho, segundo dados do Banco Central.

No entanto… Como tivemos revisões para baixo nos meses anteriores, a alta acima do esperado em julho não significa um “super resultado”, de acordo com o Christopher.

O analista destaca que a principal contribuição ao dado positivo vem sendo impulsionada por serviços, muito por conta da volta da mobilidade pelo avanço da vacinação no país.

Gráfico apresenta indicadores de atividade em julho (mensal).


O que você precisa entender? Apesar de ter registrado alta, o Christopher ainda vê uma atividade econômica fraca no nosso país. Por quê? Os economistas têm projetado um crescimento do PIB em torno de 5 por cento em 2021, mas essa taxa de crescimento vem muito em razão da base de comparação fraca no ano anterior.

Por esse motivo, embora tenhamos um crescimento em torno de 5 por cento em 2021, temos visto diversos economistas revisando para baixo a expectativa de crescimento para 2022. Alguns, inclusive, projetando um crescimento abaixo de 1 por cento, devido a fatores como desemprego alto, inflação, risco fiscal e conflitos políticos.

Como funciona o IBC-Br?

Mais importante do que você imagina! O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) nada mais é do que um indicador agregado de atividade.

O Christopher explica que o índice incorpora os principais indicadores de atividade do mês, como vendas no varejo, produção industrial, desempenho do setor de serviços, entre outros.

Mais rápido. Os dados do IBC-Br antecedem a divulgação do PIB trimestral. Por isso, o índice é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Ações em queda...

Cogna tem maior queda do dia

As ações da Cogna (COGN3) sofreram as maiores perdas durante a sessão de ontem (15), com uma desvalorização de -4,41 por cento, sendo cotadas a 3,03 reais.

Covid-19. Não é novidade que as empresas do setor de educação foram fortemente afetadas pela crise do coronavírus. Entre as empresas que mais sofreram, estão Cogna e Yduqs (YDUQ3).

O Fabiano analisa que o setor de educação, no geral, ainda sofre com os impactos das restrições, com a desaceleração da economia e com os cortes no financiamento de estudantes. Entretanto, há sinais de recuperação nos próximos meses.

Maior grupo educacional do país. Ele comenta que COGN3 aproveitou a crise para se reestruturar e ser mais digital. No 2T21, por exemplo, vimos destaques positivos da Kroton e da sua alavancagem.

Mercado pessimista. Com o cenário de incertezas, o mercado vem pesando bastante nas ações da COGN3 e também de outras educacionais. Na visão do Fabiano, o setor deve ser um dos últimos a se recuperar da pandemia. Então vamos acompanhar o trabalho de transformação da companhia e recuperação do setor.

Você vê mais oportunidades para investir em bancões ou em bancos digitais?

Pelo Telegram da Nord. Fizemos essa pergunta aos Nordeiros e o resultado foi este: 61 por cento dos leitores apostam no lucro dos bancos digitais, em 2021, contra 39 por cento que acredita mais nos bancos tradicionais.

Print dos resultados da enquete feita pela Nord Research.

No último mês, o setor acumulou uma queda bem maior que o Ibovespa (IBOV): 7,4 por cento ante 4,8 por cento do índice. Com a turbulência política e situação fiscal complicada no país, em sua opinião, qual seria a melhor opção de investimento neste e nos próximos meses?

Na visão do Guilherme, os bancos grandes continuarão com bons níveis de ROE (Return on Equity) e lucratividade, mas não nos mesmos níveis que observamos no passado.

Impacto das fintechs. Com o ambiente bancário cada vez mais competitivo devido ao "ataque" das fintechs, o crescimento, em especial na parte de serviços (parcela mais rentável dos bancos), deve seguir bem mais tímido. Já o lado de crédito apresenta melhores perspectivas, mas também é algo que depende bem mais da economia e é menos rentável que a parcela de serviços.

Ser digital não é suficiente. Toda essa disrupção das novas instituições vem tomando o market share dos bancões. Sobre esse ponto, o Guilherme disse que apesar de diversas iniciativas para competir, muitas vezes a mudança demora a acontecer. É uma nova realidade, sem dúvidas, o setor passa por mudanças estruturais.

O que esperar do setor bancário em 2021?

Os grandes bancos já se provaram bem resilientes, tendo em vista que o passado brasileiro foi marcado por crises dos mais diversos tipos (monetária, fiscal, política etc.).

Então, apesar de que um descarrilamento fiscal seria prejudicial para os bancos tradicionais, pois impactaria os juros e atividade econômica, que são fatores que afetam diretamente os resultados dos bancos, é natural pensar que os bancões conseguiriam atravessar a crise.

Já para as fintechs, há uma grande heterogeneidade dessas empresas, com diferentes tipos de escala. Portanto, em linhas gerais, pode, sim, ter um pouco mais de incerteza frente a uma crise instalada.

Bancos tradicionais ou digitais? Vamos falar a verdade, um ambiente político mais conturbado e uma situação fiscal mais negativa é ruim para todo mundo, mas é sempre importante separar ruído de fundamento. Por isso, ressaltamos o quão importante é pensar no resultado das empresas (caso a caso) e no longo prazo.

Relevante agora

É hora de investir em ações chinesas?

Desaceleração. A China tem chamado a atenção do mercado nos últimos meses tanto por questões políticas quanto econômicas.

De um lado, no cenário político, tivemos várias sinalizações de que o governo chinês aumentou a pressão com as empresas privadas para fazerem valer o planejamento de longo prazo para a nação e seus cidadãos.

Governo e política na China. O Cesar disse que, primeiro, tivemos a interferência no setor de educação; depois, nas grandes empresas de tecnologia, seguida por novas diretrizes para as companhias de jogos eletrônicos. A última cartada se deu nesta terça-feira (14), quando o país anunciou que deverá acompanhar mais de perto o setor de jogos e cassinos. As ações das empresas desse setor, listadas na Bolsa dos Estados Unidos, despencaram.

Do outro lado, no cenário econômico, tivemos a divulgação de alguns indicadores nesta semana que apresentaram um arrefecimento da economia do país. O destaque ficou para o índice de vendas no varejo, que cresceu apenas +2,5 por cento na comparação anual, sendo que a expectativa de muitos economistas era algo perto de +7 por cento.

Tendência de baixa. O país tem sofrido com um novo surto de infecções da Covid-19 pela variante Delta e teve que fechar várias províncias ao longo das últimas semanas, o que deve impactar o resultado das empresas e da economia como um todo nos próximos meses.

Na opinião do Cesar, apesar de todos esses desafios, devemos considerar que a China já possui a segunda maior economia do mundo e, em breve, deve ultrapassar os Estados Unidos. Por isso, ele acredita que os investimentos por lá devem fazer parte da carteira de um investidor global. Então, foco no longo prazo e atenção aos riscos, sempre!

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar