Bolsas fecham em alta; Méliuz dispara; Na agenda, serviços e CPI

Ibov sobe na tentativa de reverter as perdas da semana passada

Nord Research 14/09/2021 14:23 4 min
Bolsas fecham em alta; Méliuz dispara; Na agenda, serviços e CPI

Nord Insider

O Índice Bovespa fechou em alta de +1,85 por cento, iniciando a semana a 116.403 pontos.  No Brasil, a agenda do dia traz a pesquisa mensal do setor de serviços de julho divulgada pelo IBGE e, nos EUA, sai o dado mais importante da semana, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de agosto.

Previsões do mercado voltam a crescer para inflação e Selic

Más notícias... A previsão do mercado financeiro para a inflação de 2021 atingiu 8 por cento, segundo o Boletim Focus do Banco Central divulgado ontem (13). No Focus da semana passada, a previsão estava em 7,58 por cento.

O Christopher explica que essa mudança de projeção é um reflexo do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e dos núcleos de inflação, que vieram muito mais altos do que o esperado na última quinta-feira (9).

Crescimento mais fraco. O documento ainda apresenta uma alta nas expectativas para a taxa básica de juros (Selic), que passaram para 8 por cento em 2021 e 2022. Com isso, as perspectivas do mercado financeiro para a atividade econômica deste e do próximo ano também recuaram mais uma vez, de 5,15 por cento para 5,04 por cento (2021); e de 1,93 por cento para 1,72 por cento (2022).

Relevante Agora

Ainda no cenário político, para esta manhã de terça-feira (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, convocou uma reunião para debater a responsabilidade da Petrobras (PETR3; PETR4) nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha.

Print de tweet do Arthur Lira @ArthurLira_

Vale a pena comprar Méliuz (CASH3)?


Futuro brilhante? As ações da Méliuz (CASH3) dispararam +12,81 por cento (6,69 reais) ontem (13) e lideram entre as maiores altas do Ibovespa. As recentes altas ainda não foram suficientes para a empresa de cashback se recuperar das baixas acumuladas em agosto, mês em que o papel caiu 40 por cento.

Vale a pena comprar? Convidei o Fabiano para responder a essa pergunta, mas antes vamos entender mais sobre os desafios da Méliuz?  

Desde o seu IPO em novembro de 2020, o mercado entendeu que CASH3, por mais legal que parecesse ser, basicamente era uma empresa de cashback – chegou primeiro ao mercado, mas precisava aumentar suas barreiras de entrada.

Em maio deste ano, o Fabiano até escreveu uma análise sobre a empresa falando que, apesar dos bons resultados iniciais, a Méliuz precisava oferecer muito mais do que apenas cashback, pois esse era um modelo de negócio simples e altamente replicável. Representando um alto risco para os investidores na nossa visão.


Mudança do business. Acertadamente, a gestão da Méliuz mudou a dinâmica desse negócio e, em maio de 2021, CASH3 adquiriu o banco digital Acesso Bank por 324 milhões de reais.

Mais produtos à sua oferta. Com a aquisição, a empresa passou a ter mais chances de se posicionar além do “dinheiro de volta” e a gerar mais valor ao seu negócio, oferecendo cartão de crédito sem anuidade e outros serviços financeiros. Contudo, para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, como fintech, terá que se diferenciar dos novos concorrentes e esse é o grande desafio da companhia.

Conclusão

A euforia com a inovação e o recente salto para quase 19 milhões de contas abertas podem ter causado empolgação no mercado, mas isso não nos parece justificar o valor dos papéis sendo negociados a múltiplo preço/lucro bem elevado. Na visão do Fabiano, apesar dos pontos positivos na gestão da companhia, Méliuz ainda não se provou interessante. Para ele, o negócio ainda está em construção.

Além disso, o que mais foi destaque nos mercados?

Outro papel que demonstrou recuperação após forte queda foram as ações da Apple (AAPL) na Nasdaq. Os papéis subiram cerca de 0,7 por cento por volta das 14h15 (horário de Brasília) e encerraram com alta de +0,39 por cento, após terem caído 3,3 por cento na sexta-feira.

A decisão favorável do tribunal à desenvolvedora do jogo “Fortnite”, Epic Games, fez com que a Apple perdesse cerca de 84 bilhões de dólares em valor de mercado. Após afrouxar as regras para a App Store, as ações da Netflix (NFLX34) têm subido nas últimas semanas e a recomendação do Cesar é para MANTER a posição em NFLX.

Tópicos Relacionados

Compartilhar